TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Inter e Transdiciplinaridade

Por:   •  7/1/2024  •  Projeto de pesquisa  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 19

Linha de pesquisa: Metodologias ativas e currículo na educação básica; inovação pedagógica e currículo na educação básica; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no currículo da educação básica.

Indicação do orientador: Prof. Dr. Márcio Antônio Raiol dos Santos

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO AMAZÔNICA: Um olhar para a escola EMEF Otacílio Lino de Altamira.

Altamira PA. Maio de 2023.

A região amazônica apresenta características únicas que exigem um olhar interdisciplinar e transdisciplinar no ensino para crianças do ensino básico. A interdisciplinaridade se refere à integração de diferentes disciplinas na abordagem de um mesmo tema ou problema, enquanto a transdisciplinaridade ultrapassa os limites disciplinares tradicionais, buscando criar uma compreensão a partir da interação entre diferentes áreas do conhecimento.

A conexão e interação entre as disciplinas é de extrema importância no contexto atual, para a promoção de um ensino-aprendizado de maneira eficaz e aplicável. A cultura da região amazônica como conteúdo em sala de aula, além de aproximar os discentes para a sua realidade, estimula os mesmos a conhecerem e estabelecerem pertencimento.

A Interdisciplinaridade possui forte característica no ato de buscar mais do que o conhecido, ou seja, pesquisar. Como consequência aproximar os alunos dos aspectos de sua região que abrangem sua preservação ambiental, cultural, a identidade dos povos indígenas e tradicionais, faz com que eles se conscientizem e respeitem as tradições do seu local.

Para Saviani (2003), é imprescindível que as disciplinas escolares se aproximem, sendo necessário que aja uma organização do material de estudo e currículo, refletindo assim na relação de ensino-aprendizagem. A partir do momento em que há uma articulação entre os componentes curriculares o processo de ensino-aprendizagem se tornará mais prático e eficaz.

Apesar da abordagem transdisciplinar ainda ser mais distante dos discentes e um desafio a ser enfrentado em sala de aula, Pires (1998) corrobora que as disciplinas não devem ser vistas de forma inconsumível, por isso é necessário rever os currículos estudantis e a preparação dos docentes, afinal, esses são os encarregados de promover um espaço receptível e crítico.

Abordar a diversidade cultural da região amazônica nas aulas, é mostrar que não há dúvidas que essa região pode oferecer e acrescentar no ensino, promover através da transdiciplinaridade a prática e transmissão do que se aprende no cotidiano e nas vivências. É compreender as histórias que atravessaram séculos e que, agora, adaptam-se à modernidade. Dar ênfase sobre a importância de falar sobre a Amazônia em todos os seus contextos em sala é também integrar os alunos a sua cultura, sua língua, seu povo, seus costumes e saberes.

Para além de toda sua importância ecológica, hoje tratar sobre as questões da diversidade amazônica é fazer uma abordagem e voltar na história dos povos que já habitaram e ainda habitam essa região. É preciso ter consciência histórica dessa diversidade sociocultural e de forma responsável valorizar, respeitar e garantir a sua continuidade.                                As discussões sobre a Amazônia sempre foram presentes, tanto sobre os aspectos ambientais, culturais e sua população. Promover esses debates nas diferentes disciplinas faz com que o educando construa sua identidade regional, percebendo as características culturais da sua região por meio do seu cotidiano e suas vivências sociais.                        Compreendendo que cada realidade escolar é única, é necessário a elaboração de projetos que contemplem essas singularidades, porém é de suma relevância propiciar aos alunos novas percepções sobre si e seu contexto social e como ele vai estar inserido na prática educativa. Todas essas formas de integrar os alunos, professores, disciplinas, e consequentemente os resultados, fazem com que a interdisciplinaridade e a transdiciplinaridade ganhem notoriedade dentro do espaço educacional.                                                        A indispensável necessidade de práticas inovadoras na educação para envolver os discentes quando se trata de falar sobre a sua própria cultura, promovendo e estimulando o pensamento crítico, a liberdade, voz e participação nos processos pedagógicos. Tendo em vista que hoje as tecnologias, redes sociais estão mais próximos das crianças e adolescentes.                O docente pode estar levando para sala de aula recursos que o aproximem da linguagem dos alunos, pesquisas a respeito do vocabulário da cultura amazônica revela aos alunos um acervo de novos conhecimentos, colaborando assim o processo de ensino-aprendizagem. Visto que se torna um atrativo e ajuda na criatividade e no desenvolvimento de diversas habilidades.                                                                Entende-se que a inovação pedagógica transforma a educação e aumenta o engajamento do alunos, porém têm-se dificuldade de implementá-las. Por isso a importância de acrescentar no currículo estratégias para trazer os recursos tecnológicos para sala de aula, com o intuito de como inovar, estimular e aprender com novas formas de aprendizagem.                                                                                        A diversificação da linguagem na sala de aula, aproxima o aluno da sua realidade e leva ao professor entender como o seu discente pode aprender. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas competências gerais 4 e 5 deixa claro que o objetivo é diversificar as linguagens utilizadas em sala de aula e orienta a criação e utilização de tecnologias digitais para a comunicação, levando o aluno a ser protagonista durante as práticas escolares.

JUSTIFICATIVA

Na região amazônica, é preciso considerar aspectos como a preservação do meio ambiente, a diversidade cultural das populações indígenas e tradicionais, além das questões socioeconômicas que envolvem a região. Nesse sentido, é importante que os conteúdos de ciências, história, geografia, artes, língua portuguesa e outras disciplinas sejam trabalhados de forma integrada, destacando a interdependência entre aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Além da interdisciplinaridade, é fundamental que o ensino na região amazônica adote uma abordagem transdisciplinar, buscando integrar conhecimentos científicos, tecnológicos, culturais e sociais em um diálogo constante. Esse tipo de abordagem requer uma abertura para o diálogo entre diferentes saberes e perspectivas, permitindo a criação de novas formas de pensar e agir diante dos desafios da região.                         Segundo Fiorin (2008), a interdisciplinaridade pressupõe uma complementariedade, sendo a transferência de conceitos teóricos e metodologias, e por outro lado, também uma combinação entre as áreas dando origem a novos campos de saber. Já o segundo seria uma ampliação do primeiro, uma compreensão da realidade, onde a temática vai além e atravessa as disciplinas.                                        Ressaltando que a interdisciplinaridade é necessária para que os estudantes consigam pôr em prática o que aprendem nas diversas disciplinas e promover soluções concretas para os desafios propostos, sendo eles, em sala de aula ou na vida cotidiana. Em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), eles enfatizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (203.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com