TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  7/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÕES

A educação no Brasil através dos livros didáticos impõe à didática, mas não se preocupa com o aprendizado e deixa a desejar quanto ao que o aluno realmente compreende.

Se avaliarmos o livro didático SP FAZ ESCOLA (caderno do aluno), 8º ano podemos perceber claramente que os exercícios são mecânicos, prontos e não dão a oportunidade ao aluno para expor suas opiniões de maneira compreensiva. Com pouca interatividade entre professor- aluno e aluno-professor e é difícil acreditar que a aula chame a atenção do aluno.

Fazendo uma análise dos exercícios de tipos de argumentos, os alunos precisavam ler vários textos com palavras de difícil compreensão e argumentar sobre algo que não entendeu nem o texto e nem as próprias perguntas.

O aluno precisa compreender bem os tipos de argumentos que existem e ler o texto de maneira que possa compreender e ser capaz de construir uma boa argumentação e aprender a utilizá-los de modo pertinente dentro da construção textual.

O aluno precisa ser incentivado a criar, expor opiniões e usar essa ferramenta tão importante que a palavra é para prepará-lo para o futuro. Não basta ler textos incompreensíveis e só responder qualquer coisa, precisa ser capaz de construir bons argumentos.

Uma proposta para garantir que o aluno entenda a proposta dos tipos de argumentos é fazendo um debate em sala de aula, dividindo a turma em grupos e discutindo assuntos polêmicos e permitir que os alunos façam os seus argumentos e avaliem juntos quais os tipos de argumentos estão sendo usados. Dessa forma, os alunos podem expor suas opiniões livremente e o professor tem a oportunidade de avaliar a compreensão de cada aluno sobre o tópico.

Se o aluno compreende a proposta, coloca em prática em situações da vida real, com certeza é uma vitória e vale muito mais que uma nota no papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com