TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  9/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

. DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com a transformação tecnológica na era digital, a sala de aula tem que ser mais dinâmica e mutável. O aprendizado deve ser mais dinâmico auxiliando na língua nativa ou num outro idioma, afim de aproveitar as novas tendências digitais e conseguir total atenção e interesse da geração Y (os nativos digitais).

Em contra partida para Mario Sergio Cortella (filosofo e educador) as plataformas digitais mudam nosso modo de pensar com grande velocidade. Mas não podem criar dependência. Não há tecnologia que modernize uma mentalidade, mas uma mentalidade moderna não recusa uma nova tecnologia.

O professor é o principal mediador para todo esse processo de ensinamento, e parte desse processo de introdução dessa nova possibilidade, cabe a ele administrar o modo de como irão agir nesse novo conflito.

Lembrando que o grande dilema não é a tecnologia e sim o grau de interesse existente no aluno.

É preciso saber o campo de interesse dos alunos.

Na Língua inglesa o artigo da HELB ( História do Ensino de Linguas no Brasil) que apesar de todas as oportunidades da utilização dos recursos tecnológicos pode sofrer uma rejeição inicial por parte dos professores e de outros agentes envolvidos no processo educacional. De acordo com Dudeney & Hocly (2007). Talvez pelo medo do novo, esse novo mundo que e dominado pela geração Y e não tão dominado pelos mais tradicionais.

Mas se levarmos em consideração as possibilidades de acessibilidade imediata com vídeos e até mesmo uma conferencia com outras pessoas nativas da língua inglesa, acesso rápido a dicionários escritos e auditivos facilitando a pronuncia e a escuta formando assim uma ferramenta ímpar. E com toda certeza em questão de pouco tempo, será de grande utilidade pra todos em sala de aula

2.2 ESTRUTURAS DA OFICINA

Aqui apresentaremos alguns tópicos sobre a oficina.

A quantidade de encontros necessário, podem variar no inicio da introdução da parte tecnológica, visando a nova metodologia para alunos e professores podem ser inicialmente 2 vezes na semana em sala de aula como uma forma de sentir como as duas partes reagirão a novidade.

Sobre a formação teórica do tema abordado é recomendado o artigo escrito pelo professor (Luiz Paulo Mercado) Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia . http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/210M.html

E o artigo escrito pelo educador Mario Sérgio Cortella.

http://mariosergiocortella.blogspot.com.br/2012/12/a-educacao-e-as-tecnologias.html

Os modelos de atividades podem ser efetivados com uso de smartphones e computadores, podendo ser utilizados para pesquisas de novas literaturas, referencias a obras nacionais e internacionais. Uso de dicionário linguístico tanto língua nativa ou língua inglesa (podendo ser usado também com áudio para facilitar a pronuncia da palavra em inglês). Uso de whatsapp para grupos de estudos, e aproximação de todos (alunos e professores) tais como dúvida ou ideias podem ser encurtadas e resolvidas de maneira mais rápida e eficaz ajudando também no desempenho e socialização pra turma.

O uso de projetores para filmes e documentários que tenham peso em sala de aula, ou ate mesmo um filme ou documentário em inglês somente com legendas para ajudar na familiarização da língua inglesa.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com esse desafio foi possível sentir a necessidade de mudanças e na renovação do ensino atual, sempre levando em consideração a capacidade de estarmos sempre antenados nas tendências e mudanças a fim de proporcionar um ensino inovador e pleno para nossos alunos, de maneira simples (pra eles) e talvez um pouco mais complexa pra outros.

Com o fácil acesso aos computadores e à Internet, foi aberta uma nova dimensão para a introdução de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem, principalmente no que diz respeito a softwares e atividades que possibilitem um alto grau de interatividade por parte dos aprendizes. Isto traz uma série de vantagens, como: facilitar o esclarecimento de dúvidas e diminuir o isolamento dos alunos com vistas a favorecer a obtenção de informações sobre seu aproveitamento, motivando-os para o aprendizado.

Com tudo isso nós esbarramos no paradigma do ensino tradicional. Que não deve jamais ser deixado de lado, mas adequado e enquadrado para os dias de hoje.

Devemos aproveitar esse interesse intenso pelas telas gigantes dos televisores com acesso a rede, as telas nem tão grandes como a dos computadores pessoais (que cada vez estão mais escassos) devido a praticidade e portabilidade dos smartphones.

Temos que levar em consideração que grande parte dos alunos (e não somente eles como pessoas em geral) passam o seu tempo hipnotizados em frente a “telinha”. Se observarmos bem o que fazem todo esse tempo em frente ao aparelho e exercer a leitura. Seja no Facebook, Instagram, whatsapp. O que fazem o tempo todo e ler. E porque não trazermos a nosso favor todo esse interesse?

É de extrema importância a capacitação de todos os professores e educadores pra iniciar esse processo. Não só de formação, mas como saber delimitar os padrões de uso em sala. Uma vez que o mundo esta a seu alcance, temos que cuidar muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com