TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA: O CAMINHO PARA UM CIDADÃO PARA A COMPRA DE COMPETÊNCIA EM PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Projeto de pesquisa: LEITURA: O CAMINHO PARA UM CIDADÃO PARA A COMPRA DE COMPETÊNCIA EM PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.463 Palavras (14 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA PROFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL¹

"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."

(Francis Bacon)

FRANCIONEI DA COSTA RODRIGUES²

INTRODUÇÃO

A leitura é uma das práticas sociais mais antigas e talvez a mais importante na atualidade, pois em uma sociedade letrada como a nossa é inadmissível um indivíduo que não saiba ler, visto que esse ato se tornou condição indispensável para que qualquer pessoa galgue posição superior, pois o conhecimento é uma forma de poder e ele só é adquirido através da leitura. Mas o que se observa é que os alunos não estão valorizando essa prática e a consequência é o fracasso na produção e na interpretação textual.

A dificuldade de ler e o consequente desinteresse pela leitura têm sérios reflexos no desempenho do cidadão em qualquer área, principalmente a educacional. Por isso, a leitura é uma atividade fundamental para inserí-lo socialmente e para a formação de sua cidadania, pois é através dela que terá acesso a uma série de conhecimentos que serão importantes para interagir na sociedade de forma mais consciente e mais crítica.

E o papel de formadora de leitores cabe à escola, é ela que promoverá situações que objetivem dar ao aluno competência para utilizar a leitura como um instrumento útil dentro e fora da escola e também de possibilitar condições para que ele exerça o ato de ler de forma plena, sendo capaz de praticá-lo com autonomia e criticidade. Sendo assim, a leitura é a porta aberta na formação do cidadão, pois ela o tornará sujeito construtor de sua história e do mundo em que está inserido.

Por isso, nosso objetivo é tecer uma série de reflexões sobre a importância da leitura para tornar o indivíduo competente na interpretação e produção de textos, destacar como a escola, através da prática docente, pode garantir, contribuir e influenciar a prática da leitura, usando para isso uma das vilãs da atualidade(as redes sociais), mas que pode se tornar uma importante aliada nessa tarefa; e também enfatizar a importância da leitura de textos literários para tornar os leitores seres humanos melhores, mais críticos, mais envolvidos com o mundo que os cerca e, principalmente, leitores e escritores mais competentes.

LEITURA: CAMINHO PARA O CIDADÃO ADQUIRIR COMPETÊNCIA EM PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

A leitura e a produção textual são duas práticas quase indissociáveis na vida das pessoas, é uma via de mão dupla, pois quem não vai, não vem, ou seja, quem não lê, não escreve bem, visto que qualquer texto produzido é produto da leitura de outros textos. São duas aprendizagens essenciais para que o cidadão não seja excluído socialmente.

Mas antes de avançarmos no assunto, faz-se necessário trabalharmos alguns conceitos. Primeiramente o de texto. Segundo Maria da Graça Val(1999)

“O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais. Tal como o texto escrito, todos esses objetos geram um todo de sentido (...)”.

De acordo com esse conceito, qualquer imagem ou objeto é passível de leitura, ou seja, de ser interpretada. Por isso, a pertinência da famosa frase de Paulo Freire de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, pois antes que uma pessoa conheça os códigos da escrita, ela já circula no seu mundo e já realiza diversas “leituras” de diversos “textos”. O mundo é um texto. Sendo assim, o homem com ele interage a partir das leituras que vai desenvolvendo, pois lemos o mundo antes de decodificarmos a palavra mundo, mas esse conhecimento é essencial para entendermos a leitura da palavra escrita.

Outro conceito é o de leitura, que ao longo da história mudou muito de significado, não é apenas decodificar símbolos, mera decodificação do escrito, mas segundo Kleiman “é uma construção de sentidos a partir de toda a subjetividade e historicidade que envolve o homem”; ou seja, ler é apreender o sentido do texto, é um processo interativo que envolve conhecimento linguístico, textual e de mundo. Como afirma Leonardo Boff :

“Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo o ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão do mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.”

A partir desses conceitos sobre texto e leitura, percebe-se que para ler (interpretar) são necessárias várias (re)leituras, pois sem leitura não há interpretação e consequentemente não há produção. Também os conhecimentos mencionados são fruto de leituras, de inferências, do contexto, enfim, de uma série de recursos só adquiridos com muita prática. Por isso, é importante que o aluno entenda que ler se tornou um imperativo em nossa sociedade, não há outra opção, pois quem não lê não consegue interagir com eficiência, não tem uma visão crítica do que o cerca. E que quanto mais lê, mais se familiariza com o texto e mais hábil fica na leitura.

A leitura possibilita ao leitor uma visão mais detalhada e ao mesmo tempo mais aberta do mundo que o cerca, viabiliza analisar determinado assunto sob vários ângulos e também desenvolve a capacidade de comunicação e produção textual. Ela nos dá um melhor entendimento das coisas, das situações, melhora nosso vocabulário e nos permite ler e escrever melhor.

Reiteramos que leitura e escrita são atividades complementares, uma não existe sem a outra, pois para escrever bem a pessoa deve ter armazenado várias leituras que servirão de suporte para sua produção textual. Logo, leitor e escritor andam juntos, pois para ser um bom leitor e escritor, a leitura e a escrita devem ter sido trabalhadas juntas.

Ler é a única forma de interagirmos de maneira eficiente e igualitária com o restante da humanidade. É através da leitura que desvendamos outras culturas, outros mundos, outras vivências. Lemos para compreender a vida, os outros e a nós mesmos.

Mesmo que seja um ato individual de construção de sentidos, é possível o ensino da leitura e cabe à escola proporcionar esse aprendizado, através de estratégias que desenvolvam a competência leitora do aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com