TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  21/2/2018  •  Artigo  •  4.119 Palavras (17 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR

                                                                        Gilmara Maria da Silva[1]

Resumo

O presente artigo retrata um pouco da importância da leitura no contexto escolar, o habito de ler é muito importante para o desenvolvimento do conhecimento do ser humano, sendo assim adquirindo um discernimento crítico do mundo a sua volta. O como objetivo desse trabalho é conhecer as situações que favoreçam o desenvolvimento do habito da leitura dentro do contexto escolar, pois como sabemos essa aprendizagem é um dos principais desafio do professor da Educação Básica. A metodologia utilizada no trabalho foi a de pesquisa bibliográfica, na qual utilizou-se pensamento de diversos autores como Freire (1997), que acreditamos que a leitura deva ser um ato crítico e reflexivo, não podendo ser identificada simplesmente como a “decodificação” da palavra escrita. Contudo podemos perceber que a escola possui um papel muito importante no incentivo ao hábito da leitura pois a mesma é essencial na prática escolar e no seu.

Palavras-chave: Hábito de ler. Conhecimento. Leitura na escola.

1 INTRODUÇÃO

É preciso adquirir o hábito da leitura, pois o mesmo é algo que não se processa de um momento para outro, mas que deve ser construído por toda a vida, como uma constante em nosso processo de formação pessoal, profissional e social. Quando a pessoa começa adquirir ou construir o hábito da leitura desde criança, ao tornar-se adulto, não sente o ato de ler como algo desagradável, ao contrário, o sente como uma atividade prazerosa, que permite viajar por lugares desconhecidos, conhecer novas pessoas, manter o diálogo silencioso, mas altamente produtivo. A leitura de um texto requer antes de tudo o interesse pelo assunto em pauta, com vistas a internalizar as ideais centrais, destacando elementos que sirvam para estabelecer uma ponte entre os ideais e o novo raciocínio que se desenvolve.

Diante disso, surge a problemática: que situações contribuem com o desenvolvimento do hábito de leitura? O hábito de ler pode ser formado desde cedo e também encarado com satisfação em um caminho prazeroso. Desta forma, conseguir ter um maior discernimento critico é apenas uma consequência, já que se tem uma grande necessidade de se expandir e crescer intelectualmente.

 O objetivo desse trabalho é conhecer situações que favorecem o desenvolvimento do hábito da leitura no contexto escolar. Visto que é comum algumas pessoas dizerem que não tem paciência para ler um livro, mas sabemos que tudo é uma questão de hábito, de transformar a leitura em um momento de prazer e entendemos que a escola é um espaço privilegiado para dar início a esse hábito.

Tendo em vista que a leitura é um dos grandes desafios do professor da Educação Básica, não sendo apenas uma forma de decifrar códigos, mas sim de proporcionar o habito de ler, seja ele por prazer, para estudar ou se informar, a prática da leitura proporciona o aprimoramento do vocabulário e dinamiza o raciocínio para interpretação.

A leitura é um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, o contato com os livros ajuda na formulação e organização de uma linha de pensamentos lógicos.

No dias atuais vemos uma grande necessidade do ato de ler, seja para adquirir informações, nos deslocarmos à algum lugar, e também o mais necessário para a construção de novos conhecimentos, por isso é que se faz necessário a abordagem desse tema, pois sabemos que é dentro da escola que começamos a aprender o básico para desenvolvermos o mesmo, principalmente nos anos iniciais que se tem uma melhor facilidades de aprender as coisas.

2 METODOLOGIA

O presente trabalho possui como metodologia a pesquisa bibliográfica, que segundo Fonseca (2002, p.32), essa pesquisa é realizada a partir do levantamento de referencias teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, paginas de web sites e etc. Qualquer trabalho cientifico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, pois a mesma permite ao pesquisador conhecer o que já se estuou sobre um determinado assunto.

O hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que o homem possa aprender desde cedo. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem historias, passam a visualizar de forma mais clara os sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo história, filosofia, direito, politica, sociologia, antropologia, etc. sem saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1997, p.17)

Assim, percebemos que quanto mais cedo uma criança tiver contato com os livros e notar o prazer que proporciona uma leitura, maior será a probabilidade da mesma se tornar um adulto que tenha satisfação pela leitura. Dessa maneira a criança irá adquirir através da leitura uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Para Lacerda, Ensslin e Ensslin (2012), o conceito de analise bibliográfica possui como base a avalição de determinados parâmetros de um conjunto definido de artigos, que pode ser denominado portfólio bibliográfico. Com os resultados da analise bibliográfica se tem a gestão da informação e do conhecimento cientifico sobre um determinado assunto em estudo.

Com isso, o estudo bibliométrico busca a identificação do que foi produzido de conhecimento pela comunidade cientifica sobre o tema em estudo, além de avaliar ao mesmo tempo, as principais tendências da pesquisa sobre ele. Partindo do princípio que, quando se inicia uma nova pesquisa acadêmica, tudo o que está sendo discutido, publicado e gerado de conhecimento nessa linha de pesquisa deverá ser mapeado para a construção de novos conhecimentos que serão relacionados aos mesmos.

Nessa pesquisa nos deparamos sobre tal concepção em consonância com Freire (1997), acreditamos que a leitura deva ser um ato crítico e reflexivo, não podendo ser identificada simplesmente como a “decodificação” da palavra escrita. Entendemos que a compreensão e a significação de todo texto só acontecerá se houver uma leitura entrelaçada com a percepção do contexto ao qual o sujeito pertence.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com