TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problemática da ficionalização da história

Por:   •  28/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Saramago trabalha com a problemática da ficcionalização da história. A utilização desse "real" passa a adquirir um significado político. E é justamente o que o uso do realismo mágico propõe, esse descentramento, essa mudança de foco tem a função de desestabilizar o discurso que é comum, o discurso dominante, que só aceita uma verdade, um ponto de vista e, consequentemente, exclui vozes que estão à margem daquilo que é considerado oficial.

Nesse contexto ele (realismo mágico) atua como estratégia de transgressão de valores, possibilitando um novo olhar sobre a realidade agora ampliada pela inserção desses elementos fantásticos que provocam um olhar crítico sobre a realidade retratada.

O narrador tem um papel importante na constatação do realismo mágico, ele associado à Blimunda que conduz a narrativa para a naturalização do elemento mágico.

Blimunda é a última personagem a ser introduzida na história, mas é para ela e Baltazar que o foco narrativo se transfere, causando uma quebra da expectativa do leitor a respeito do que esperar da história. A personagem é introduzida a partir da cena em que a mãe condenada pela inquisição, cumprirá sua pena.

(ler página 54 e 55)

Ao ser apresentada pelo narrador, verificamos que não há conflito entre o natural e o sobrenatural, pois a realidade mágica existe, ela faz parte do imaginário daquela época, não precisa ser decifrada.

Blimunda é uma personagem extraordinária, aprendeu as coisas sobre a vida e a morte, a partir da maneira como olha o mundo, aprendeu sobre o pecado e o amor “na barriga da mãe”, onde permaneceu de “olhos abertos”.

(ler página 375)

Aparentemente, Blimunda não prevê o futuro, mas sua magia, embora isso seja negado, foi herdada de sua mãe feiticeira. A própria descrição de Blimunda carrega uma atmosfera de mistério, apresentada com seus cabelos espessos, da cor do mel, e com olhos cuja cor não é possível determinar.

(ler página 111)

~~ela vê o mundo, mas ele não a vê, ela transporta consigo poderes mágicos que por si só a separam do seu mundo. É como se esse "dom" de "ver além" separasse ela de tudo mais, da realidade, como no texto, essa realidade histórica, "oficial". Ela, mulher, feiticeira e filha de feiticeira, não pertencente à nenhuma classe abastada, ou seja, que compõe o grupo dos marginalizados, da mesma forma que os trabalhadores da construção do convento de Mafra.

Os poderes mágicos atribuídos a Blimunda consistem na capacidade de ver literalmente por dentro das pessoas e das coisas quando em jejum, além de ser capaz de capturar vontades humanas – em forma de nuvens fechadas – quando as pessoas estão prestes a morrer.

Esses poderes só são neutralizados durante as mudanças da lua ou quando Blimunda se alimenta antes de se levantar.

*questão da construção da relação das duas personagens sol e lua

(ler página 81)

Pela voz de Blimunda e de sua magia, os dogmas da Igreja são questionados. Quando comunga em jejum, a personagem vê na hóstia uma nuvem idêntica à que vê em todos os seres humanos, e contesta a existência de Deus. Ao criar para si valores que subvertem as limitações do seu tempo, Blimunda pode ser considerada herética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com