TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

                                                                        Aline Corrêa Lima

                                                                Saula Cristina Pires da Silva

ARIPUANÃ-MT/ 2017

1.INTRODUÇÃO

        Este relatório tem como objetivo relatar a experiência prática de estágio, que faz parte da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT. O estágio foi realizado na Escola Estadual São Francisco de Assis está localizada no município de Aripuanã-Mt nos dias 21 e 23 de novembro de 2016.  A escola foi fundada no ano de 1984 e atualmente atende cerca de 850 alunos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até as séries finais do Ensino Médio nos turnos matutino, vespertino e noturno. Durante o período de observação, fomos acompanhados pela atual diretora da escola Isaurinha Moreira de Azevedo.

        O processo de estágio supervisionado ocorre no 5º período do curso de Licenciatura em Letras- Habilitação em Literatura de Língua Portuguesa e Inglesa, com carga horária de 60 horas. Neste período os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer um ambiente escolar por meio de observações na qual devem colher informações gerais acerca dos aspectos físicos, administrativos, político-pedagógicos assim como analisar documentos como regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação entre outros. Dessa forma, o presente relatório apresentará essas informações obtidas através das observações que fizemos no estágio. Buscaremos expor o resultado dessa análise através do olhar crítico e investigativo que deve possuir um futuro professor da área de Linguagens, com base no conhecimento adquirido através da leitura de textos complementares e do livro da disciplina.

2. DESENVOLVIMENTO

Comparecemos ao Local de estágio no dia 21 de novembro no período noturno conforme já havia sido combinado com a direção da escola mediante a coordenação do curso no Pólo de Aripuanã. A Diretora Isaurinha, como é conhecida, já nos aguardava e nos recebeu muito bem; fizemos as devidas apresentações pessoais e dos documentos do estágio que são, o Ofício de Apresentação e Termo de Compromisso. Enquanto nos mostrava o espaço físico da escola, a diretora nos explicava que, conforme constam nos documentos da escola, o corpo administrativo da escola é composto por uma diretora e três coordenadoras. Conta ainda com 58 professores, 05 técnicos administrativos profissionalizados, 01 técnico de Multimeio Didático, 03 vigias, 05 merendeiras e 06 funcionários de Manutenção da Infra-estrutura.

 A atribuição de aulas ocorre anualmente por meio de contagem de pontos através do Portal da Seduc antes do início do ano letivo. Desta forma, são selecionados os professores formados em Licenciatura Plena na área de Linguagens para lecionar as aulas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Conforme o Regimento da escola: “Em não havendo profissionais habilitados suficientes para preencher o Quadro, serão contratados profissionais de outras áreas, priorizando formação de Nível Superior” (Art.37). Neste ano foram selecionados seis professores formados em Letras, sendo um destes possui mestrado na área e dois pedagogos. As aulas de Língua Portuguesa estão distribuídas em quatro vezes por semana no Ensino Fundamental e três vezes semanais no Ensino Médio. Nesta escola não existe a disciplina de Literatura, a mesma está inserida nas aulas de Língua Portuguesa como uma disciplina só.

        A escola observada é grande, construída com material de alvenaria, toda pintada e possui um muro em todo redor com alguns portões de acesso na frente e nas laterais. É composta por 05 (cinco) pavilhões, com 18 (dezoito) salas de aula; 04 (quatro) dependências administrativas; 02 (dois) banheiros para funcionários e professores; 01 (uma) biblioteca; 01 (uma) cantina; 01 (uma) quadra de esportes coberta; 01 (uma) cozinha; 01 (um) depósito para merenda; 08 (oito) banheiros para alunos; 01 (uma) sala para Hora Atividades; 01 (uma) sala para professores.

        Durante o estágio, fomos convidadas a assistir uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Observamos enquanto a professora da disciplina lecionava aos alunos uma aula sobre Literatura. Posteriormente, em conversa particular com a professora, ela nos relatou que o planejamento das aulas de Língua Portuguesa é feito anualmente. No planejamento dos conteúdos, é levado em consideração o fato de que os alunos do 3° ano precisam ser preparados para o Enem. Por isso, o foco é na produção de redações dissertativo-argumentativas e suas competências (norma culta, clareza textual, conhecimentos lingüísticos e etc.).  Quanto ao ensino da gramática, o conteúdo é aplicado conforme as necessidades da turma. Segundo a professora, os conteúdos trabalhados têm como objetivo a eficiência em produção de texto visando o Enem, mas também no conhecimento literário do aluno e outros valores para a vida. Por isso, ela trabalha Períodos Literários, utilizando textos, como contos, poemas e outros. Também utiliza em suas aulas recursos de multimídia para apresentar músicas, filmes, slides com elementos da arquitetura e da arte relacionados ao Período Literário trabalhado no momento. A professora estimula os alunos à leitura usando nas aulas, textos como contos e poemas de autores matogrossenses, leva-os a biblioteca e apresenta-lhes diversas obras literárias; durante as aulas os alunos participam de debates reflexivos, dinâmicas e freqüentemente fazem apresentações para outras turmas. A professora afirma que, ao decorrer de anos de prática docente, aprendeu que os alunos não têm grandes rendimentos quando se trabalha apenas com o livro didático, por isso, seleciona apenas aspectos considerados relevantes do livro para usar nas aulas. Ao refletir sobre estes métodos de ensino, onde as professora busca por diversos meios as melhores condições de efetuar um ensino de qualidade que resulte em verdadeiro aprendizado, relembramos a citação de Silva e Lima (S/D) em sua resenha sobre a obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, onde as autoras afirmam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com