TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Por:   •  7/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

.

1Ao seu redor, tudo o que vê é dor; dores que vão além da capacidade e da quantidade dos prantos. Mas a vida ainda pulsa em seu corpo; ainda vive em sua alma. E, decidindo que precisa continuar, que precisa viver, ele então abomina a presença do padre que se prepara para rezar a missa em recomendação de sua alma; do carpinteiro que apronta o seu caixão; dos homens de preto que se preparam para conduzir o ataúde; do coveiro que, cantando e soluçando, cava a sua nova "morada"; da costureira que costura sua mortalha ("Em vez de camisa de noivado,"), e dos sinos, que, junto com os demais personagens, compõem o quadro fúnebre que pinta em seu pensamento.

"Se este é o momento do meu enterro, / Fiquem os sinos a esperar por mim… / Que eu nunca alcance, ó Deus, o alto daquele cerro!", clama o poeta simbolista, com a sua exclamação final. E guarda, então, a sua dor para os próximos poemas.

Ou seja...a morte enfoca seus textos, demonstrando sua decepção pela perda de sua amada, pois há muita relação entre morte e casamentos, o que pode ser usado de exemplo os sinos e os padres que tanto cita

2 – Uso de recursos literários como por exemplo assonância, que se repete ao longo do poema; Figuras de linguagem; interesse por termas místicos e subjetivos; morte se torna um assunto muito comentado.

3 – O simbolismo se encontrou num momento histórico que marcou a transição para o século XX e a definição de um mundo novo, o qual se consolidou a partir da segunda década deste século; basta lembrar que as ultimas manifestações simbolistas e as primeiras produções modernistas são contemporâneas da primeira guerra mundial e da revolução russa.

4 – O cemitério... Hospital – oração absoluta

Eu sonho – oração principal

Que... morto – OSS OD

E sonho – oração principal

Que me caso – OSS OD

Vou... cal – oração absoluta

Se...enterro – oração principal

Deixai-o caminhar bem devagar – subordinada adverbial condicional

O...cerro – oração absoluta

Que...Deus – oração principal

Nunca... chegar – OSS OD

Se a costureira/Em vez...mortalha – Oração principal

Que trabalhava – oração subordinada adjetiva restritiva

Que ela não tenha, ó deus, no leito// nem a camisa branca do noivado nem um noivo - oração principal e oração subordinada adverbial condicional.

Que...Esposa – oração subordinada adjetiva restritiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com