TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA ESCOLAR

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATO DE LER.......................................................04

2.1. LIVRO: MARIA VAI COM AS OUTRAS.............................................................04

2.2. A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO........................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................07

REFERÊNCIA............................................................................................................08

1. INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado falará sobre como a leitura é importante na alfabetização da criança, como ela pode ser usada dentro da escola para ajudar no desenvolvimento criativo e social dos alunos e principalmente como os pais, professores e a escola podem apresentar a leitura para os pequenos como meio educacional e como podem mostrar um mundo cheio de imaginação para as crianças.

Também será apresentado aqui o livro “Maria vai com as outras” da autora Sylvia Hortof, como exemplo de literatura infantil que pode ser inserida na vida do educando.

2. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATO DE LER

Todos nós ouvimos e falamos que se deve aprender a ler desde a infância, e principalmente a ter prazer e gosto pelos livros, mas será que sabemos a real importância da leitura dentro da sociedade em que vivemos? É isso pretendo expor e abordar a maneira mais eficaz de trabalhar a leitura desde os anos iniciais e mostrar que ler não é apenas uma atividade escolar, mais um ato vital na formação do caráter social do ser humano.

2.1. LIVRO: MARIA VAI COM AS OUTRAS

No livro Maria é uma ovelha que sempre fazia o que as outras ovelhas faziam, se todas iam para baixo ela ia também, se iam para cima, Maria as seguia. Ela nunca fazia o que queria, até que um dia ela tomou uma decisão - trilhar seus próprios caminhos, fazer o que realmente tinha vontade de fazer do jeito que ela sabia.

A história 'Maria Vai Com as Outras' mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar ou questionar se isso é bom para a gente ou não. É uma forma de estimular a criatividade e imaginário dos pequenos para pensar “Quem eu sou”?

Com o intuito de mostrar a importância do incentivo a prática da leitura na infância o livro de Sylvia Orthof rico em repetições, rimas e onomatopeias, é mais um dentre tantos livros que nos inserem nesse mundo mágico da leitura.

2.2. A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A leitura tem uma influência significativa no desenvolvimento da criança desde os primeiros meses de vida. O contato com os livros deve iniciar o mais cedo possível, a criança deve manusear livros e ouvir histórias, assim ela aprende desde cedo a contar histórias para si. Ela desenvolve a imaginação e faz-de-conta. A família, os pais, deve ser os primeiros incentivos à criança, para despertar-lhe o gosto pela leitura. Mas Abramovich lembra que:

[...] Quando se vai ler uma história – seja qual for – para a criança, não se pode fazer isso de qualquer jeito, pegando o primeiro volume que se vê na estante... E aí, no decorrer da leitura, demonstrar que não está familiarizando com uma ou outra determinada palavra [...] fragmentando um parágrafo porque perdeu o fôlego ou fazendo ponto final quando aquela idéia continuava deslizante, na pagina ao lado (2009, p.15).

Por isso, quando se lê uma história para criança deve-se fazer da melhor forma possível, fazer com que ela interprete. É através da leitura de ficção que a criança descobre a beleza das palavras, permitindo-lhe, não só entendê-las, mas usá-la no desenvolvimento da sua imaginação.

“Em que ponto da vida de uma criança deve ser iniciado o processo educacional?” (BANDEIRA 1999, p. 29). Com certeza que o primeiro passo deve ser em casa. A criança que desde cedo sente e ouve a mãe falando palavras doces e dando-lhes carinho, certamente não achará estranho ser envolvidos em um mundo de poesia, se ouvir histórias aconchegadas no colo da mãe, pai ou qualquer pessoa que lhe transmita carinho, o livro sempre fará parte da sua vida.

Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Assim, “Se ler for mais uma lição de casa, a gente bem sabe no que é que dá... Cobrança nunca foi passaporte ou aval para vontade, descoberta ou pro crescimento de ninguém”. (ABRAMOVICH, 2009, p.17)

A utilização da literatura infantil no processo de alfabetizar é uma ferramenta valiosa para professor e para a escola como meio propulsor para promoção da melhor qualidade da aprendizagem e interação social.

Nessas definições pode-se afirmar que ouvir ou ler histórias é muito importante para a formação social e aprendizagem e um excelente caminho para se tornar um leitor participativo. Então, “a literatura infantil sintetiza por meio de recursos de ficção, uma realidade que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente”. (ZILBERMAN, 1985, p. 22)

A criança foi ao longo do século XVIII, desenvolvendo características e necessidades individuais, com isso passou a ter uma educação diferenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com