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Música compassos

Por:   •  30/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

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CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA

Didática geral - Professora: Jeanine Bogaerts

Aluna: Talyta Barreto Barboza - Curso: Licenciatura/ 1º Período

Fernandes, José Nunes. "Educação musical temas selecionados .1ª Ed. Curitiba, CRV,2013.

- Caracterização da didática musical:

         O Campo da didática sempre foi pensado na área da educação, sendo uma área da pedagogia. Atualmente, com as recentes modificações nos sistemas escolares e também na área de formação de professores surge um interesse pela área musical. (P. 71)

-Didática da música no Brasil:

           No Brasil, desde 1930, a disciplina Didática foi incluída nos cursos de formação de professores. (P. 71)

             Implantação da Escola Nova, voltada para um elite rica e talentosa - educação democrática. (P. 72)

              O professor de música, ou adotava um postura tecnicista em função dos métodos ou demonstrava rejeição ao planejamento.(P. 72)

Na década de 80, apareceram os primeiros questionamentos da prática escolar depois da implantação da Lei 5692/71 e da grandiosa quantidade de pareceres e indicações que a acompanharam. (P. 73)

-Características da didática musical no Brasil:

Caracterizar a didática musical tentar implicar tentar identificar qual a concepção filosófico-educacional compartilhada pelo professor de música. (P. 73)

a) Tendência tradicional da Educação Musical.

É a mais aceita e a que tem maior valor para a maioria dos professores. Implica diretamente no processo de execução musical (tocar ou cantar) com fins de transmissão da tradição musical erudita ocidental. (P. 74)

b) Tendência Escolanovista da Educação Musical.

O ensino da música como intercâmbio das experiências. (P. 74)

O material básico é o folclore e músicas pedagógicas criadas, abrangendo a música tradicional. (P. 75)

O professor assume o papel de orientador. (P.75)

c) Tendência Criativa da Educação Musical.

A teoria Criativa desenvolveu-se no Brasil com o movimento das Oficinas de Música. (P. 75)

Essa teoria privilegia aspectos e procedimentos da música contemporânea erudita. (P. 75)

d) Tendência Contextualista de Educação Musical.

Essa teoria introduz um novo conceito de escola: a escola hoje deve considerar as inúmeras influências externas que recebe do seu meio. (P. 76)

e) Tendência "Pró-Criatividade" da Educação Musical.

Essa tendência foi denominada pela autora como "pró-criatividade", encontrada nas escolas públicas desde a década de 70. (P. 78)

-Aspectos do planejamento e do currículo.

Na literatura escolanovista da educação musical as obras são, na verdade, programações de atividades e exemplos de exercícios, procedimentos e músicas didáticas.(P. 78)

O planejamento não é básico somente na área da didática, ele é fundamental também na vida humana.(P. 78)

O planejamento implica em predizer o que pretendemos fazer,como, para quê e para quem.(P. 78)

São conhecidos hoje três tipos principais de plano de ensino: de curso/série, o de unidade e o de aula. (P.79)

-Fases e partes do processo de planejamento.

*FASES DE PREPARAÇÃO:

Conhecimento da realidade, determinação dos objetivos, seleção e organização dos conteúdos, seleção e organização de ensino, seleção dos procedimentos de avaliação, estruturação do plano de ensino.(P. 80)

*FASE DE DESENVOLVIMENTO:

Plano em ação.(P. 80)

*FASE DE APERFEIÇOAMENTO:

Avaliação, feedback, replanejamento.(P. 80)

Os objetivos ainda são classificados em gerais (resultados complexos) e específicos (resultados simples e concretos). (P.80)

Os procedimentos representam a ação do professor enquanto orienta e organiza situações de ensino. (P. 81)

O professor deve "prever experiências de aprendizagem que estimulem o aluno na formação de conceitos, ao invés de simplesmente adquirir conceitos", buscando a solução dos problemas ao invés de receber soluções prontas (TURRA et al.,1996.p.37). (P.81)

As atividades e experiências podem ser individuais ou em grupo. (P.81)

-Planejamento em educação musical.

Deve ter quatro condições para ser efetivo: Flexibilidade,continuidade,realidade e a unidade. (P.81)

Os educadores, porém, deveriam usar um planejamento que fosse direcionado para uma meta principal, que seria desenvolver os alunos como compositores, intérpretes e apreciadores. (P.81)

Existem dois tipos de planejamento em aulas de música:

1) Baseado na atividade e inclui menos pensamento. (P. 82)        

2)Baseado nos objetivos, inclui um certo esforço cognitivo por parte dos professores. (P.82)

A importância do planejamento para a educação musical pode ser vista, por exemplo, quando fazemos a escolha de um curso. (P. 82)

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