TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio da Licenciatura II

Por:   •  24/3/2020  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB.

Disciplina: Estágio da Licenciatura II

Professor: Luciane Schulz

Acadêmica: Taílah De Lima Borge.

Fio condutor da formação docente

        Definir o papel da escola no mundo moderno não é uma das tarefas mais fáceis. É uma ação, que pode ser levada em conta diversos fatores que podem ir do econômico ao cultural, para definir o papel da escola, é preciso também definir o que entendemos por escola. Se partimos do embasamento de que a escola em um lugar onde se concreta a educação. Aí temos que pensar o que é a educação e qual seu propósito.

        Michael Young fala sobre essa problemática, assim ao questionar “para que servem as escola” ele ousou responder: “para capacitar jovens para adquirir o conhecimento que, para a maioria deles, não pode ser adquirido em casa ou em sua comunidade [...]” , assim já temos a resposta para a pergunta feita. Young buscou mostrar como a esquerda e a sociologia da educação estão próximas uma da outra, segundo ele “a ideia de que o papel primordial das escolas na sociedade capitalista era de ensinar a classe trabalhadora qual era o seu lugar era amplamente aceita no campo da sociologia da educação”,  nesse ponto já é possível ver a influência da teoria marxista porem, nesse contexto, segundo o autor, essas influencias perderam credibilidade ao tratar desse assunto, Young deixa a entender de que essa perda resultara da teoria marxista teria faltado ao prever o fim do capitalismo. [...] essas críticas do marxismo tinham pouco a dizer sobre as escolas. O autor também mostra a tensão entre o setor político e o educacional. Além disso os neoliberais defendiam a ideia de que “a economia deveria ser deixada para o mercado e os governos deveriam desistir de tentar ter políticas econômicas ou industriais. Young argumenta que esses tipos de conhecimentos são diferenciados sendo que “uns podem ser mais valiosos que outros” , nesse contexto ele fala que o conhecimento escolar e diferente do que o conhecimento não escolar, e é nesse ponto que ele fala sobre a sua resposta a pergunta “ pra que servem as escolas?” onde no texto ele diz que as escolas servem para fazer com que o aluno aprenda aquilo que em casa ele não aprende.  

Young ressalta o porquê da diferenciação, e o que se destaca conhecimento especifico, que ele chama de “conhecimento depende do contexto”  e  “ conhecimento independente do contexto”, o primeiro seria o contexto mais prático, já o segundo chamado de teórico, o autor argumenta que esse é o conhecimento adquirido na escola, ao qual também chamado de conhecimento poderoso

O que é a educação e qual seu propósito? Aqui podemos falar do projeto político pedagógico, que é uma ferramenta primordial  na organização e direcionamento do ano letivo nas escolas, é aqui que as nossas crianças vão ter o contato com o conhecimento poderoso, o papel do PPP é administrar uma instituição escolar e para o PPP funcionar em uma escola requer conhecimento, tempo, colaboração e planejamento de varias pessoas como professores, pais e comunidade envolvidas com o ambiente escolar.

Uma escola que pretende proporcionar uma educação eficiente e de qualidade deve saber a importância do projeto político pedagógico tem, é uma via flexível em que se adapta as necessidades que os alunos e a própria escola. Desse modo, o PPP tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis, como na organização de toda a escola e sala de aula, incluindo nisso tudo a relação com o contexto social,

A autora destaca os seguintes princípios do projeto político pedagógico: igualdade de condições para a aproximação e permanência na escola, “Igualdade de oportunidades requer mais do que a quantitativa de ofertas, requer ampliação do atendimento paralelo a manutenção de qualidade” (Veiga, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com