TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS- LÍNGUAS BRASILEIRA DE SINAIS

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  2.564 Visualizações

Página 1 de 5

PORTIFÓLIO 01

Atividade da aula 01.

1- Vimos que na Antiguidade e na Idade Média os surdos eram tratados cruelmente pela sociedade, sendo desprezados e até sacrificados. Atualmente, como esses surdos são tratados? O que mudou? Justifique.

Todas as barbáries históricas cometidas aos sujeitos surdos fizeram com que as pessoas surdas fossem formando comunidades criando assim formas de resistências, ou seja, as comunidades surdas foram em busca de seus direitos por meio de políticas públicas voltadas a elas. As lutas tiveram início nos espaços escolares, associações formadas por surdos despertando assim interesse de uma outra parte da sociedade que não era surda, um bom exemplo são as universidades que desenvolveram pesquisas para estudar como a comunidade surda poderia ter sua dignidade restituída, incluindo o sujeito surdo na sociedade e na vida em si como um todo, já que eles sofreram e sofrem até hoje variados tipos de preconceitos e estigmas que faz com os surdos se sintam menores dentro de uma sociedade que acham que eles não possuem capacidades de desenvolverem conhecimentos cognitivos somente por não possuírem audição caracterizando-os como deficientes incapazes o que na verdade é tudo ao contrário, os surdos tem capacidade de pensar aprender a escrever, dirigir, pintar, desenhar, trabalhar fazer tudo o que uma pessoa que fala faz, portanto vemos que nos dias de hoje os surdos ainda encontram dificuldades até mesmo dentro de casa em meio aos seus familiares.

2- Fale sobre Cultura e Identidade surda.

Falar de cultura surda está exatamente ligada no uso da língua de sinais como meio de comunicação. Falar em identidade surda e o mesmo que falar em algo que se encontra em construção e transformação, essa identidade surda é na verdade uma luta por reconhecimento do sujeito surdo diante de uma sociedade ouvinte, ou seja, a identidade surda está em processo de transformação e reconhecimento em que as pessoas surdas tenham a sua própria linguagem que neste caso não é a oral, mas sim a língua de sinais para sua comunicação.

3- A Lei nº 10.436 de 24 de abril garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.

A Lei nº 10.436 de 24 de abril garantiu ao sujeito surdo que tenha tratamento e atendimento adequado as pessoas com deficiência auditivas também, reconheceu sua língua como um meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo a difusão da língua de sinais no Brasil como meio de comunicação, objetivos e de utilização corrente das comunidades surdas. No sistema educacional, seja federal, estaduais, municipais ou até mesmo distritos são obrigados a inclusão nos cursos de formação e educação especial, fonoaudiologia e de magistério e também em níveis superiores. Enfim essa lei garantiu ao surdo inclusão em uma sociedade que o havia excluído por muito tempo.

Atividade da aula 02.

1- Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. O que seria possível fazer para que a família desse sujeito surdo se sentisse mais amparado? Justifique.

Quando os pais recebem uma notícia inesperada que seu filho é surdo ficam abalados se sentem frustrados, pois nem um pai que ter um filho surdo e nem esperava por isso. Com está notícia a primeira coisa que os pais da criança procura é uma ajuda mesmo não sabendo onde procurar essa ajuda para aquela situação em que os pais o encaram muitas das vezes como problema. Para os familiares do sujeito surdo se sentir mais amparada a primeira coisa a se fazer é buscar ajuda aos profissionais especializados na área para que venham sanar suas dúvidas diante dessa situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com