TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA: UMA FORMA DE CONTRIBUIÇÃO CONTRA O BULLYING

Por:   •  7/11/2019  •  Artigo  •  3.304 Palavras (14 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 14

LITERATURA: UMA FORMA DE CONTRIBUIÇÃO CONTRA O BULLYING

Clara Raquel Soares Arouche Farias1

Raynna Silva da Rocha2 Orientação: Prof.ª Ms. Priscila Viviane de Sousa Carvalho3

Resumo: O verbete bullying advém da língua inglesa (bully = valentão) faz menção a atos agressivos (físico e/ou mental) que são feitos constantemente contra uma pessoa (vítima) causando-lhe malefícios físicos e psicológicos. O objetivo deste artigo será refletir o bullying em escolas, analisando qual a contribuição da literatura para a questão abordada. Acreditando que a literatura em sala de aula é uma prática que permeia, com a intervenção do professor, fazer uma discussão e problematização a partir de histórias lidas, possibilitando a reflexão crítica e aprofundada entre a literatura e o bullying. Em termos metodológicos, o estudo compreende uma pesquisa de natureza bibliográfica, fundamentada em estudos sobre literatura e bullying. O que fundamenta a literatura é que ela oferece ao leitor fazer essa inter-relação com a sua vida, permitindo aos leitores que sofrem ou testemunham o bullying constantemente, vislumbrar uma esperança de mudança da situação, pois as inquietações precisam ser resolvidas.

Palavras – Chave: Bullying. Escola. Leitura. Literatura.

Abstract: The bullying entry comes from the English language (bully = bully) refers  to aggressive acts (physical and / or mental) that are constantly made against a person (victim) causing physical and psychological harm. The purpose of this article will be to reflect bullying in schools, analyzing the contribution of the literature to the question addressed. Believing that classroom literature is a practice that permeates, with the intervention of the teacher, a discussion and problematization based on stories read, enabling a critical and deep reflection between literature and bullying. In methodological terms, the study includes a research of bibliographic nature, based on studies on literature and bullying. Literacy is what it offers to the reader to make this interrelationship with their lives, allowing readers who suffer or bear witness to bullying constantly, to glimpse a hope of changing the situation, for the restlessness must be resolved.

Keywords: Bullying. School. Reading. Literature.

[pic 1]

1 Acadêmica do curso de licenciatura em Letras (Português/Inglês) da Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP/ E-mail: clararaquelsoares@gmail.com;

2 Acadêmica do curso de licenciatura em Letras (Português/Inglês) da Faculdade do Baixo Parnaíba –

FAP/ E-mail: raynna369@gmail.com;

3 Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2017). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2012). Tem experiência na área de Educação, Letras, Linguística, Literatura, com atuação profissional em: Metodologias de Pesquisas, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação e Supervisão, Letras, Estudos Linguísticos e Literários, Estudos Digitais / E-mail: profvivicarvalho@gmail.com.

INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos uma nova forma de violência vem adentrando escolas, ganhando espaço na mídia e preocupando pais, educadores e a sociedade em geral. Esse tipo de violência conhecida como bullying, segundo Meotti; Perícoli (2013) ocorre numa esfera coletiva, podendo ocorrer em escolas, em universidades, nas vizinhanças, no ambiente de trabalho, na família, etc. É cada vez mais frequente esse ato de violência, seja ela de forma física, verbal, moral, material, sexual, psicológica ou virtual. O bullying não é algo da contemporaneidade, porém, nas últimas décadas tem se tornado mais visível e evidente para a sociedade, principalmente nos últimos anos em debates e discussões nas diversas áreas.

O verbete bullying advém da língua inglesa (bully = valentão) faz menção a atos agressivos (físico e/ou mental) que são feitos constantemente contra uma pessoa (vítima) causando-lhe malefícios físicos e psicológicos. Existem diversas formas em que o bullying é praticado, o que ocorre principalmente em ambiente escolar, em sua maioria, leva a vítima a não aceitação de si, vergonha, baixa auto- estima e muitas vezes a recorrência ao suicídio ou desistência dos estudos.

O objetivo deste artigo será refletir o bullying em escolas, analisando qual a contribuição da literatura para a questão abordada. Acreditando que a literatura em sala de aula é uma prática que permeia, com a intervenção do professor, fazer uma discussão e problematização a partir de histórias lidas, possibilitando a reflexão crítica e aprofundada entre a literatura e o bullying. Dessa forma, sua importância contribui para que o professor amplie seus conhecimentos e competências, pois a leitura e a literatura podem ser fundamentais para que haja um trabalho educativo sobre a prática de bullying em escolas.

É importante ressaltar que o bullying é algo que atinge crianças, adolescentes e jovens de diferentes faixas etárias e classes sociais. Segundo Santos (et al. 2014) apud Silva (et al. 2017) “[..] maior evitação da escola, ideação suicida, baixa autoestima, depressão, ansiedade, problemas físicos de saúde e baixo rendimento acadêmico.”Portanto, uma simples brincadeira pode se tornar um grande problema, podendo ocasionar a depressão, o aluno pode buscar meios de vingança, perder o interesse em ir à escola, e a escola seria agora um lugar de medos e assombros.

A escola é a base da sociedade, a sala de aula é onde a criança/adolescente começa a se socializar e interagir, segundo Vygotysky (1988) apud Meotti; Perícoli (2013) é a fonte de modelos para o desenvolvimento do indivíduo; sem ela não há aprendizagem. Portanto, construir caminhos que tragam alternativas para combater esse mal é muito importante, e a literatura abre essa possibilidade para que o jovem possa olhar para si mesmo e refletir sobre sua própria vida, dando-lhe uma significação a partir da história. É de suma importância falar do bullying em sala de aula, colocando-o como destaque, permite que este seja mais conhecido, discorrendo sobre suas causas, consequências e características, tanto para a vítima quanto para o agressor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (123.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com