TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito do Letramento

Artigo: O Mito do Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Artigo  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Ao estudarmos sobre a educação é importante conhecermos tudo que é relacionado a ela, principalmente sua estória. Hoje falaremos sobre as questões relativas a Alfabetização e ao Letramento, juntamente com A Grande Divisa que separava o ser letrado que era o homem que sabia ler, com o ser primitivo o homem não alfabetizado, falaremos também sobre a quebra dessa divisa com a Teoria do Letramento.

O Mito do Letramento

Na Grande Divisa acreditava-se que o homem não letrado era um ser primitivo uma pessoa “ignorante” aos olhos da sociedade, e aquele que era alfabetizado era uma pessoa civilizada com um nível de conhecimento elevado em comparação ao outro. Mas ao passar dos anos estudos mostraram que não tem como se basear nessa teoria para realizar uma divisão de uma sociedade letrada e outra que é primitiva, pois uma pessoa que sabe ler, não significa que ela é letrada. Na compreensão geral dos textos o que se compreende do letramento é: o que se baseia no conhecimento geral e na interpretação do que está sendo lido por um cidadão, uma pessoa pode saber ler, porém não tem o hábito de fazer da leitura um meio de comunicação com o conhecimento, sendo assim não podemos considera-la uma pessoa Letrada. O Mito do Letramento quebrou essa divisa na população e mostrou a diferença entre a Alfabetização e o Letramento, ambas caminham juntas, mas não são iguais.

Bibliografia

BRASIL. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.4/GT_04_01_2010.pdf Acesso em 10 Out 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com