TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMAS DEELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.486 Palavras (22 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE VETERINARIA

MESTRADO EM SEGURANÇADE ALIMENTOS

NORMAS DEELABORAÇÃO DE

TRABALHOS ACADÉMICOS

1ª Edição

2012

NORMAS PARA ELABORAÇÃODE TRABALHOS ACADÉMICOS

                                                                                        1ª Edição

Faculdade de Veterinária, Universidade Eduardo Mondlane

Av. de Moçambique Km 1,5, Maputo

Telefone: 21475155 Fax: 21475063

PREFÁCIO

A elaboração de trabalhos académicos é uma habilidade pontual na formação de qualquer profissional que desenvolve pesquisa e constrói conhecimento no decorrer da sua formação pós-graduada.  

Todos os trabalhos académicos elaborados no âmbito da componente curricular e da componente dissertação do Mestrado em Segurança de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane devem respeitar as normas definidas neste documento.

As presentes normas têm por objectivo assegurar uniformidade na estrutura e formato dos documentos e no estilo de escrita, não constituindo um guia detalhado de escrita científica. Para este propósito, o estudante é aconselhado a consultar as fontes de informação recomendadas na unidade curricular ‘Métodos de Investigação’ ou outras apropriadas.

O documento contém duas partes, a primeira dedicada às normas de formatação dos diferentes trabalhos académicos e a segunda às normas de citações e referências bibliográficas.

ÍNDICE

Prefácio

Parte 1 – Normas de formatação dos trabalhos académicos

1

I. Tipo de trabalhos académicos

2

II. Estrutura dos trabalhos académicos

  4

III. Formato dos documentos

  6

Anexo 1 – Exemplo de capa de projecto de dissertação e relatório de pesquisa

10

Anexo 2 – Exemplo de capa da dissertação

11

Anexo 3 – Exemplo de folha de rosto da dissertação

12

Parte 2 – Normas de citações e referências bibliográficas

13

I. Introdução

14

II. Objectivos das citações e referências bibliográficas

14

III. Formas de citação no texto

15

IV. Referências bibliográficas

20

Bibliografia consultada

27

PARTE 1. NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÉMICOS

  1. TIPOS DE TRABALHOS ACADÉMICOS

Os trabalhos académicos que os estudantes do Mestrado em Segurança de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane devem elaborar são os seguintes:

1.1        MONOGRAFIA DE COMPILAÇÃO

Também chamada de revisão bibliográfica, é um trabalho que compreende a pesquisa, análise crítica e avaliação de documentos sobre um tema determinado, com a finalidade de identificar os pontos de vista de cada um dos autores, organizá-los adequadamente segundo as coincidências ou contradições percebidas, e de apresentar as conclusões, clara e objectivamente

A monografia de compilação não deve ser uma mera listagem dos resultados e opiniões dos outros autores. O estudante deve demonstrar que examinou o maior número possível de obras publicadas sobre o assunto versado; deve ser capaz de organizar as várias opiniões, de as antepor logicamente se forem antagónicas, de harmonizar os pontos de vista que forem coincidentes, por outras palavras, deve ser capaz de apresentar um panorama das várias posições, de maneira clara e didática; deve dar a sua opinião sobre os pontos relevantes e mencionar claramente as suas próprias conclusões.

1.2        PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

A elaboração do projecto de investigação corresponde à planificação da pesquisa, sendo uma importante etapa da produção científica do estudante. O projecto de investigação é um documento que descreve a pesquisa nos seus aspectos fundamentais, nomeadamente o plano, fases e procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado, bem como os recursos necessários para a sua implementação.

No projecto de investigação, o estudante deve delimitar o tema e o problema que pretende pesquisar; deve formular as suas hipóteses; deve expor qual é o seu marco teórico dereferência, isto é, a relação que existe entre a teoria, a formulação do problema e o enunciado da(s) hipótese(s),e a respectiva lista bibliográfica; os objectivos da pesquisa; a metodologia a ser empregada, os instrumentos de pesquisa e o planeamento operacional (população a ser estudada, o tamanho da amostra, procedimentos experimentais, definição das variáveis, colheita de dados e análise dos dados); quando e com que recursos irá desenvolver a investigação;quais os resultados esperados.

1.3        RELATÓRIO DEPESQUISA

A submissão, por escrito, do relatório da pesquisa constitui o‘seminário de dissertação’, que integra a componente dissertação do curso. O objectivo da elaboração do relatório de pesquisa é permitir um acompanhamento mais frequente por parte do orientador, devendo constituir uma ajuda efectiva para o estudante cumprir os prazos definidos para cada etapa do seu trabalho.

No relatório de pesquisa, o estudante deve relatar o percurso da pesquisa, apresentando o projecto original e descrevendo as alterações que tenha feito para que a investigação pudesse ser realizada e os factos observados durante a sua realização; deve apresentaros resultados preliminares obtidos e a sua análise; deve indicar em que fase do calendário de actividades se encontra e o que falta ainda fazer; deve fazer uma análise crítica do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (261.3 Kb)   docx (118.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com