TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Por:   •  19/3/2016  •  Dissertação  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UFC VIRTUAL

CURSO: LETRAS PORTUGUÊS

DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA II

PROFª.MS. FERNANDA DINIZ

ALUNO: FRANCISCO ANTÔNIO DAMASCENO

Caucaia – CE

Março/2016

Portfólio II

Caracterizar a prosa naturalista, a partir da leitura crítica de O Homem, romance de Aluísio Azevedo.

Em princípio vale pontuar que a prosa Naturalista teve início aqui no Brasil no final do século XIX. É um estilo que, até mesmo com um certo exagero, aproxima o homem ainda mais do real. Pois, toma uma postura analítica e científica. Essa corrente vê o homem como um ser escravo do meio social, da hereditariedade. A linha que separa o Naturalismo do Realismo é muito tênue, pois o primeiro é visto como uma tendência mais avançada do segundo. O autor naturalista dá preferência aos ambientes das classes sociais mais baixas, personagens degeneradas, portadoras de patologias físicas e morais, taras e vícios. Aparecem os atos fisiológicos, instintos sexuais; é a presença do feio repulsivo na literatura. Há a exploração de temas como: violência, agressividade, erotismo, homossexualismo, o incesto e o desequilíbrio que leva à loucura. Com efeito, essas características supracitadas são bem marcantes nas obras dos autores que protagonizam esse estilo literário.  

O autor Aluísio Azevedo (1857 - 1913) é um dos protagonistas desse movimento e é considerado a principal referência dessa corrente literária aqui no Brasil. Na obra em tela, O Homem, ele narra um enlace amoroso entre Magdá e Fernando, que desde a infância foram criados juntos. Essa união afetiva posteriormente tornou-se impossível pelo de ambos serem irmãos. Um se afasta do outro. Fernando se forma e viaja para Europa e morre por lá. Magdá começa a ter crises de nervos frequentemente, momento em que o Dr. Lobão sugere o casamento como cura para os males da moça. Ela não se casa e busca refúgio na religião. As crises de nervos se intensificam e ela vai morar numa chácara afastada da cidade. Lá ela conhece um trabalhador braçal, Luís, e se interessa por ele. Começa a ter sonhos com ele a passa a confundir alucinação com realidade. Por alimentar-se mal é consumida pela doença, vive apenas para os sonhos. Convida os noivos Rosinha e Luís para uma visita em sua casa, oferece-lhes um cálice do remédio que tomava contra histeria causando-lhes a morte por intoxicação. Por fim, Magdá é conduzida para a clínica de alienados do Dr. Lobão.

Conclui-se, portanto, que o romance é naturalista e é fundamentado em assuntos ligados ao homem com seus temperamentos psíquicos. Esse tipo de romance/ciência tem seus alicerces sedimentados no determinismo, na fisiologia, na psicologia, na psiquiatria, numa visão predominantemente biológica do ser humano.  

Referência:

http://www.todamateria.com.br/prosa-naturalista/=> Acesso em 02/03/16

=> Acesso em 02/03/16

http://pt.slideshare.net/ma.no.el.ne.ves/questes-fechadas-sobre-o-homem-de-alusio-azevedo-9059906=> Acesso em 02/03/16

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com