TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Por:   •  30/4/2019  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

UEPG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

LETRAS – LICENCIATURA PORTUGUÊS / ESPANHOL

LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

ACADÊMICAS:    Ana Rita Leite Mellado                            2.º VB  

               Bruna Aimee Sari

               Rosilda Schuebel Ferreira

Vídeo 1 - Cena bola

  Apresentam-se várias bolas de tamanhos diferentes, entretanto elas tem um comportamento parecido, com exceção da última bola que por algum motivo ou razão machuca aquele que a manipula, não tem cenário, somente um fundo azul.

  As bolas são lançadas de um lado para o outro, parece ser um “teste” e apresentam bem parecidas com exceção da última bola que acaba ferindo esse manipulador o que ocasiona sua exclusão das demais pois não correspondem ao esperado. Também isso ocorre com o surdo na sociedade é excluído tal e qual a última bola, por não corresponder ao que se toma por padrão. Somos testados pela sociedade para nos inserir em determinados grupos. E quando não passamos no teste somos duramente excluído, assim funciona com surdo na sociedade ouvinte.

  No vídeo 1 podemos interpretar as bolas como sendo grupos sociais. O “manipulador” verifica o formato da bola e joga ela de um lado para o outro afim de testa-las, as bolas que passam nesse teste se inserem juntamente com as outras bolas, ou seja, o grupo social insere-se na sociedade sem maiores problemas, já a última bola podemos interpretar como a minoria social ,nesse caso os surdos ,não se encaixam na sociedade devido a não serem “normais”, e por não entenderem o porquê de não se encaixarem acabam se tornando agressivos.

 Aqui neste vídeo temos a presença do artefato cultural experiência visual com o rapaz quando manipula as bolas e o artefato cultural linguístico no início a moça e o rapaz que sinalizam. A língua é uma das principais marcas da identidade do povo surdo, sendo uma forma de comunicação que capta às experiências visuais dos sujeitos surdo, levando o surdo à transmiti-la, além de proporcionar-lhe à aquisição de conhecimento universal.

Vídeo 2 - O caçador surdo

 O vídeo foi gravado dentro de casa, apresentam-se numa floresta um caçador com fome e uma ave nenhum dos dois aparentemente ouve.                                         

 Caminhando pela floresta e com fome um caçador procura a caça. Então ele vê alguns animais e se prepara para o tiro certeiro, entretanto a arma não dispara. Quando ele consegue arrumar a arma, assustadas com o barulho as aves voam exceto uma que ao perceber-se diante da morte implora pela vida explicando que é surda e por isso ali permaneceu. Assim o vídeo pode chamar atenção para os mais variados tiros que os surdos levam diariamente pela precária mobilidade que há. Também nesse caso leva-se em conta os sinais da libras e as expressões. Artefatos culturais citados nos vídeos 1 e 4.

Vídeo 3- Cinco sentidos

 Temos Os quatro sentidos : tato, paladar, olfato e visão num ambiente sem definição. A cada dedo temos uma apresentação de um sentido, eles vão se apresentando ao contador da história, que demonstra sempre querer saber mais sobre eles e quem os são. Nota-se a falta do sentido da audição, que não se apresenta pois o narrador é surdo e este é enriquecido pelos outros sentidos.

 Também nesse caso leva-se em conta os sinais da libras e as expressões. Artefatos culturais citados nos vídeos 1 e 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com