TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Por:   •  19/4/2015  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  6.350 Visualizações

Página 1 de 2

Você deve ler os quatro textos a seguir:

1. O eremita, a jarra de manteiga e o mel, Calila e Dimna

2. A moça e o pote de leite, La Fontaine.

3. A menina do leite, Monteiro Lobato.

4. Eu tropeço mas não desisto, de Giselda Laporta Nicolelis.

O primeiro texto foi retirado da fonte primordial de Calila e Dimna, provavelmente do século 6º. O segundo é uma recolha do século 17 feita pelo francês La Fontaine. O terceiro é uma releitura de Monteiro Lobato do século 20. O quarto, por fim, é um livro atual que apresenta aspectos dialógicos e intertextuais com os anteriores. Assim, depois de lidos, faça uma análise comparativa desses textos, apresentando semelhanças e diferenças entre as narrativas quanto à linguagem e quanto à evolução das ideias e transformação dos valores literários e éticos. Redija suas observações em, no máximo, vinte linhas.

A primeira história contém linguagens e elementos mais antigos, que mostram os ensinamentos da vida. O contexto se passa em uma época remota, onde era permitida a violência, seu final tem uma moral filosófica.

O segundo texto vemos uma narrativa mais poética, é como se um adulto explicasse para uma criança a moral, mas em forma de poema.

No terceiro texto a linguagem é mais simples e muito mais explicativa, o texto é trabalhado de forma clara e com uma linguagem moderna chamando a atenção das crianças, não sendo violento e contendo alguns diminutivos e onomatopeias.

No quarto texto tem dialogismo e carnavalização, mostra o lado infantil da história com um final feliz, assim fazendo uma paródia do conto.

Ambos os textos tem a mesma moral de história, foram escritos em datas diferentes, mas remetem o mesmo sentido, já o enredo final do quarto texto foi totalmente modificado, se tornando um conto maravilhoso. A moral é que não devemos apenas ficar sonhando, ou fazendo planos antecipados nas nossas vidas, às vezes certas mudanças podem acontecer transformando em algo totalmente diferente do rumo planejado. E no último texto mostra que se tiver algum obstáculo que devemos enfrentar para que assim possamos concluir o nosso sonho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com