TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MANAUS/AM

Por:   •  21/10/2021  •  Dissertação  •  24.522 Palavras (99 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 99

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

KATE CRISTINA ABREU PIMENTEL

CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MANAUS/AM

MESTRADO EM LETRAS

MANAUS

2021

KATE CRISTINA ABREU PIMENTEL

CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MANAUS/AM

MESTRADO EM LETRAS

Dissertação apresentada ao Programa de

Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas à Banca Examinadora da Universidade Federal do Amazonas, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, sob orientação do Prof. Dr. Wagner Barros Teixeira.

MANAUS

2021


[pic 2]

KATE CRISTINA ABREU PIMENTEL

“Crenças dos professores de língua inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas de educação básica na cidade de Manaus/AM”

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Amazonas como requisito para obtenção do titulo de Mestre em letras na área de Estudos da Linguagem.

Aprovada em 21 de junho de 2021.

BANCA EXAMINADORA:

[pic 3]

DEDICATÓRIA

Para Vinícius Gabriel, a razão que Deus me deu para existir.

AGRADECIMENTOS

Ao meu Deus, que foi meu suporte nessa estrada, pela misericórdia, bondade e força ao me permitir participar desse processo, do qual diversas vezes pensei em desistir.

À minha mãe Dayse Lúcide de Freitas Abreu, que me ajudou em todos os sentidos para a finalização desse projeto.

À minha família, que sentiu minha ausência, estresse e mesmo assim esteve ao meu lado: Clelton e Vinicius.

À minha tia Leila Abreu e Eduardo Wanderley (in memoriam) pelo incentivo e apoio.

À Lindinalva, pois sem sua ajuda tudo seria muito mais complicado em relação ao Vinicius.

Ao Adriano Wanderley, primo que, em seu amor fraternal, me ajudou inúmeras vezes com os notebooks sem retorno financeiro.

Ao meu trio Kaio, Karol e Gabriel por proporcionarem momentos divertidos quando eu mais precisava.

Aos meus colegas do Centro de Formação Profissional Pa. José Anchieta (CEPAN), que me incentivaram a participar e continuar no Mestrado: Professora Regina Marieta, Janice Torres, Nilton Munoz (in memoriam), Lismar Bindá, Audres Marta Gomes, Franco Lindemberg.

À Rosilei Moreira Cardoso pelo apoio, amizade, conselho e afetividade.

À Adriana Gama pela amizade, suporte, incentivo e carinho.

Aos amigos que fiz na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e que estão para minha vida fora da universidade: Angélica, Erlen, Marluce e Nara.

À Nara especialmente, que esteve ao meu lado em momento tão fragilizado de minha vida.

Aos colegas da Secretaria de Estadual de Educação e Desporto (SEDUC) que me ajudaram direta e indiretamente e que me fizeram fortalecer diante das adversidades: mais uma vez, obrigada!

Aos docentes da UFAM pela maravilhosa contribuição para meu crescimento profissional.

À Perpetua por novamente cruzar meu caminho e pelas bondades em seu coração, pelo apoio, incentivo, companheirismo e amizade.

À Profa. Dra. Fernanda Dias de los Rios Mendonça pelas palavras, ações, conforto, sabedoria e pelo ser humano maravilhoso que és. I’ll never forget what you did for me and my family.

Ao Prof. Dr. Wagner Barros Teixeira por aceitar esse desafio, pela paciência, compreensão, apoio e orientação para realização deste trabalho.

À secretária do PPGL Pâmela que carinhosamente me incentivou para a finalização deste estudo.

Às minhas queridas internacionais Emilly Pacheco e Patrícia Chourio por fazerem mais doces e alegres minhas tardes na UFAM.

RESUMO

O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as crenças dos professores de Língua Inglesa sobre as contribuições do livro didático no processo de ensino-aprendizagem em escolas de educação básica da cidade de Manaus. A escolha desse objeto de estudo foi motivada pelos relatos de colegas professores sobre suas práticas pedagógicas. Para entender as necessidades dos professores e suas crenças quanto ao material didático pedagógico utilizado em sala de aula, foram elaborados os seguintes questionamentos: Quais são as crenças dos professores de Língua Inglesa a respeito do livro didático no processo de ensino-aprendizagem na educação básica? As crenças dos professores refletem na escolha do livro didático? De que forma o livro didático é utilizado para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas públicas de Manaus? A fundamentação teórica foi dividida em três partes: Crenças docentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa baseadas nos estudos de Barcelos (2000, 2001, 2003, 2004) e de Almeida Filho (2003); Livro Didático: Pesquisa, Conceito e História, com base nas pesquisas de Teixeira (2018), Munakata (2010) e Coracini (1999); Livro didático da Língua Inglesa e o Programa Nacional do Livro Didático, fundamentados nos postulados de Coracini (2011), BRASIL (2015) e Silva (2017). Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa apresenta natureza básica, abordagem qualiquantitativa e analítica e, quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória, pois o estudo teve início baseado nas fontes bibliográficas a partir do problema de pesquisa. Esta investigação traz como resultado a crença docente sobre o livro didático como parte importante para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Foram observadas divergências quanto à apresentação e escolha do livro didático que não condizem com normas educacionais. Ao final da pesquisa, foi concluído que as crenças docentes estão intrinsicamente interligadas ao processo de ensino-aprendizagem, visto que a conduta do professor em sala de aula, em parte, condiz com o que acredita ser necessário para esse processo ao assumir uma identidade que é construída na formação inicial ou reconstruída na experiência adquirida ao longo do tempo de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (166.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (741.2 Kb)  
Continuar por mais 98 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com