TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo De Aprendizagem - Segundo Skinner

Artigos Científicos: Metodo De Aprendizagem - Segundo Skinner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 14

Método de aprendizagem segundo Skinner.

De acordo com as ideias de Skinner, pode-se dizer que aprendizagem é uma mudança na probabilidade da resposta, devendo especificar as condições sob as quais ela acontece. É importante salientar que o mesmo autor garante ainda que a execução de um comportamento é essencial, mas não é isso que afirma a existência de uma aprendizagem. Assim, é necessário que se saiba a natureza do comportamento, bem como, entenda-se o seu processo de aquisição. Percebe-se, com isso, que, para este ele, o grande foco dos estudiosos da aprendizagem não devem ser as ações que os indivíduos emitem em si, mas sim as contingências do qual o comportamento é função. Tentando elucidar sua idéia, Skinner expõe que “Três são as variáveis que compõem as chamadas contingências de reforço, sob as quais há aprendizagem: a ocasião em que o comportamento ocorre, o próprio comportamento e as conseqüências do comportamento”.

Skinner aponta que um dos grandes problemas do ensino atualmente está em criar condições favoráveis para as conseqüências do comportamento. Para que o comportamento seja efetivamente reforçado é importante que a conseqüência esteja associada em um breve tempo com a resposta emitida pelo organismo. Na tentativa de aproximar o aparecimento de um reforçador do comportamento emitido do aluno Skinner criou as máquinas de ensinar. Para ele, essas máquinas deveriam ser colocadas em sala de aula para auxiliar o professor no ensino dos conteúdos. As máquinas são programadas com perguntas de múltipla escolha sobre um determinado assunto, o aluno terá que colocar o botão na casa que corresponde à resposta correta, caso erre, o aluno não consegue passar para a pergunta seguinte. Pode-se acoplar uma luz que acenda toda vez que o estudante apresente a resposta correta. Um fator importante a ser citado sobre a maquina é que, como cada criança teria um aparelho, o ritmo da seqüência de perguntas é controlado por cada aluno.

Para Skinner, o uso das máquinas cessa com o problema da contiguidade do reforço e permite que cada aluno tenha o seu tempo respeitado, podendo cada criança ter um trabalho mais individualizado possível. Este autor expõe também os benefícios que o uso das máquinas traria ao professor e a forma como deve comportar-se com este novo instrumento em sala de aula. A preocupação de Skinner com um trabalho individual que seja coordenado pelo próprio sujeito mostra que, diferentemente do que se divulga em muito materiais didáticos, este autor considera a subjetividade de cada indivíduo. Fica evidenciado, então, que a teoria de Skinner não só aponta para um trabalho individualizado, como também indica formas de fazê-lo.

Método de aprendizagem segundo Vygotsky

Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para ele, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola não é a única fonte que o sujeito possui para aprender, isso está inato às capacidades humanas, conseguindo assim, aprender com qualquer situação vivida. Por a aprendizagem ser algo tão implícito à capacidade humana, acredita-se que exista uma associação desta com o processo de desenvolvimento dessa espécie. Como se sabe, o desenvolvimento ocorre desde a geração do feto, perpassando por toda a vida do homem, sendo finalizado na sua morte. Acredita-se que a aprendizagem também seja um dos processos pelo quais se está sujeito em todos os momentos da vida. Para Vygotsky os sujeitos possuem quatro entradas de desenvolvimento que juntas caracterizam o funcionamento psicológico dos seres humanos.

A primeira, a filogênese, se refere à história da espécie humana; a segunda, à ontogênese ligada à história do individuo da espécie; a sociogênese, à história do meio cultural e a microgênese, à história de cada processo psicológico. Vygotsky, preocupou-se mais com a aprendizagem escolar e a sua relação com o desenvolvimento ocorrido antes e durante o processo escolar. Como o processo de desenvolvimento se inicia muito antes da entrada dos sujeitos na escola, este autor considerou importante frisar que o rumo da aprendizagem escolar não precisa ser necessariamente o mesmo do desenvolvimento pré-escolar, podendo existir desvios e até mesmo uma direção contrária. Ainda discorrendo sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, Vygotsky afirmou que este último ocorre de forma aleatória dentro de um padrão da espécie enquanto que a primeira é sistemática e oferece algo de completamente novo ao curso do anterior.

Quando se pretende definir a relação entre o processo de desenvolvimento e a capacidade potencial de aprendizagem, não podemos limitar-nos a um único nível de desenvolvimento. Tem de se determinar pelo menos dois níveis de desenvolvimento de uma criança, já que, se não, não se conseguirá encontrar a relação entre desenvolvimento e capacidade potencial de aprendizagem em cada caso específico. O primeiro nível apontado por Vygotsky na afirmação anterior indica o desenvolvimento efetivo de uma criança. Contudo, este não pode ser o único padrão para se definir em que nível esta se encontra. Para solucionar esta situação, o autor defendeu o uso do segundo nível de desenvolvimento denominando-o de capacidade potencial de aprendizagem.

Esta consiste no conjunto de atividades que a criança é capaz de fazer com o auxílio dos adultos. Desse modo, para Vygotsky (2001), o desenvolvimento potencial indica o que a criança conseguirá realizar num futuro próximo. É como se a criança possuísse o conhecimento, mas ainda não o assimilou. Essa é a razão que define, portanto, a importância da avaliação do desenvolvimento como um todo para o estabelecimento do estado do desenvolvimento mental da criança.

Método de aprendizagem segundo Peaget

Piaget foi convidado por Simon a trabalhar no laboratório de Binet com a finalidade a ajudar a padronizar alguns testes de raciocínio. Todavia, o suíço se interessou pelas razões que levavam o aluno a fracassar nas respostas dos testes lógicos. Nesta época, inicia sua pesquisa acerca do pensamento infantil e dedica sua vida a elaborar uma teoria geral do desenvolvimento da inteligência lógica. Sua teoria foi nomeada de Construtivismo. “O objeto de estudos piagetiano é, portanto, a construção do conhecimento a partir de sua gênese no sujeito cognoscente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com