TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS

Por:   •  17/6/2016  •  Artigo  •  7.460 Palavras (30 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 30

INTRODUÇÃO

         

Este trabalho investigou os textos argumentativos e as dificuldades de leitura e interpretação encontradas pelos alunos. Pensamos que as dificuldades dos alunos durante a leitura aparecem a partir do momento que eles têm acesso a diversos tipos de textos simultaneamente, por isso fizemos a diferenciação entre tipos textuais e gêneros textuais.

 Sabendo da falta de interesse por parte dos alunos pela leitura, buscamos saber o porquê e para isso conhecemos melhor o que vem a ser um texto argumentativo , mostrando a importância desse tipo de texto no convívio social.

É através dos textos argumentativos que defendemos uma idéia, opinião/ponto de vista, uma tese, ou seja, procuramos por todos os meios, fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite, creia nela e pensamos que é de suma importância que todos os alunos tenham acesso a este tipo de texto, pois em nosso dia a dia nos deparamos com ele  em situações diversas.

Escolhemos trabalhar os textos argumentativos e as dificuldades de leitura e interpretação encontradas pelos leitores por ser um tema extremamente ligado a nossa área de atuação, o que contribuiu para o enriquecimento do nosso desempenho profissional. Outro fator a ser considerado é que os alunos parecem estar cada vez mais distantes da leitura por conta dos métodos utilizados em sala de aula que, por diversas vezes, são mecânicos, não estimulando uma leitura prazerosa e eficiente. Dentro desse contexto, esse trabalho se justifica, contribuindo como fonte de informações para professores e interessados que atuem nessa área.

Este estudo que envolve textos argumentativos não esclarece  tudo a respeito deste assunto – nem era nossa pretensão fazer isto - , mas contribuiu para esclarecer algumas dúvidas que permeiam este tipo de leitura, afinal é enriquecedor tanto para nós quanto para os professores que já atuam. (Acreditamos, portanto, que ampliamos nossos conhecimentos e nos aprofundamos nesse tipo de leitura. ) RETIRAR!

Após a implantação dos PCNs, vem sendo feito um trabalho importante para incentivar os professores a utilizarem mais racionalmente o trabalho com a leitura e a interpretação de texto dentro das escolas e por isso resolvemos dedicar uma parte do trabalho a falar dos PNCs e da questão da leitura. Estruturamos nossas idéias a partir do reconhecimento da importância da leitura em nossos dias e, mais especificamente, da leitura de textos argumentativos.

A leitura deveria fazer parte do cotidiano de todos nós, principalmente dos alunos, afinal, sabemos o quanto ela pode ser prazerosa quando aprendemos a interpretar de maneira correta o que o texto diz, afinal é através da leitura que descobrimos o mundo.

É importante a exploração dos textos argumentativos na sala de aula, afinal (,) os alunos precisam aprender a diferenciar, dentro do texto a opinião do autor e as provas e citações utilizadas. Ou seja, é importante conhecer todos os mecanismos que fazem parte desse tipo de texto e assim poder fazer uma distinção entre texto narrativo, descritivo e argumentativo.

Os textos argumentativos são constituídos por argumentos, porém argumentar não é uma tarefa fácil, trata-se de um mecanismo complexo que envolve a utilização de termos e conjunções adequadas, ou seja, precisamos pensar o que falar qual a melhor forma de fazê-lo.

Fizemos a diferenciação entre gêneros e tipos textos para posteriormente abordar alguns gêneros em que as características do texto argumentativo mais aparecem. Conseguimos ver na prática um exemplo de texto argumentativo e identificamos as conjunções e outras características desse tipo textual.

A partir desse exemplo foi possível reconhecer as dificuldades mais comuns em relação à leitura e compreensão desse tipo textual.  

A metodologia de investigação envolveu basicamente a pesquisa bibliográfica. Teve início com a discussão acerca  dos textos argumentaivos e sua dificuldade de leitura, anotações foram feitas associadas a discussões e a partir daí procuramos destacar suas características estruturais.

        Ao fazermos a pesquisa, fomos organizando o trabalho em capítulos. Inicialmente foram apresentadas algumas concepções de leitura, segundo a visão de autores renomados que tratam do assunto. AQUI SÓ FALARAM DE UM DOS CAPÍTULOS E OS DEMAIS?

CAPITULO 1 - DIFERENCIAÇÃO ENTRE TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS

        Para desenvolvermos este trabalho que visa um maior aprofundamento sobre textos argumentativos e suas dificuldades de leitura, precisamos reconhecer a importância do contexto no qual os textos argumentativos estão inseridos. Para isso, trataremos, neste segundo capítulo, de uma dificuldade comum no âmbito de ensino: a diferenciação entre gêneros textuais e tipos textuais.

        Existe uma grande diferença entre gênero e tipo textual que é importante distinguirmos para nortear o nosso trabalho.

        Todas as pessoas que gostam de leitura ou que estão começando a ler, interpretar ou produzir textos precisam pensar nos mais variados recursos da língua para uma melhor compreensão da linguagem em funcionamento como afirma Marcuschi (2005):

...é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto. Em outros termos, partimos da idéia de que a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual. ( p. 22)

        Precisamos pensar que os gêneros textuais são formas de comunicação social presentes em nosso sistema lingüístico para manter uma ordem na nossa língua, com características sócio-educativas próprias. Porém não são estáveis quanto à estrutura e forma, e por esta razão existe um número incontável de gêneros textuais.

        Na verdade, a compreensão do funcionamento de um gênero textual é importante para o leitor, afinal, o gênero está inserido de forma direta em tudo que lemos e produzimos, desde o bate papo informal da internet até um texto acadêmico. Com o surgimento de novas tecnologias, esses gêneros tendem a aumentar em número. Marcuschi (2005) afirma que em última contagem feita chegou-se a um número aproximado de 4.000 gêneros textuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (270.6 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com