TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  20/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA BELO HORIZONTE – MG UNIDADE II

LETRAS 3ª SÉRIE

DISCIPLINAS – Língua Inglesa I, Fonética e Fonologia, Teoria Literária, Teorias do Letramento, Direitos Humanos.

CRISTIANE PEREIRA TORCHIA MOREIRA – RA 1221429928

Projeto Literário: “Palavra Viva”

LAÍS HELENA NANTES BARBOSA

BELO HORIZONTE / MG

12/05/2016

Dados de Identificação: Cristiane Pereira Torchia Moreira – RA 1221429928

Projeto literário: “PALAVRA VIVA”!

Introdução

Este trabalho, através dos estudos das disciplinas ministradas durante o semestre, tem como proposta a realização de um projeto para a criação de uma “sala de cultura” que visa atender a comunidade escolar, funcionando como suporte para os alunos e professores, sendo um espaço voltado para promover a cultura, incentivar a leitura, ser um espaço educativo e lúdico, diante da importância de uma educação de melhor qualidade para a comunidade escolar, visto que uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar no aluno um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Estado ou até mesmo pela sociedade. Desta forma serão elencados alguns passos para atender o que se propõe:

Em um primeiro momento, foi feita uma avaliação do espaço que a Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade utiliza como biblioteca e muitos problemas foram constatados. Os livros ficam dispostos em uma prateleira que sofre com a exposição da luz solar a maior parte do dia, com isso, os poucos livros que se encontram estão ressecados, perderam cor e consequentemente a qualidade. A biblioteca não dispõe de um bibliotecário para auxiliar professores e alunos. O único banco que se encontra no ambiente comporta no máximo 6 adultos e apenas uma mesa completa o ambiente. As prateleiras são altas e não oferecem acesso para os alunos mais baixos ou pessoas de mobilidade comprometida. Os livros não são separados por ordem alfabética, tema ou idade. O catálogo de livros é desatualizado e incompleto. O único computador da biblioteca, mesmo funcionando perfeitamente, não está conectado à internet ou à impressora e apesar de ser uma sala espaçosa, parte dela tem sido usada para depositar materiais não utilizados em sala de aula, tais como: carteiras quebradas, tubos de ensaio descartados do laboratório da escola, entre outros.

A diretora Conceição Evaristo, abraçou o projeto de revitalização da biblioteca e imediatamente convocou todos os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção da escola para fazer as alterações necessárias para adequação da biblioteca. Paralelamente, o nosso projeto tomava forma ao convocarmos os alunos e professores para que os mesmos realizassem o trabalho de campo. Enquanto fazíamos o trabalho de campo, fomos surpreendidos pela receptividade dos moradores dos bairros vizinhos, pela quantidade de material doado e pela presteza de alguns que não só doaram livros, como também doaram materiais novos que agora compõem a nossa biblioteca, como um tapete EVA, conjunto de cadeiras e mesa infantil, cortina e o mais incrível foram aqueles que doaram sua mão de obra, sendo gratificante receber em nossa biblioteca, antes da inauguração, auxílio para manutenção do computador, que agora funciona integrado à internet e à impressora, a instalação das cortinas e o acarpetado da sessão infantil. Tivemos também a colaboração do pai do aluno Roberto Freire, o Sr. Paulo Freire que como proprietário de uma gráfica ofereceu gratuitamente seus serviços para a confecção de todos os panfletos, cartazes e bilhetes que precisássemos.

Após fazermos o mapeamento da escola, suas reais necessidades e o quanto cada um podia contribuir, realizamos o mapeamento nos bairros vizinhos para apresentação do projeto, pedido do material necessário e coleta. Após uma abordagem de sucesso e uma coleta que consideramos muito satisfatória, iniciamos o trabalho no qual iríamos catalogar, organizar e otimizar nossa biblioteca. Conseguimos com as doações e as compras efetuadas pela escola, triplicar e diversificar nosso acervo, Dvds dos mais variados temas, inclusive musicais com legenda, CD ROM com exercícios e E-BOOKs, aparelho de som e alguns Cds de músicas infantis e contos. A direção da escola providenciou um funcionário que passará periodicamente por treinamento para manutenção, conservação e atualização constante do nosso acervo.

Com o sucesso do projeto na revitalização da biblioteca, providenciamos os anúncios convidando toda a comunidade para conhecer a nova biblioteca, deixando espaço para críticas e sugestões para que o nosso projeto continue caminhando, superando expectativas e que esse novo espaço possa continuar interagindo com a comunidade.(Ver anexos 03 e 04)

Mapeamento do perfil da escola

Nome da escola : E. E. Carlos Drummond de Andrade

Nome da diretora: Conceição Evaristo

Nº de professores: 45 Nº de funcionários: 161 Nº de alunos: 1.440

Nº de alunos do ensino fundamental (5º ao 9º ano):

864 alunos

Nº de alunos do ensino médio (1º ao 3º ano):

576 alunos

Nº de salas de aulas:

24 salas de aula

Descrição da sala da biblioteca :

A biblioteca possui três prateleiras que são acopladas à parede, mas desfavoráveis aos alunos de baixa estatura ou pessoas de mobilidade comprometida, já que estão a mais de 1 metro do chão. A mesma encontra-se em um ambiente desfavorável para conservação dos livros, visto que está próximo à porta, sendo afetada diretamente pela umidade e a luz solar. O único banco que possui está desgastado, mal posicionado de forma que dificulta a passagem de quem quer se sentar. A mesa, também a única que compõe o ambiente, está com os pés desnivelados e longe do banco, o que por sua vez dificulta o manuseio de um ou mais livros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com