TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Casos: METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O objetivo principal desta disciplina é relatar a importância da comunicação e seus fundamentos, mecanismos, linguagem e procedimentos.

Os seres humanos se diferenciam dos seres irracionais pelo fato de utilizaram e articularem a linguagem na comunicação, seja ela verbal ou não verbal. A linguagem é um sistema de signos que nos permite construir uma interpretação da realidade através de cores, imagens, gestos, sons, letras, etc.

Para que haja comunicação são necessários elementos chaves: linguagem, língua, fala. A linguagem, em sentido amplo, abrange qualquer meio de comunicação que transmita uma mensagem e faz parte de nossas atividades diárias. O homem necessita da linguagem para se comunicar e é o único ser capaz de transmitir através da língua suas mensagens. A língua , utiliza o modo verbal de se comunicar, os vocábulos. Ela pode ser representada a partir da oralidade (fala) ou da escrita.

É importante destacar o papel da linguagem e da comunicação em diversas situações do nosso cotidiano. É a comunicação que promove diversas relações e o entrosamento entre os seres humanos possibilitando ao mundo uma estrutura dotada de sentido.

A linguagem verbal é a única capaz de traduzir as outras mensagens de maneira mais clara e objetiva. Por isso, todo e qualquer sinal que assume um significado pode ser chamado de signo, pois sua função é representar ou substituir algo sob certos aspectos.

Para que haja o processo de comunicação são necessários os signos, sinais ou símbolos de forma a haver uma interação entre emissor e receptor. Deve haver a troca de sentido com informações fornecidas de ambas as partes.

O processo de comunicação humana envolve seis fatores: o emissor (quem o produz ou a emite), o receptor (aquele quem a mensagem se destina), o canal (o meio pelo qual é transmitido a mensagem), mensagem (a informação que é transmitida), código (sistemas de sinais utilizados na comunicação), referente (os fatos, os objetos ou as imagens, juízos ou raciocínios que o emissor expõe.

Diferentes mensagens veiculam significações as mais diversificadas, mostrando na sua marca e traço, no seu efeito, o seu modo de funcionar. O funcionamento da mensagem ocorre tendo em vista a finalidade de transmitir — uma vez que participam do processo comunicacional: um emissor que envia a mensagem a um receptor, usando do código para efetuá-la; esta, por sua vez, refere-se a um contexto. A passagem da emissão para a recepção faz-se através do suporte físico que é o canal. Aí estão, portanto, os fatores que sustentam o modelo de comunicação: emissor, receptor, canal, código, referente, mensagem.

Chalhub, 2000, p. 1.

Como são seis os componentes da comunicação, são seis as funções da linguagem: emotiva ou expressiva (ênfase no emissor); apelativa ou conotativa (ênfase no receptor ; referencial ou informativa (ênfase no referente); metalinguística (ênfase no código), fática(ênfase no canal) ou poética (ênfase na mensagem).

O funcionamento da língua deve ser analisado como um sistema articulado, que depende de vários elementos para que haja a efetiva comunicação. Esse sistema é feito pelas escolhas de palavras de acordo com o condicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com