TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A música como método de Aprendizagem

Por:   •  22/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA

PATRÍCIA CAVALCANTE MÁXIMO

A MÚSICA COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM

IBIÚNA - SP

2015

PATRÍCIA CAVALCANTE MÁXIMO

A MÚSICA COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Pré-projeto de Pesquisa – Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado na Disciplina Pesquisa e Prática em Educação VII

Orientador (a):Profa. Ms. Márcia Moreira de Carvalho

IBIÚNA - SP

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................4

2. JUSTIFICATIVA ...............................................................................................5

3. OBJETIVOS .....................................................................................................6

3.1 GERAL .......................................................................................................... 6

3.2 ESPECÍFICOS ................................................................................................6

4. REFERENCIAL TEÓRICO ...............................................................................7

5. METODOLOGIA DA PESQUISA .................................................................... 9

6. REFERÊNCIAS ...............................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A música está presente em toda a nossa vida, desde pequeno ouvimos canções, na hora de dormir, na hora de uma brincadeira. Em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no princípio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens. A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Será possível se trabalha com música na sala de aula não deixando de focar no contexto pedagógico pré-estabelecido? O Brasil está como uns dos piores países no quesito educação, pois o método antigo de só utilizar livros e ditados não são tão prazerosos e a absorção dos conteúdos são péssimas, não tendo satisfação nos resultados. A música está sendo reconhecida como uma disciplina inovadora, não apenas fazendo parte da disciplina artes, mas sim sendo uma disciplina específica, onde irá proporcionar além de prazer, muito conhecimento, ajudando os discentes a se expressarem melhor tanto oralmente quanto na escrita, uma forma de interagir buscando resgatar e conhecer culturas distintas.

Sendo a música prazerosa por todos, está sendo aprimorada e utilizada nas escolas como estratégias de ensino, aplicar a música de forma adequada é essencial para que o objetivo desejado seja alcançado, nos primeiros anos da vida escolar essa tática é a melhor maneira de se transmitir um bom ensino, a qualidade de aprendizagem é de nível elevado quando a música é aplicada, um modo de trabalho divertido onde todos possam interagir e aprender.

2. JUSTIFICATIVA

A música leva a criança a interagir melhor, fica mais calma e tem a capacidade de trabalhar as atividades em sala de aula. Ela deve iniciar-se desde a educação infantil, pois a música é uma linguagem que tem sensações, sentidos e está presente nas diversas situações, é por meio dela que a criança poderá entrar em um mundo letrado e cheio de diversão.

A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos tornam-se mais amplos, e este contato faz com que o aluno conheça o mundo a sua volta de forma bem prazerosa facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Ela está presente em todas as matérias, deve ser trabalhada como uma ferramenta de apoio. O professor tem que compreender a música como uma linguagem e saber utilizá-lo de maneira adequada, pois esta é uma importante aliada para o desenvolvimento infantil. Não fugindo dos conteúdos da disciplina.

Ao se trabalhar com a música a interação entre culturas ocorrerá, o respeito se estabelecerá, quebrando barreiras da desigualdade. A música desenvolve na criança a identificação do som e suas variantes a linguagem e também o ritmo. É através dela que acontece o desenvolvimento do raciocínio, da sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber. Enfim a música é a “melhor maneira” de se obter conhecimentos diversos.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

• Transmitir os conhecimentos de uma forma prazerosa e divertida;

• Adquirir conhecimentos onde os mesmos são transmitidos e captados de uma forma diferente, mas com ótimos desenvolvimentos.

3.2 ESPECÍFICOS

• Poder utilizar da melhor forma estratégias;

• Alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com