TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler Para Viver e Conviver Melhor no Mundo

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO LEITURA ENCANTADA- Ler para viver e conviver melhor no mundo

Professora – Lorena Bárbara Santos Costa

Justificativa

Compreendendo que para uma escola melhorar o nível de aprendizagem dos alunos e o a aquisição e o aprimoramento da leitura, é necessário que se desperte desde muito cedo nas crianças o gosto pela leitura, pois a leitura é importante para o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual do ser humano. Através dela, podemos construir uma sociedade com cidadãos capazes de transformar a realidade em que estão inseridos, e formar leitores críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Exige-se cada vez mais sujeitos competentes na prática de leitura de vários gêneros textuais: cartas, jornais, bilhetes, cartas, receitas, e-mail, etc. e, que ainda entendam a finalidade de cada um e saibam como utilizá-los em situações reais do cotidiano.

A televisão, o computador, o celular, o jornal, e a Internet são alguns dos instrumentos de informação que fazem parte da vida diária de muitas pessoas, porém, ainda há um número muito grande de pessoas que ainda não tem acesso a esses meios de comunicação.Tem se tornado cada vez mais uma realidade, a rapidez com que as informações chegam ao nosso conhecimento e a escola por sua vez não tem acompanhado essa realidade. O aluno atualmente vive em um mundo interativo e dinâmico estabelecendo novas percepções e instituindo novas expressões e relações com o mundo ao seu redor. Estão expostos as mídias de última geração a todo instante, têm acesso as redes sociais, os mais variados recursos tecnológicos o que favorece a construção coletiva do saber através da interatividade

 Na escola atual não há espaço para a mesmice e a falta de aulas interativas. Ao brincar, a criança, o jovem e até mesmo os adultos são capazes de expressarem-se nas mais diferentes linguagens. É necessário que as escolas reconheçam o lúdico e sua importância para o desenvolvimento de seus alunos. O lúdico traz grandes benefícios do ponto de vista físico, intelectual e social. Como benefício físico, o lúdico ajuda a satisfazer as necessidades de crescimento do corpo. Como benefício intelectual, contribui para o desenvolvimento cognitivo e como benefício social, o lúdico representa através dos jogos simbólicos situações reais que ajudam os alunos a repensarem suas ações e melhorarem como ser humanos.

O processo de formação do aluno leitor deve contar com o apoio não só da escola e professores, mas com os de seus familiares, da comunidade e de toda sociedade. Sendo assim, o Projeto Leitura Encantada, buscou despertar o interesse dos alunos do 5° ano B e C da referida escola para a leitura. Os alunos das turmas envolvidas no projeto, desde o início do ano apresentavam muita dificuldade para ler e ainda não tinham muito interesse em realizar a leitura de livros literários. O tema do projeto foi fomentado a partir de experiências vivenciadas nas turmas, devido ao alto índice de alunos repetentes e com muita dificuldade para realizarem leitura e interpretarem textos.

Objetivo

O objetivo do projeto é contribuir para a formação de leitores críticos e proficientes, despertando o interesse pela leitura, promovendo o desenvolvimento das competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento na perspectiva do multiletramento.

Oportunizar ao aluno situações significativas e prazerosas de leitura, favorecendo a formação da cidadania e promover a melhoria do ensino aprendizado da língua escrita.

Metodologia

O projeto Leitura Encantada, foi desenvolvido desde no início do ano letivo de 2015 até o mês de dezembro do mesmo ano, na escola municipal Gersino Coelho, localizada no bairro Narandiba, com as turmas do 5° ano B e C, no turno matutino e vespertino.  

Inicialmente, foram disponibilizados aos alunos vários livros de diferentes gêneros textuais, para que os alunos pudessem perceber as diversidades de textos que circulam em nossa sociedade. Os alunos realizaram leitura individual, em dupla e coletiva, silenciosa e em voz alta. Realizaram as atividades sobre algumas histórias lidas, declamação de versos de poema, assistiram filmes sobre algumas histórias clássicas da literatura, para confrontar a linguagem cinematográfica com a dos livros, percebendo as adaptações realizadas e os diferentes desfechos de uma mesma história, construção de painéis sobre as características dos personagens e ainda reescrita da história valorizando o ponto de vista de cada um.

Outra estratégia que merece destaque foi a organização da Ciranda do Livro na sala de aula. Os alunos ficavam a vontade para resgatar na caixa mágica da leitura os livros para levarem emprestados e realizar a leitura em casa em qualquer dia da semana. Cada livro lido da ciranda, os alunos realizaram registros no módulo de atividades da ciranda. Os alunos preenchem a ficha técnica do livro lido e também desenham a parte da história que mais gostaram. Entre as atividades do módulo estão presente a caracterização de personagens, ponto de vista do narrador, registro de resenha sobre o livro e também a leitura de sinopse e orelha do livro.

Durante a execução do projeto, os alunos tiveram contato com diversas obras literárias, realizaram leituras dirigidas e também livre. Realizamos oficinas literárias para a construção de personagens de sucata a partir da leitura de livros, ciranda dos livros, sarau, bate papo com autor, dramatizações.

Realizamos a atividade do Varal Literário, nessa atividade arrumamos a nossa sala de forma prazerosa e aconchegante. As crianças utilizaram xícaras de porcelanas para fazer seu chá ou café e ainda tiveram a oportunidade de degustar biscoitos e sequilhos para acompanhar suas leituras, deitaram, formaram grupos, etc. Foi um momento descontraído e muito significativo para elas. Os alunos deleitaram-se com as leituras realizadas individual e em grupo. Nessa ação, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir os depoimentos das professoras convidadas sobre a importância da leitura em nossas vidas e ainda como a leitura fizeram parte da vida de cada uma na infância.

Um momento muito significativo e de descontração e que todos riram muito, foi quando a professora Maria de Jesus, contou-lhes que apanhava muito da sua mãe para não ler. Segundo a professora, sua mãe lhe agredia porque ao invés de fazer os trabalhos domésticos em sua casa, passava o tempo lendo os jornais colocados no chão batido para baixar a poeira.

A professora Ana, coordenadora do Mais Educação, também deu um depoimento emocionante sobre a sua experiência com a leitura na infância. Segundo a professora quando era criança não teve a oportunidade de ter livros de história porque era oriunda de uma família muito humilde e que seus pais não tinha condições de comprar livros de histórias e que por isso deveriam aproveitar a oportunidade que estavam tendo com o maravilhoso projeto de leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com