TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos para aprendizagem da disciplina Ciências

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências.

                                     Ensinar Ciências

O educador deve construir juntamente com o aluno, novas concepções e experiências pedagógicas, por meio de respeito, amizade, companheirismo, afeto, reflexões e diálogo, de modo que a interação e o aprendizado sejam mútuos. 

Na relação professor-aluno, o ponto central é a interação, que são promovidas pelas habilidades e intenções do professor, devendo ainda haver a motivação para o envolvimento do aluno em todo o processo educativo. 

Cabe ainda ao professor não ser apenas um transmissor de conhecimentos, mas envolver-se na formação de seus alunos como seres atuantes e pensantes, capazes de construir seu conhecimento, orientando e fortalecendo as bases morais e críticas, possibilitando autonomia em suas análises, ampliando horizontes culturais, transformando assim, sua própria realidade. 

Para uma interação aluno-aluno de sucesso, cabe ao professor como mediador fazer com que a aula se torne prazerosa, criativa, estimulante, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação, incentivando os trabalhos em grupo, para que os alunos tenham a chance de se conhecerem melhor e aprender a respeitar a opinião dos colegas. 

No Ensino Tradicional, não há aproximação do professor que é o detentor de conhecimento, com o aluno que é o receptor passivo. O ponto positivo consiste em indicador de que houve aprendizagem e o conteúdo está assegurado, o ponto negativo são as emoções e afetividade reprimidas, podendo causar o desinteresse devido a falta de estímulo ao aluno. 

No Construtivismo a vantagem é a valorização do conhecimento prévio do aluno, mas não oferece ao professor instrumentos seguros e precisos em seu trabalho diário. 

Ensinar Ciências é ajudar o aluno a compreender o mundo a sua volta. Para obter êxito no ensino e aprendizagem de Ciências, o professor deve propiciar aos alunos, oportunidades para o desenvolvimento de suas ideias, conceitos e relação entre fatos, contribuindo para a construção de um conhecimento cientifico, baseando-se em situação problema, oferecendo aos alunos a oportunidade de observar, fazer registros, hipóteses e tirar conclusões. 

Meu objetivo é atuar no Ensino Fundamental, tenho conhecimento de que o professor é o grande responsável pela motivação dos alunos, portanto a proposta pedagógica é a construção do conhecimento pelos alunos, transformando-os em cidadãos críticos e participativos. 

 Atualmente o ensino de Ciências é um desafio frente ao progresso crescente neste domínio do conhecimento e requer da escola e do professor um papel fundamental na formação do aluno. 

Como diz na canção, Anjos da Guarda, composição de Leci Brandão: 

 “Na sala de aula

É que se forma um cidadão

Na sala de aula

Que se muda uma nação

Na sala de aula

Não há idade, nem cor

Por isso aceite e respeite

O meu professor”...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com