TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Educação Infantil

Monografias: Metodologia Da Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  4.470 Palavras (18 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 18

1. Como foi a criação da educação Infantil? Responda, contextualizando historicamente.

Durante seculos a educação de crianças esteve sob a responsabilidade exclusiva da família, pois acreditava-se que era no convívio com os adultos que a criança aprendia as tradições, normas e regras da sua cultura. Já na sociedade contemporânea a criança passou a ter a oportunidade de frequentar um ambiente de socialização, convívio e aprendizagem sobre sua cultura mediante diferentes interações com seus pares. As instituições para a educação de crianças de 0 a 6 anos começaram a surgir no continente europeu no final do seculo XVIII. Com a transição do feudalismo para o capitalismo, onde ocorreu a substituição de ferramentas por maquinas e a revolução industrial, ocorreram grandes mudanças no cenário social. As mulheres entraram em massa no mercado de trabalho, não tendo mais com quem deixar seus filhos, recorrendo então ao trabalho de mulheres que optaram por não trabalhar nas fabricas e vendiam seus serviços para abrigarem e cuidarem dos filhos de outras mulheres. Essas mulheres realizavam apenas atividades de canto, oração e desenvolvimento de bons hábitos de comportamento e internalização de regras morais. Nesse contexto foi criada, em 1969, a primeira escola de principiantes. Nessa escola a criança deveria adquirir bons hábitos, como obediência e honestidade, conhecer as letras minusculas, aprender a pronunciar palavras, adquirir as primeiras noções de moral e religião. As creches, escolas maternais e jardins da infância tiveram, somente no seu inicio, o objetivo de cuidar da higiene, alimentação e cuidados físicos das crianças.

Já em 1816, as escolas já passaram a ser pensadas na perspectiva pedagógica, onde a criança ingressava aos 18 meses e já aprendia sobre a natureza, realizava exercícios de canto e dança. Os materiais didáticos tinham proposito educativo, possibilitando as crianças o desenvolvimento do raciocínio e o julgamento correto diante das situações propostas pelo professor.

2. Atualmente, qual é a finalidade da educação infantil? Responda, comparando com as primeiras instituições de educação infantil que visavam atender à necessidade de mulheres pobres que ingressavam no mercado de trabalho.

Atualmente, o objetivo da educação infantil é primordialmente pedagógica, ou seja, a criança ingressa cedo a escola e já conta com materiais didáticos que visam desenvolver seu raciocínio, aprendem sobre a natureza, realizava exercícios de canto e dança, e não estão na escola com o objetivo de serem cuidadas apenas. Já nas primeiras instituições de educação infantil, devido a necessidade das mães de trabalharem fora, o principal objetivo era a guarda, a higiene e a alimentação das crianças.

3. Descreva a trajetória da educação infantil no Brasil até a atualidade.

No Brasil as primeiras creches e orfanatos surgiram com um caráter assistencialista, objetivando cuidar das crianças para as mães que trabalhavam fora e acolher órfãos abandonados, que, apesar do apoio da alta sociedade, tinham como finalidade esconder a vergonha da mãe solteira. Fatores como a desnutrição, mortalidade infantil e o alto numero de acidentes domésticos fizeram com que alguns setores da sociedade como os religiosos, empresários e educadores começassem a pensar num espaço de cuidados da criança fora do âmbito familiar. As implantação de creches no final do seculo XIX e inicio do seculo XX foi marcada pelas tendencias juridico-policial que defendia a infância moralmente abandonada, a medico-higienista e a religiosa, com a intenção de combater a mortalidade infantil.

A industrialização no Brasil também demandou a inserção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, aumentando a procura pelo serviço das instituições de atendimento a infância. Os movimentos feministas defendeu a ideia de que as creches e as pré-escolas deveriam atender a todas as mulheres, independente de sua necessidade de trabalho ou condição econômica. Esse movimento resultou no aumento do numero de instituições mantidas e geridas pelo poder publico. A partir da constituição de 1988 a legislação nacional passou a reconhecer que as creches e pré-escolas para crianças de 0 a 6 anos era parte do sistema educacional e a primeira etapa da educação básica. A educação para crianças em creches a partir de seu nascimento passou a ser destinada também a crianças das classes mais altas, e não apenas para filhos de famílias pobres que precisavam trabalhar.

4. O material traz informações sobre Froebel e sua contribuição para a educação infantil. Faça uma relação das principais ideias do texto.

Froebel pretendia não apenas reformar a educação pré-escolar, mas por meio dela, a estrutura familiar e os cuidados dedicados a infância, envolvendo a relação entre as esferas publica e privada. A educação ministrada no lar ou na escola fomentaria nas crianças a preguiça e a indolência. As energias humanas não estariam sendo desenvolvidas, muitas se atrofiando, perdendo-se por completo.

Pensando na educação que as mães deviam oferecer aos seus filhos, Froebel escreveu um livro chamado Jogos para a mãe e canções carinhosas, onde conversa com as mães por meio de poemas sobre os sentimentos da mãe contemplando seu recém-nascido, a mãe e sua unidade com a criança, as brincadeiras da mãe com seu filho, a necessidade da mãe observar o desenvolvimento da criança, a necessidade de conversar e cantar para ela. Na segunda parte da edição norte-americana, existem poesias, jogos de linguagem, gravuras e indicações de como fazer sombras na parede, para serem desenvolvidos com as crianças, servindo como motes para as conversações.

A obrigatoriedade de obediência, do corpo ao espírito, era muito enfatizada, sendo necessário abrir mão de métodos mais delicados. Sem ela não seria possível a educação do homem completo. A criança precisaria ter em conta, em todos os seus atos, a dignidade que viu e sentiu no homem e o respeito à sua própria natureza, manifestando-a em suas ações. Nessa idade, isso é o positivo da disciplina, quanto mais claramente se revelem às crianças e discípulos a essência e a dignidade humanas, com mais força e simplicidade se manifestarão neles as exigências totais da humanidade. Para conseguir tal fim, deve empregar o professor, não somente a admoestação, como, em caso de necessidade, o castigo e a rigidez, que redunda no bem do discípulo.

No jardim-de-infância, a educação moral se fazia pelo cultivo da polidez. Era necessário que as crianças aprendessem que não poderiam fazer tudo, que soubessem diferenciar o certo e o errado. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com