TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPTATIVA DE FORMAÇÃO II (EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA)

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 1]

LICENCIATURA

Atividade do Portfólio

Disciplina: OPTATIVA DE FORMACAO II (EDUCACAO FISICA LICENCIATURA)

Tarefa: CICLO lV

Nome: franciele Rodrigues de oliveira

RA: 1117185

Turma: B1

Parecer do Tutor: WAGNER MONTANHINI

                                               COLORADO DO OESTE, SETEMBRO DE 2015.

Atividade

  1. Procure justificar a utilização do planejamento estratégico na educação, apresentando também os limites inerentes a ele.

No contexto escolar, devemos entendê-lo como a força que orienta e conduz as ações da escola em função de uma análise feita previamente das possibilidades e dificuldades internas e externas do ambiente, que visam alcançar os objetivos da instituição. Esse planejamento permite aos dirigentes modificar suas decisões, de acordo com as necessidades do ambiente. Portanto, planejamento estratégico é um processo orientado em relação ao futuro, no qual uma organização especifica o que deseja se tornar e como se propõe a atingir esse objetivo.

Assim, conforme Mendonça (2005, p. 5), o gestor deve, conjuntamente com os demais segmentos,

  [...] fazer um diagnóstico interno, estabelecer metas e objetivos, conhecer o ambiente externo, avaliar sua capacidade adaptativa, a flexibilidade de estruturas e as habilidades em conviver com ambigüidades e mudanças rápidas, agregar e processar os interesses preferenciais de seus clientes.

Lück (2000, p. 5) define o planejamento estratégico e levanta seus aspectos fundamentais. Vejamos:

Consideramos como planejamento estratégico o esforço disciplinado e consistente, destinado a produzir decisões fundamentais e ações que guiem a organização escolar, em seu modo de ser e de fazer, orientado para resultados, com forte visão de futuro. É importante evidenciar os aspectos fundamentais expressos neste conceito:

– a disciplina e a consistência, que se contrapõem ao trabalho reativo, aleatório e baseado em impressões vagas e dispersas da realidade;

 – a tomada de decisões, que depende de um julgamento avaliativo de dados e informações objetivos, completos e corretos sobre a realidade interna e externa da escola;

– a orientação para resultados, com forte visão de futuro, que pressupõe o enfoque na transformação da organização escolar, para que não apenas acompanhe a dinâmica social, mas se antecipe a ela, como condição para que se ofereça aos alunos um processo educacional significativo.

Como se pode ver, o planejamento estratégico enfatiza em especial o conteúdo, a orientação e os resultados da organização, sem focar sua atenção para o processo envolvido nessas elaborações, ainda que alguns autores ressaltem que este deva ser um processo político e participativo.

Logo, na educação, o planejamento estratégico deve prever, além das etapas, da visão estratégica e do compromisso com a transformação da realidade, uma metodologia participativa. Veremos a seguir alguns aspectos da metodologia de planejamento participativo.

  1. Aponte as diferenças entre o planejamento dialógico e o participativo.

Assim, a participação permite discutir os diferentes olhares para um mesmo problema. O planejamento participativo constitui um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade concreta da escola, a fim de descobrir e de tomar medidas para a solução dos problemas detectados. Os processos participativos de planejamento podem contribuir para a superação do imobilismo por meio de compromisso e ação coletiva.

O diálogo, segundo Paulo Freire,"é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo, o 'pronunciam’, isto é, o transformam, e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos"(FREIRE, 1982, p. 43 apud PADILHA, 2001, p. 25). O educador alerta para o verdadeiro na relação dialógica, que não pode ser utilizada para manipular os participantes num processo que resulta em passividade.

Padilha (2001, p. 27) define o planejamento dialógico como "uma prática que contribui para a reorganização democrática dos diversos tempos e espaços escolares".

O planejamento dialógico é alternativa porque, com a ampliação da comunicação pelo diálogo coletivo e interativo desde a formulação das questões relacionadas, por exemplo, às questões orçamentárias, pedagógicas ou administrativas das escolas e das políticas públicas educacionais, vai acontecendo um processo de participação, de envolvimento, de troca de idéias, de resgate da cultura e de troca de experiências, de ações e de propostas concretas ou concretizáveis, que estimulam o enfrentamento dos problemas e dos desafios apresentados pelo cotidiano, o que está muito distante dos técnicos ou especialistas em planejamento. É essa a vantagem do planejamento dialógico, organizado, democraticamente sistematizado e voltado para o respeito à autonomia dos sujeitos partícipes desse processo (PADILHA, 2001, p. 26).

  1. Procure desenvolver um quadro próprio de sua instituição escolar (fictícia), no qual você possa pontuar planejamento estratégico e planejamento de grande alcance.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO DE GRANDE ALCANCE

Requisitar todo material didático julgado necessário as aulas, dentro das possibilidades da escola;

Opinar sobre programas e sua execução, planos de curso, técnicas e métodos utilizados e adoção de livro didático;

Exigir o tratamento e o respeito condignos e compatíveis com a missão de educador;

Dispor de meios adequados para o bom desempenho do ensino;

Cumprir as determinações  dos funcionários professores e diretoria,  nas respectivas esferas de competência;

Elaborar seu programa de ensino e plano de aula, bem como, participar e colaborar na criação de atividades especiais, curriculares ou não, bem como cumprir seu plano de ensino, adequando-o as peculiaridades dos educandos;

Consiste no direcionamento das atividades propostas elencadas a filosofia da escola, preparar pessoas capazes de intervir no processo político, sócio-econômico, tecnológico, cultural, hábil em analisar, tomar decisões, planejar, compartilhar idéias e ações.

Percebe que a escola sempre busca serviços educacionais de melhor qualidade, oportunizando a todos que dele usufruírem uma formação integral, sólida, crítica e participativa, solidária e com respeito, promovendo assim a necessária transformação da Sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com