TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BILINGUÍSMO E A IMPORTANCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS-INGLÊS

VITOR HUGO COUTINHO GIUSTI

BILINGUÍSMO E A IMPORTANCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA

RIO DE JANEIRO

SETEMBRO 2022

VITOR HUGO COUTINHO GIUSTI

BILINGUÍSMO E A IMPORTANCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA

Trabalho de conclusão de curso  apresentado à UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA, para obtenção de título PROFISSIONAL DE LETRAS: PORTUGUÊS-INGLÊS.

RIO DE JANEIRO

SETEMBRO 2022

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 DEFINIÇÃO DO PROJETO        4

2.1 TEMA        4

2.2 JUSTIFICATIVA        5

2.3 PROBLEMA DE PESQUISA        5

2.4 HIPÓTESES        5

3 OBJETIVOS        6

3.1 OBJETIVO GERAL        6

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO        6

4 EMBASAMENTO TEÓRICO        6

5 METODOLOGIA        9

5.1 SUJEITO DA PESQUISA        9

5.2 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        9

5.3 CORPUS        9

5.4 ANÁLISE DE DADOS        9

6 RECURSOS        10

7 CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

A comunicação é a chave para a interação humana, sem meios de comunicação não conseguimos interagir com outros indivíduos, por isso, a língua é tão importante para a comunicação humana. Necessitamos da língua como fonte de interação, sabendo que ela é um sistema de comunicação e expressão verbal de um determinado povo.

Desta forma, a comunicação é inerente à comunicação humana, por meio da linguagem todo ser humano nasce com capacidade para a aquisição da linguagem. Através da estimulação pelos processos de socialização no ambiente familiar e posteriormente ao longo do processo de escolarização e da vida em sociedade o indivíduo desenvolve e é formado em sua língua materna.

No mundo atual entretanto a capacidade de se comunicar em uma segunda língua, que não a língua materna, torna-se primordial para uma atuação significativa em sociedade. Com o desenvolvimento das redes de comunicação e fortalecimento dos processos de globalização da economia, intensificando o fluxo e a circulação de bens, serviços e pessoas ao redor do mundo, a relação entre os povos está cada vez mais próxima e vivida de forma cada vez mais intensa.

Assim, a linguagem faz parte da vida humana e sendo ela parte integrante de nossa comunicação diária, necessitamos interagir também com indivíduos de outras línguas, desta forma, aprender uma nova língua se torna indispensável nos dias atuais.

2 DEFINIÇÃO DO PROJETO

Este projeto caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, por meio das referências utilizadas buscaremos explicar a importância do bilinguismo no mundo atual e como ele influencia na vida das pessoas no mundo atual.

2.1 TEMA

O tema utilizado para essa pesquisa científica será o "Bilinguismo e a importância da segunda língua para a vida", pois entende-se que a linguagem é parte integrante da vida humana, deste modo, interagir com indivíduos de outras nacionalidades, falantes de outras línguas maternas estar cada vez mais frequente em nosso dia a dia. Por isso aprender uma segunda é relevante para o processor de comunicação.

2.2 JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, a importância da aprendizagem de uma segunda língua representa não apenas a possibilidade de obter fluência em outro idioma, mas favorece em ampla escala a aquisição de competências interculturais, alterando percepções sobre formas de vida e as maneiras de se relacionar e/ ou estabelecer vínculos com pessoas de nacionalidades distintas e visões de mundo diversas.

Do ponto de vista cognitivo, aprender uma segunda língua pode fortalecer a capacidade cognitiva do indivíduo ao longo da vida. Pesquisas ao redor do mundo demonstram que aqueles que falam mais de uma língua podem apresentar habilidades cognitivas acima da média. Além disso, as habilidades de escuta e atenção requeridas no processo de aquisição contribuem inclusive para o aprendizado da língua materna, especialmente no caso de crianças e jovens em idade escolar.

Assim, a capacidade de dominar uma ou mais línguas estrangeiras não constitui um objetivo estanque, mas representa a possibilidade de desenvolvimento de um vasto repertório linguístico e cultural que proporciona o reconhecimento da diferença e a valorização da diversidade. Esses fatores aliados a proximidade crescente com outros povos ou culturas favorecidas pelas redes de comunicação proporcionam a aquisição de uma competência comunicativa em várias línguas.

2.3 PROBLEMA DE PESQUISA

De que forma esse fenômeno possui implicação tanto na aquisição de língua quanto na aprendizagem de língua estrangeira?

2.4 HIPÓTESES

No mundo atual altamente globalizado, a maioria dos sujeitos conhece ou mantém um contato mínimo com uma segunda língua. Juntamente com o crescimento do bilinguismo como fenômeno social, as definições dadas ao fenômeno por pensadores de diversas áreas do saber foram se ampliando. Atualmente, compreende-se que entre o status de monolíngue e a capacidade de se comunicar em duas ou mais línguas, existe uma espécie de contínuo em que se localizam uma grande quantidade de bilingues.

Sabe-se que o contexto político e social de hoje tem obrigado indivíduos a cruzarem fronteiras, resultando na necessidade de adquirir habilidades fundamentais de comunicação. Nesse sentido, torna-se fundamental discutir sobre o fenômeno do bilinguismo sobre diversas perspectivas, com a finalidade de identificar suas características mais a fundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com