TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Observação e Projeto

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA  EM  LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO : OBSERVAÇÃO E  PROJETO ( PE:OP )

POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

ELENICE DE ALMEIDA CARMO                RA : 1434702

LUIZ CARLOS DA SILVA                            RA : 1405209

POLO:  SÃO CAETANO DO SUL

ANO DE POSTAGEM : 2014

RELATO  DE  OBSERVAÇÃO

O presente relato  é uma síntese das observações realizadas na escola  Fisk Centro de Ensino . Franquia localizada em São Caetano do Sul, na Avenida Presidente Kennedy, 1609 – Bairro Olímpico.

Inaugurada em Março de 2011, atende hoje crianças á partir de 4 anos de idade , adolescentes e adultos em todos os níveis.

Conta com uma equipe altamente capacitada para lidar desde o lúdico  até os alunos mais fluentes. As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas intelectuais e morais. Ademais, a ludicidade não influencia apenas as crianças, ela também traz vários benefícios aos adultos, os quais adoram aprender algo ao mesmo tempo em que se distraem. Sua estrutura física conta com 300 M² construídos, sendo 6 salas de aulas confortáveis e bem equipadas para facilitar o aprendizado.

Todas possuem ar condicionado, lousa digital, materiais de apoio como livros, cadernos , fones de ouvido para as aulas de conversação e laboratório, mesas e cadeiras confortáveis.

Além das seis salas de aula, conta ainda com uma  brinquedoteca para as crianças iniciantes, de quatro anos de idade.

Como chegam a escola ainda muito pequenos, sem alfabetização, o trabalho desenvolvido é lúdico mas de resultados muito positivos.

A recepção da escola é grande, conta com dois banheiros de apoio e uma saleta de café. Além da sala dos professores, que contém bastante material didático .

Nesta época de Halloween, a escola se transforma. Vira casa das bruxas, com decorações diferentes referente ao tema.

Oferece aos alunos festas temáticas onde podem se fantasiar e comer comidas típicas. Todos os ambientes da escola são extremamente educativos, escolares.

Por muitos anos, o processo educativo foi visto como uma prática institucional pertencente apenas à escola, sendo esta o único lugar onde o pedagogo poderia atuar.

Contudo, o desenvolvimento tecnológico, juntamente com a ideologia global de uma sociedade  inclusiva e da igualdade social, fez com que emergisse uma nova forma de pensar a educação: o processo educativo se tornou prioridade não mais apenas da escola institucionalizada, como também de outros

espaços cujo objetivo é a formação humana.

O processo de ensino-aprendizagem se dá em diferentes espaços nos quais a atuação do educador se faz indispensável. Todavia, a formação humana, em

qualquer espaço, escolar ou não escolar, necessita de um profissional que esteja preparado para lidar com a prática pedagógica sistematizada ou não.

Baseado neste processo, em frente a escola de idiomas temos uma praça chamada Praça dos Imigrantes, na Avenida Presidente Kennedy.

Todos os finais de semana, temos vários eventos culturais, eventos religiosos, políticos e  voltados para área da saúde. Não se trata de ambiente educativo escolar, porém contém profissionais de áreas específicas que transmitem conhecimento de grande valia  á população. Ambiente não escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (115 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com