TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e métodos do Ensino do ensino de artes e educação física.

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome: Mariane Perinotto de Oliveira.

R.A: 8018112

Disciplina: Fundamentos e métodos do Ensino do ensino de artes e educação física.

Professor: Robson Amaral Da Silva

 

Trabalho sobre:

*Conceitual

* Procedimental

*Atitudinal

* Conceitual.

        O jogo escolhido para reflexão das dimensões conceitual, procedimental atitudinal, foi “polícia e ladrão”.

        *Conceitual: O jogo teve origem em São Paulo, onde as crianças acostumavam brincar de pega-pega e então foram modificando.

        O Jogo baseado em filmes do cinema, onde o oficial tinha que perseguir o fugitivo. Polícia e ladrão foi desenvolvido por um programador Garry Kitchen onde foram vendidos 750.000 jogos e no Brasil foi um dos jogos mais famosos.

*Procedimental.

        A turma é dividida em dois grupos: o de polícia e o dos ladrões. Para escolher como o grupo será dividido, dois participantes tiram impar ou par e quem ganhar começa a escolher primeiramente, o que ele gostaria de ser “polícia ou ladrão”, então começam a escolher os integrantes do seu grupo. Depois das escolhas com o mesmo número de participantes começa a brincadeira como um pega pega, onde os policiais devem capturar os ladrões e assim conduzir para um determinado espaço que todos decidiram para ser a “cadeia”.

        Também é possível fazer com que os ladrões se escondem, enquanto os policiais contam até um determinado número, sem poder ver onde os ladrões se escondem e depois começa a procura.

*Atitudinal.  

        A princípio não poderá haver brigas durante o jogo, puxar pela roupa, e deverá pegar o amigo pela mão para conduzir até a “cadeia”, onde todos determinarão juntos aonde será.

        Lembrando sempre que cada um faz parte de uma equipe, devendo trabalhar juntos para capturar ou para fugir, onde o cooperativismo, estratégia, trabalho de equipe fara toda diferença.

        Para a realização desta atividade seriam necessárias, 4 aulas, pois duas seriam usadas para a pesquisa da origem da brincadeira, podendo fazer uma pesquisa com os pais ou outros amigos, como cada um realiza está brincadeira (conceitual).

        Depois seria apresentado essa pesquisa em sala, na terceira e quarta aula seria explicação das regras e valores e execução da brincadeira. (Procedimental e Atitudinal).

        Refletindo que o Conceitual, Procedimental e Atitudinal andam juntos pois para a realização de um jogo ambos são importantes.

Referencias. Bibliográficas

Darido. S. C. Educação física na escola: conteúdos, duas dimensões e significados. Disponível em:

Araujo. E. E. Dimensão Conceitual, Procedimental e Atitudinal por Suraya Darido.

Disponível em:

 Activision. P. Keystone Kapers.

Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Keystone_Kapers

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com