TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Resenha Descritiva

Por:   •  6/6/2017  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  17.243 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS FLORIANO

CURSO: Licenciatura Plena em Matemática

MÓDULO: VII (1º semestre de 2012)

DISCIPLINA: Orientações para o TCC

PROFESSOR: Odimógenes Soares Lopes

RESUMO CRÍTICO (RESENHA OU RECENSÃO)

Nome do Aluno(a): José Humberto Nunes da Silva

REFERÊNCIA DA OBRA:

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

UMA TENDÊNCIA NECESSÁRIA

 

José Messildo Viana Nunes

messildo@ig.com.br.

NPADC-UFPA,

Francisco Hermes Santos da Silva

NPADC-UFPA,

hermessil@ig.com.br

RESENHA

A história da matemática é uma tendência estritamente necessária em toda e qualquer disciplinas na área de exatas, crescendo no meio educacional como subsidio metodológico para ao ensino da matemática. Sendo o artigo abordado em sete paginas, nos mostra que não é uma tarefa fácil adotar o uso de historia em aulas expositivas argumentativas de matemática, contudo o conhecimento histórico é de total importância no uso da historia da matemática na educação matemática.

A história da matemática no ensino da matemática apresenta uma serie de dificuldades, observando-se assim que a maioria dos professores não teve (e não tem) contato com conteúdos históricos matemáticos durante sua formação. Acarretando assim pouco tempo para pesquisar e elaborar atividades que utilizem historia para a construção de conhecimentos matemáticos.

Quantas vezes escutamos dos nossos alunos quem inventou essa fórmula? Claramente percebemos a angustia que tem em relação ao conteúdo abordado tradicionalmente. Sabendo que temos que buscar maneiras de valorizar as fórmulas/algoritmos para que não fique algo mecânico.

Fossa (2001) caracteriza como ornamental o uso da histórica contida na maioria dos livros textos de matemática “são notas históricas que nos contam algo sobre o desenvolvimento da matemática ou o seu formalismo ou, ainda, sobre algum fato picante da biografia de um grande matemático do passado” (FOSSA, 2001, p. 54).

“(...) nossos alunos são condenados a percorrer o caminho inverso dos nossos antepassados: em vez de encarar o problema e procurar recurso matemático para solução, eles aprendem em primeiro lugar a matemática para depois aplicá-la a situações práticas” (FOSSA, 2004, p.89).

Portanto, podemos observar que a historia da matemática nos oferece diversos fatores interessantes do conhecimento matemático, pois desperta tanto do educador quanto do educando, a vontade de pesquisar mais sobre o determinado assunto, formando assim ideias que auxiliem no desenvolvimento da disciplina, assim como foi desenvolvida a matemática, sempre um, utilizando os estudos do outro para melhores descobertas e facilidades.      

Concluímos que é de vital importância conhecemos a origem de como surgiram às proposições, teoremas, fórmulas e algoritmos antes de podermos utilizar de tal forma que não saiba de onde veio, ou de pensar que foram inventadas sem propósito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com