TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULHERES QUE DIZEM SOM E SIM À VIDA: Poéticas dos Cantos das Lavadeiras

Por:   •  2/3/2019  •  Monografia  •  10.851 Palavras (44 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 44

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Suely Aparecida Dias

MULHERES QUE DIZEM SOM E SIM À VIDA:

Poéticas dos Cantos das Lavadeiras

Diamantina-MG

2017

Suely Aparecida Dias

MULHERES QUE DIZEM SOM E SIM À VIDA:

Poéticas dos cantos das lavadeiras

Monografia apresentada ao Curso de Letras Português/Inglês da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM como requisito parcial para obtenção do título acadêmico de Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa.

Orientadora: Prof.ª Drª Fernanda Valim Côrtes Miguel

Diamantina-MG

2017

Suely Aparecida Dias

MULHERES QUE DIZEM SOM E SIM À VIDA:

 Poéticas dos cantos das lavadeiras

Monografia apresentada ao Curso de Letras Português/ Inglês da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM como requisito parcial para obtenção do título acadêmico de Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa.

Orientadora: Prof.ª Drª Fernanda Valim Côrtes Miguel

 

  Data da aprovação: _____/_____/_____

__________________________________________

Prof.ª Drª Fernanda Valim Côrtes Miguel

Orientadora

__________________________________________

Prof.ª Drª Juliana Helena Gomes Leal

Membro

__________________________________________

Prof.ª Ms. Lucirleia Alves Moreira Pierucci

Membro

Diamantina

2017              

AGRADECIMENTOS

Primeiramente а Deus, por permitir tudo o que aconteceu ao longo da minha existência. É ele o maior mestre que alguém pode ter.

Agradeço ao CNPq pela concessão da bolsa de iniciação cientifica (PIBIC), que viabilizou financeiramente a realização do presente trabalho.

À UFVJM, seu corpo docente, direção е administração que me proporcionaram a oportunidade de vislumbrar o mundo com outros olhos, através do conhecimento.

À professora Fernanda Valim, pela orientação, pelo convívio, pelo apoio, pela compreensão е pela amizade a mim dedicada nessa trajetória.

Ao professor Guto Leite, Poeta, compositor e professor de Literatura Brasileira da UFRGS, pelas contribuições, que enriqueceram a pesquisa e foram muito importantes para a conclusão desse trabalho.

Ao Cristiano, com quem amo compartilhar а vida. Obrigada pelo amor, carinho, paciência е por sua capacidade em trazer tranquilidade na correria de cada semestre.

Aos meus pais, Antônio e Geralda, pelo cuidado, amor e por terem acreditado em mim.

Aos meus irmãos, Antônio Luiz, Simoni e Magali, pela amizade, incentivo e muito carinho. Por não medirem esforços para que eu conseguisse me formar.

Aos meus avós, tios e primos, em especial a Jonathan e Elaine, que durante todo o percurso estiveram ao meu lado, agradeço pela força da amizade.

Ao Carlos Farias e às Lavadeiras do Jequitinhonha, não haveria essa pesquisa se não existisse esse grupo de expressão tão forte para nossa cultura.


Eu vi menina

Virar moça faceira

Tomar-se lavadeira

E contar a história de um povo

Bate aqui

Torce ali

Conta o que viu

Canta o que virá

CD Áqua: A música das Lavadeiras

RESUMO

Esse trabalho partiu dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica (UFVJM/CNPq) desenvolvida na área da Literatura Contemporânea e dos Estudos Culturais.  Em nossa pesquisa, buscamos investigar as produções poéticas das Lavadeiras do Jequitinhonha disponíveis na trilogia de CD-Livros gravados pelo grupo: “Batukim Brasileiro - O Canto das Lavadeiras” (2002), “AQUA - A Música das Lavadeiras do Jequitinhonha” (2005) e “Devoção” (2013). Seus repertórios foram criados a partir de canções de domínio público e do repertório dos cancioneiros de tradição popular. As Lavadeiras cantam pela preservação do que faz parte de sua existência. Seus cantos de trabalho são memórias do povo africano que compõe nossa cultura e mobilizam nossa religiosidade, nossas crenças, nossas artes e lutas de resistência. Permeadas também por poéticas da dor, seus cantos dizem som e acabam por reforçar o sim.

Palavras-chave: lavadeiras; canção popular; cantos de trabalho.

ABSTRACT

This work was based on the results of a Scientific Initiation research (CNPq/UFVJM) it was developed in contemporary literature and Cultural Studies. In our research, we search for investigate poetic productions by Lavadeiras do Jequitinhonha available from the trilogy of CD-Books recorded by the group, "Batukim Brazilian -  O canto das Lavadeiras" (2002), "AQUA – A música das Lavadeiras Jequitinhonha" (2005) and "Devotion" (2013). Their repertoires were created from songs of public domain and the repertoire of songbooks of popular tradition. The Lavadeiras sing for the preservation of what is part of their existence. Their work songs are the African people’ memories, that compose our culture and mobilize our religiosity, our beliefs, our arts, and resistance struggles. Poetics of pain also permeates them, the singing of them says Sound and consummate to reinforce the Yes.

Keywords?


Sumário

1.        Breve introdução sobre os estudos da canção        8

2.        As lavadeiras do Jequitinhonha        12

2.1. Cantos do trabalho        17

3.        Como o feminino aparece nesse universo        20

4.        Memórias de nossa cultura e religiosidade        28

5.        Considerações Finais        34

6.        Referências        36

7.        Anexo        38

  1. BREVE INTRODUÇÃO SOBRE OS ESTUDOS DA CANÇÃO

Os estudos da canção popular e dos cancioneiros fazem parte de um campo relativamente novo no meio acadêmico. Por essa razão, buscamos, ao longo de nossa pesquisa, compreender algumas questões importantes, tais como: canção é algo que se estude como literatura? Por que estudar canção popular no Brasil? Qual a importância desse estudo para estudantes de Letras, para o público universitário e para a formação de professores? Essas foram algumas indagações que acompanharam a construção desta pesquisa e que motivaram um percurso de encontro entre a canção popular e a literatura, a cultura brasileira em diálogo com nossa história colonial, as memórias da tradição e o encontro com suas relações políticas e formas de resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com