TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maus: A História de um Sobrevivente

Por:   •  18/9/2023  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 3

Maus: a história de um sobrevivente é uma obra em quadrinhos que narra a experiência de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, durante o Holocausto. A história é contada por ele mesmo ao seu filho Art, que também é o autor e ilustrador do livro. O livro foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991, e ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura em 1992.

A obra se destaca pela forma como representa os personagens: os judeus são desenhados como ratos, os nazistas como gatos, os poloneses não judeus como porcos e os americanos como cachorros. Essa escolha simbólica reflete o espírito do livro, que é um relato incisivo e perturbador da brutalidade e da desumanização do Holocausto.

A narrativa alterna entre o presente, em que Art entrevista seu pai em sua casa nos Estados Unidos, e o passado, em que Vladek conta sua vida na Polônia antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Vemos como ele conheceu sua esposa Anja, com quem teve um filho chamado Richieu, como ele foi convocado para o exército polonês e feito prisioneiro de guerra pelos alemães, como ele escapou e voltou para sua cidade natal, Częstochowa, que foi anexada pela Alemanha e submetida às leis antissemitas.

Vemos também como ele e sua família tentaram se esconder dos nazistas, como eles foram deportados para o gueto de Sosnowiec, como eles perderam seu filho Richieu, que foi envenenado pela tia junto com outras crianças para evitar que fossem levadas para os campos de extermínio, como eles foram separados e enviados para Auschwitz, onde sofreram torturas, fome, doenças e violência.

Vemos ainda como Vladek usou sua inteligência, sua habilidade e sua sorte para sobreviver ao inferno de Auschwitz, como ele se reencontrou com Anja no campo feminino, como eles foram transferidos para Dachau nos últimos meses da guerra, quando as condições eram ainda piores, e como eles foram libertados pelos aliados em 1945.

A história de Vladek é intercalada com a história de Art, que mostra sua relação conflituosa com seu pai, um homem traumatizado pelo Holocausto, que se tornou avarento, racista e autoritário. Art também mostra sua culpa por não ter vivido o que seu pai viveu, sua angústia por não ter conhecido sua mãe, que se suicidou em 1968, e sua dificuldade em retratar seu pai sem cair nos estereótipos do judeu sovina.

Além da história pessoal de Vladek e Art, o livro também aborda a história do Holocausto por fora da narrativa principal. Por exemplo, mostra a atuação de outros países na guerra, como a França, que colaborou com os nazistas na deportação dos judeus; a União Soviética, que invadiu a Polônia junto com a Alemanha em 1939; os Estados Unidos, que entraram na guerra em 1941 após o ataque japonês a Pearl Harbor; e a Inglaterra, que resistiu aos bombardeios alemães.

Mostra também as motivações da guerra, como o ressentimento da Alemanha pela derrota na Primeira Guerra Mundial e pelo Tratado de Versalhes, que impôs duras sanções ao país; a ascensão do nazismo e do fascismo na Europa, com base no nacionalismo, no racismo e no anticomunismo; a ideologia da "solução final", que visava eliminar os judeus e outras minorias consideradas inferiores pelos nazistas; e o papel da propaganda e da censura na manipulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com