TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Em Foco

Dissertações: Leitura Em Foco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  4.127 Palavras (17 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 17

LEITURA EM FOCO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho é um projeto de literatura direcionado ao sexto ano do Ensino Fundamental com a previsão de duração de um trimestre, sendo esse dividido em doze aulas, com uma aula semanal na duração de cinquenta minutos cada.

Tendo em vista que o sistema de ensino da escola tem utilizado a literatura como subsidio para introduzir e explorar outros conhecimentos, o projeto “Leitura em foco” procura resgatar e valorizar a verdadeira essência da leitura de textos literário: o prazer da leitura deleite. Para isso foram selecionados textos bastante diversificados, com temas distintos e com cargas culturais diferentes, procurando ampliar a visão dos alunos sobre a riqueza que os livros contêm e quão interessante pode ser viajar e se aventurar através das palavras.

O projeto também busca incentivar o aluno a compartilhar as leituras realizadas com o intuito de instigar o interesse dos demais colegas e alunos da escola, sendo possível conquistar mais leitores através do estímulo dos próprios jovens leitores.

1. Objetivos

1.1 Objetivo geral:

Fomentar o apreço à leitura de textos literários infantis e juvenis com o intuito de formar leitores.

1.2 Objetivos específicos:

- Proporcionar momentos dedicados à leitura deleite.

- Incentivar o hábito da leitura literária.

- Colaborar com a formação de novos leitores.

- Trabalhar o letramento literário tendendo um novo olhar do aluno sobre as funções da leitura.

2. Justificativa

Tendo em vista modo que a escola tem trabalhado textos literários, como instrumento para alcançar objetivos pedagógicos em muitas áreas do conhecimento, a verdadeira função da leitura literária tem estacionado no esquecimento. É necessário que essa situação seja revertida. Recuperar a essência da literatura o quanto antes é prioridade, pois enquanto o texto literário for objeto de estudo e não de deleite estaremos perdendo cada vez mais leitores. Essa atitude deve ser considerada e analisada com urgência no ambiente escolar, pois é ele o maior formador de leitores, já que muitos alunos não tem a oportunidade de contato com textos literários fora da escola.

3. Público-alvo

O projeto apresenta sua metodologia e conteúdos direcionados e adequados para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. O grupo a se trabalhar pode ser constituído de no máximo vinte alunos para que se obtenha melhores resultados e se possa acompanhar mais de perto o crescimento de cada aluno como leitor.

4. Metodologia

A metodologia deste projeto segue a ordem de trabalho sugerida por Rildo Cosson em sua obra Letramento Literário: Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação.

4.1 Primeira Parte: Novos leitores em ação

4.1.1 Aula 1 - Por que o cachorro foi morar com o homem - Rogério Andrade Barbosa

Motivação: Projetar na tela do data show imagens da África: animais, lugares, pessoas e mostrar no mapa mundial a sua localização. Formar um circulo e pedir para que cada um feche os olhos e “sinta-se em torno de uma fogueira, aquecendo-se no calor das chamas ao lado de outros meninos e meninas sob o céu estrelado da mãe África enquanto aguarda a hora de ouvir histórias. Imagine a mata escura e misteriosa povoada por seres e animais lendários. [...] Escute o canto das aves espalhadas nos galhos das árvores seculares, em meio aos guinchos de macacos e rugidos de feras ocultas entre as densas folhagens” (BARBOSA, 2001, p.5).

Introdução: Comentar que ouvirão uma história que veio da África e apresentar o livro Histórias africanas para contar e recontar.

Leitura: O professor lerá o conto Por que o cachorro foi morar com o homem, de Rogério Andrade Barbosa. Para isso, ele utilizará entonação de voz adequada às falas e as situações para cativar seus ouvintes.

Interpretação: Conversa sobre o conto através de perguntas norteadoras, breve análise do contexto e avaliação do conto pelos alunos.

4.1.2 Aula 2- A palavra feia de Alberto - Audrey Wood

Motivação: Conversa sobre alguma festa que foram e aconteceu algo estranho, assustador ou engraçado.

Introdução: Contar que leremos uma história sobre uma festa que um menino chamado Alberto esteve e que nunca mais pode esquecer.

Leitura: Digitalizar o livro A palavra feia de Alberto, de Audrey Woody e realizar uma leitura coletiva com auxilio do data show. Cada aluno lerá um trecho.

Interpretação: Questionário oral a partir das imagens da história e debate sobre determinadas atitudes dos personagens diante das situações.

4.1.3 Aula 3: As três irmãs - Mia Couto

Motivação: Dialogar sobre a família dos alunos, mais especificamente sobre seus irmãos, ou se são filhos únicos comentar também como é.

Introdução: Comentar que iremos ler um conto que fala sobre família, mais especificamente sobre três irmãs e um fato que ocorreu com elas e seu pai. Apresentar o autor aos alunos e chamar a atenção de que este também é um conto que veio da África e que o escritor desta vez também é africano, diferentemente do conto da aula 1 em que o conto era africano, mas narrado por um escritor brasileiro. Mostrar o livro e apresentar o conto As três irmãs, de Mia Couto.

Leitura: Distribuir as cópias do conto e realizar primeiramente a leitura individual e logo na sequência de modo coletivo, cada aluno lerá um trecho.

Interpretação: Solicitar que falem quem são os personagens do conto e como os imaginam.

comentar sobras as aptidões de cada uma das irmãs e logo apos realizar um questionário oral de opinião a cerca do conto. Por fim, pedir que escrevam como pensaram que o conto terminaria e como gostariam que ele terminasse.

4.1.4 Aula 4 - Alô, Alô - Moacyr Scliar

Motivação: Perguntar ao grupo de alunos o que entendem por trote telefônico. Comentar o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com