TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10

No dia 24 de Agosto de 2015, foi assistida uma  aula de Língua Portuguesa, no 1º ano do Ensino Médio, da escola E.E Prof. Gonçalves Couto.

Ao chegar à sala de aula, a professora Márcia  fez a correção dos exercícios do livro Português e Linguagens , nível 1. O conteúdo da aula se tratava de texto e discurso. Os alunos prestaram bastante atenção na correção dos exercícios. A professora fez uma rápida revisão na matéria e passou para próxima  a ser estudada.

Foi explicado os aspectos do da intertextualidade, interdiscursividade e a paródia. A professora fez questionamentos sobre o texto que apareceu no livro, aos alunos. Após, a professora passou questões para os alunos responderem no caderno, nos últimos quinze minutos de aula. A chamada foi realizada enquanto os alunos respondiam as questões. Ao passaremos quinze minutos, a aula foi encerrada e o término das respostas das questões ficou para os alunos resolveram em casa, para a próxima semana.

Nessa aula estavam presentes vinte alunos, sendo que um possuía necessidades especiais. A turma estava bastante agitada, mas a professora conseguiu lidar com os alunos.

No dia 19 de agosto de 2015, foi assistida a aula de Língua Portuguesa no 2º ano do Ensino médio.

Foi feita a correção dos exercícios , dados separadamente para serem respondidos em sala de aula, poucos fizeram os exercícios.

 Durante a correção no geral, os alunos participaram da aula, desenvolvendo as atividades propostas pela professora. Em poucos momentos houve conversas paralelas e tumulto.

A matéria que estava sendo vista pelos alunos era Pronomes  pessoais, relativos, e possessivos. Os alunos interagiram bastante.

Os alunos participaram da aula com questionamentos e dúvidas. Observou-se que houve menos  conversa e menos  tumulto na aulas.. Durante a aula, um aluno saiu sem permissão e o professor trouxe-o de volta. O incidente criou um pouco de tumulto, mas cessou após o professor chamar a atenção da turma. A aula encerrou ao toque do sinal, as 9h30.

No dia 24 de agosto de 2015 observei a aula de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Médio.

O professor Edson iniciou a aula falando da importância do Enem , para a entrada no Ensino Superior. Ele mencionou alguns autores que costumam cair nesse tipo de prova.

Após, ele explicou a utilização da crase, que no caso foi a pergunta de um aluno.

A professor continuou a aula retomando a leitura de Um Apólogo. Após, os alunos que terminaram as atividades da Unidade 3 do livro didático leram suas respostas para as questões da discutidas em dupla na aula anterior. A participação dos alunos na discussão das repostas foi muito boa, quase todos prestaram atenção à resposta dos colegas. Alguns poucos alunos ficaram desatentos, fazendo coisas paralelas, como desenhar, mas sem atrapalhar a aula dos colegas. No entanto, a maioria dos alunos não havia terminado a atividade em casa, como o professor havia solicitado. A professor chamou a atenção da turma em relação a esse aspecto.

Observação realizada em 19 de agosto de 2015, durante aula de Língua Inglesa, no 2º ano do Ensino Médio.

Inicia-se a aula com a explicação do reconhecimento do gênero carta e com o auxilio de dicionários bilíngues eles leem várias cartas e conhecem o estilo de escrita deste gênero.

O professor auxilia na leitura e compreensão dos textos, orienta quanto às características do gênero em questão e esclarece dúvidas dos alunos.

Em seguida a sala é dividida em quatro grupos nomeados A, B, C e D, cada um eles deverá escrever uma pequena carta que será lida por outro grupo na seguinte ordem, grupo A lê a carta do grupo D, que por sua vez lê a do grupo A, o grupo B que lê a carta do grupo C, e este lê a do B.

Feitas as leituras, para encerrar a aula, cada grupo explica o conteúdo da carta lida, esclarecendo suas maiores dificuldades e o que julgaram mais fácil.

O professor retoma as explicações sobre termos cognatos e sua respectiva importância para o entendimento de um texto, alerta sobre a questão dos falsos cognatos e ainda sobre formas irregulares do verbo, fala também, sobre a valorização do profissional que tem conhecimento de língua estrangeira, principalmente da língua franca, e ouve opiniões e relatos de alunos sobre o assunto.

A aula termina com a solicitação, do professor, que seja feita a atividade que foi entregue na folha.

Observação realizada em 12 de setembro de 2012, durante aula deLíngua Inglesa, 3º ano do Ensino Médio.

O professor faz a chamada e inicia a explicação pedindo aos alunos para que produzam um breve roteiro sobre sua vida. Com o auxilio do dicionário.

A aula é bem agitada com muita conversa, mas é possível perceber que a maioria conversa sobre o assunto, utilizando os dicionários em busca das palavras que desejam utilizar.

Aos poucos alguns vão se dispersando do foco da aula, à medida em que os celulares vão surgindo nas mãos dos alunos, o professor sugere que a busca por palavras seja feita na internet por meio dos smartphones, os alunos gostam da ideia e pesquisam muitas palavras, as quais, são anotadas pelo professor na lousa.

O aspecto lúdico impresso na aula, envolve quase que toda a sala que participa da aula, a estratégia do professor de sugerir a procura por palavras utilizando-se os celulares foi bem sucedida, dessa forma, são listadas muitas palavras na lousa que permite aos alunos criarem o roteiro proposto no início da aula, o que apenas uma minoria faz.

Percebe-se que os alunos não gostam de escrever, de organizar as ideias, enquanto a aula estava agitada com as pesquisas a participação foi quase unânime, ao se permitir as pesquisas com o uso da internet, os poucos que não participavam da aula, passaram a participar, no entanto, muitos não concluíram a atividade porque não queriam escrever.

                       

Aula observada  em 19 de Agosto de 2014, durante aula de Língua Inglesa, no 1º ano do Ensino Médio.

Foi levado à sala de aula o tema Linking Words, que são as conjunções, neither, either e both, foi explicado seu uso e esclarecido dúvidas.

Utilizou- se um esquema que foi passado na lousa para auxiliar a compreensão. já que muitos dos alunos não estavam compreendendo a matéria, foi preciso que a professora utilizasse de outros métodos, para que todos entendessem.  

Com esse recurso os alunos entenderam melhor o uso das conjunções, em seguida ampliei a explicação sobre o uso dos termos, quando utilizado em conjunto com OR, NOR e AND.

Os alunos apresentaram bastante interesse pela assunto, participando efetivamente da aula, com perguntas e discussões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com