TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura: Uma Questão Social

Por:   •  13/10/2019  •  Monografia  •  8.516 Palavras (35 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA / UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

  1. CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS

LEITURA:UMA QUESTÃO SOCIAL

VALKIRIA CORDEIRO DA ROCHA SANTOS

Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina Diversificadas 7 da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília para obtenção do título de Licenciado em Letras/Português.

Polo Educacional Dona Carmem-Ba

24 de julho de 2013

LEITURA: UMA QUESTÃO SOCIAL

        

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasíliacomo parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Letras/Português.

Orientadores:

Prof. Orientador: Harrison da Rocha

Prof.ªTutora:Cleide Lemes da S. Cruz.

TERMO DE APROVAÇÃO

VALKIRIA CORDEIRO DA ROCHA SANTOS

LEITURA: UMA QUESTÃO SOCIAL

Banca examinadora do trabalho de conclusão de curso apresentado a

Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília

como requisito parcial para obtenção

do título de Licenciado em Letras/Português.

Aprovada em ____/____/_____.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

Nome Completo

Titulação

_________________________________________________

Nome Completo

Titulação

_________________________________________________

Nome Completo

Titulação

LEITURA: UMA QUESTÃO SOCIAL

Valkiria Cordeiro da Rocha Santos

Universidade de Brasília

RESUMO: Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da leitura na formação social de um indivíduo, visto que é, por meio da leitura, que se pode formar cidadãos críticos, que construa seu conhecimento e aprenda a exercer cidadania.Farão parte deste estudo, também, a leitura no contexto escolar bem como leitura e escrita: alfabetização e letramento.Para o desenvolvimento da pesquisa,contamos com a colaboração dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal da Vila de Porto Agrário, localizada no município de Juvenília–MG. Para a execução da pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa por meio da aplicação de questionários para os alunos e entrevista com os professores regentes da mesma turma e com a Supervisora Pedagógica da escola. De acordo com a análise dos dados coletados, pôde-se constatar que há ainda necessidade de políticas públicas que viabilizem o incentivo à leitura e à produção de textos na escola, ainda que a referida escola tenha alcançado uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos e, com isso, sendo considerada uma das melhores escolas da rede pública municipal de Juvenília– MG.

Palavras-chave: Leitura, escola, alfabetização e letramento.

ABSTRACT: This article aims to show the importance of reading in the social formation of an individual, since it is through reading that one can build critical citizens who build their knowledge and learn to exercise citizenship. Part in this study, too, reading in the school context as well as reading and writing: literacy and literacy. For the development of research, we rely on the cooperation of students of the 3rd year of Primary Education School of Port Vila Municipal Agrarian, located in the municipality of juvenilia-MG. To conduct the research, we adopted a qualitative methodology through the use of questionnaires for students and interviews with school teachers in the same class and with the Supervisory Pedagogical school. According to the analysis of the data collected, it could be seen that there is still need for public policies that support the encouragement of reading and producing texts in school, even if that school has achieved a significant improvement in student learning and with it, is considered one of the best public schools municipal Juvenilia-MG.

Keywords: Reading, school, literacy and literacy.

  1. INTRODUÇÃO        

O presente estudo intitulado “Leitura: uma questão social”, de caráter informativo e formativo, apresenta aspectos proeminentes para o entendimento do processo de leitura. A escolha desse tema foi motivada pela importância da leitura no contexto social da educação, tendo em vista não apenas as dificuldades que a maioria das pessoas encontra ao ler, interpretar e compreender diversos textos, mas também a possibilidade de se construir mais conhecimento por meio do ato de leitura.                          O ato da leitura está inserido em nosso dia-a-dia e cumpre um papel importante na vida do ser humano. Sendo uma fonte essencial de aprendizagem, a leitura possibilita uma boa formação na vida do leitor, permitindo a ele viver melhor numa sociedade como a nossa que vive em constantes transformações e todos necessitam estar inseridos nessas mudanças.                                                                                        Na realização deste trabalho, serão abordadas questões sobre a leitura, bem como mostrar o ponto de vista que se tem a respeito dela e seus objetivos na sociedade atual. O primeiro tópico tratará da questão de alfabetização e letramento, apresentando as relações existentes entre leitura e escrita, uma vez que ambas são atividades de fundamental importância na sociedade presente. O segundo tópico abordará a importância da leitura no âmbito escolar. O terceiro tópico        fará menção à ação da leitura no âmbito social e o quanto ela se faz presente, desempenhando um papel de suma importância em nossa vida.                                                                        Enfim, a prática da leitura é um complemento indispensável à vida de qualquer pessoa. Complementar o conhecimento, através da leitura, é um dos caminhos que o indivíduo trilha na elaboração, na modificação e no enriquecimento pessoal do seu conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (320.1 Kb)   docx (83.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com