TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA DA LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  26/5/2021  •  Monografia  •  4.617 Palavras (19 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 19

LEITURA DA LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR

OLIVEIRA, Juliana Daniélli Granero Dianin Nunes de[1]

1225815

[2]

RESUMO[a]

O presente trabalho aborda o tema da leitura da literatura no espaço escolar, tendo como objetivo principal analisar a importância da leitura de livros literários na formação de leitores críticos. Nota-se a pouca relevância do estudo da literatura, tanto dos professores como dos alunos. Na maioria das vezes pratica-se a leitura sem interpreta-la. Cabe a escola através de seus professores intermediar o prazer pela leitura literária, bem como proporcionar meios para mudar esse visão. Porém nem sempre ela está comprometida em estimular a compreensão da importância da leitura, principalmente da leitura literária. Na maioria das vezes a leitura é realizada pelos alunos apenas por uma obrigação. A qualidade da educação é um direito dos estudantes e dever do Estado garantir que isso aconteça, porém geralmente isso não ocorre. O que se verifica é a necessidade de mais incentivos da escola direcionados para a leitura da literatura. Estimulando assim discussões entre alunos e professores, garantindo a construção de cidadão críticos, já que ao conhecerem a importância da leitura da literatura eles compreenderão sua relevância para a expansão do entendimento intelectual e o desejo de adquirir novos conhecimentos.

Devido a necessidade de formação de leitores críticos, essa pesquisa se justifica uma vez que a leitura da literatura brasileira no espaço escolar contribui na ascensão do aprendizado, refletindo na vida profissional e social.

Portanto buscou-se reunir informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: De que forma o estímulo da leitura literária no espaço escolar pode contribuir na formação de leitores críticos? O presente trabalho tem como objetivo geral constatar de que forma o estímulo da leitura literária no espaço escolar pode contribuir na formação de leitores críticos na formação do cidadão. Os objetivos específicos são: Pesquisar qual é o papel da ensino, segundo os aspectos legais da educação no Brasil; Apurar de que maneira é realizado o aprendizado da literatura no espaço escolar; Apontar a importância da leitura literária na formação de leitores críticos.

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Escola. Cidadão. Crítico.

1 INTRODUÇÃO

A familiaridade da escola com a literatura ainda hoje fomenta discussões sobre o tema. “A falta de interesse e receptividade por parte dos professores e alunos em relação ao estudo da literatura”, (LIMA e LOPES, 2015, n.p.). A valorização deste conhecimento necessita de incentivos pedagógicos que estimulem a relação do ledor com as obras literárias. Formar alunos leitores, especificamente ledores de literatura no espaço escolar é uma dificuldade que necessita ser superada, neste sentido o intermédio dos professores de língua portuguesa é fundamental.

De acordo com Lima e Lopes (2015, n.p.) “a escola precisa efetivamente incentivar os alunos a lerem e lendo eles verão o mundo de uma outra forma percebendo o mundo em que vivem”. Através da promoção de discussões saudáveis que contribuem para a evolução do educando, influenciando na vivencia em sociedade e transformando-os em leitores críticos e pensantes. (ANJOS, 2015). A falta de interesse ou até mesmo o despreparo dos professores não colaboram para que os alunos adquiram o gosto pela leitura. “Alguns professores não estimulam e não buscam criar situações para o entrosamento dos alunos com a leitura literária”. (LIMA e LOPES, 2015, n.p.)

Silva (2003, p. 515) defende que a escola tem como meta “formar leitores críticos e autônomos capazes de desenvolver uma leitura crítica do mundo”, mas ressalva que no ambiente escolar a leitura muitas vezes é praticada tendo em vista o consumo rápido de textos, ao passo que a troca de experiências, as discussões sobre os textos, a valorização das interpretações dos alunos torna-se atividades relegadas a segundo plano. “As relações entre leitura e literatura nem sempre são analisadas, reavaliadas e praticadas como deveriam no contexto escolar”.

O ensino literário oportuniza o “leitor participar de um jogo de intercâmbio de experiências, cujo resultado final pode (e deve) ser o adensamento da experiência particular”. (ORANGE, s.d, n.p.). Porém caso os alunos sejam obrigados a realiza-las, o aluno entende como um dever escolar e não como um meio prazeroso de obter conhecimentos. (SILVA, 2003, p. 516)

A literatura pode colaborar para mudar o ponto de vista dos alunos a respeito da literatura através do conhecimento de sua importância no desenvolvimento de cidadãos pensantes. O espaço escolar pode contribuir muito nesta aprendizagem através do estímulo da aquisição de novos conhecimentos através do ensino literário. (ANJOS, 2015)

A escola por intermédio dos professores, têm a capacidade de intermediar o gosto de seus alunos pela leitura literária. “Não se nasce com o gosto pela leitura, do mesmo modo que não se nasce com o gosto por coisa nenhuma” (ANTUNES, 2009, p. 201 apud ANJOS, 2015, p. 16). Não adquirimos habilidades se não for por meio de estímulos, para adquirir o “gosto” pela leitura, principalmente a literária precisa ser incentivado, caso contrário não adquire-se o hábito de ler. A escola tem papel fundamental em formar alunos leitores.

Neste sentido Orange (s.d., n.p.) afirma: “para que os alunos encontrem sentido e prazer na leitura de textos literários” o diálogo fundamentado em obras literárias é significativo na produção de leitores apaixonados pela leitura.

Segundo Lima e Lopes (2015, n.p.) ressaltam que “é lamentável [...] observar o declínio do ensino de literatura na falta de leitura por parte de alguns alunos”, um dos motivos é a falta de compreensão do significado de literatura, “ele não vê razão útil para estar lendo este ou aquele livro”. O aluno precisa ter uma razão para ler, caso não haja incentivos para isto não há o interesse em ler.

Diante do exposto aparecem algumas perguntas sobre a literatura e o espaço escolar. Como estimular o aprendizado da literatura no ambiente escolar? Qual a importância da leitura literária na formação de leitores críticos? Em face disto a busca pelo entendimento destas questões fundamentam a escolha do tema a ser aprofundado, contribuindo para o compreensão da importância de formar leitores críticos e prontos para adquirirem novos conhecimentos.

Este trabalho está estruturado em cinco capítulos, sendo que o primeiro faz uma breve contextualização do tema, expondo o problema de pesquisa e apresentando quais são os objetivos que se pretende alcançar com o estudo, justificando a importância da leitura da literatura no espaço escolar para a formação de leitores críticos e expondo quais as metodologias que serão empregadas para chegar aos objetivos. O segundo capítulo trata dos aspectos legais sobre a educação no Brasil, o ensino da literatura no espaço escolar e sua importância do na formação de cidadãos pensantes. No terceiro capítulo é apresentado a metodologia empregada para a efetivação do estudo. O quarto capítulo apresenta os resultados da análise dos resultados e finalizando no quinto capítulo serão feitas as considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com