TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta que visa à formação de leitores crítico-cidadãos

Por:   •  2/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Vanessa Xavier

O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta que visa à formação de leitores crítico-cidadãos

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais com o objetivo de obtenção de nota para aprovação na disciplina xx, ministrada pelo professor xxx

Divinópolis, MG

2019

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

2.1. Objetivo geral........................................................................4

2.2. Objetivos específicos.............................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5- METODOLOGIA......................................................................7

6- CRONOGRAMA.......................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9

8- ANEXOS..................................................................................10

1. TEMA

A leitura dos clássicos da literatura não é algo que normalmente agrada aos alunos, no entanto, trata-se de uma leitura importante, é um objeto valorizado social e culturalmente e, portanto, é direito do aluno ter acesso a esse bem cultural. Nessa perspectiva, o tema desse projeto de pesquisa, inserido na perspectiva do letramento literário, refere-se à difícil tarefa de levar para os alunos do Ensino Fundamental II os clássicos da literatura. Acredita-se que a partir da leitura em outras mídias, de temáticas, como por exemplo, a mitologia, é possível desenvolver um trabalho que seja mais prazeroso para os alunos sem deixar de abordar os clássicos.

2. OBJETO

A partir da concepção de letramento literário, o objeto desse projeto de pesquisa, pesquisa-ação, está relacionado ao desenvolvimento de uma prática pedagógica que possa levar ao aluno a leitura do clássico literário a partir do trabalho com outras mídias.

3. HIPÓTESES

Na perspectiva do letramento literário, é possível desenvolver nos alunos o prazer pela leitura dos clássicos a partir do trabalho de leitura multimodal. Assim, com a leitura (visual, imagética, sonora) presente em músicas, filmes, imagens, fotografias etc. o trabalho com a leitura do texto escrito tradicional .

4. OBJETIVOS

A partir do objeto de pesquisa descrito, foram estabelecidos os seguintes objetivos:

4.1. Objetivo geral

O objetivo geral desse projeto de pesquisa é levar ao aluno a leitura de textos clássicos da literatura a partir do trabalho com textos multimodais cuja temática seja a mitologia, promovendo-se, assim, o letramento literário.

4.3. Objetivos específicos

Uma vez estabelecido o objetivo geral desse projeto de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

i) fazer um levantamento de obras da literatura brasileira que possam ser trabalhadas a partir da intertextualidade com temas da mitologia;

ii) fazer um levantamento de músicas, filmes, imagens e fotografias que dialoguem com obras clássicas da literatura brasileira;

iii) elaborar uma prática pedagógica que será desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental II para a promoção do letramento literário;

iv) elaborar uma tabela com possíveis categorias de análise dos resultados da pesquisa-ação proposta;

5. JUSTIFICATIVA

Cosson (ano) afirma que o letramento é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem. Esse é um ato contínuo, sempre em movimento e que não se fecha. Inicia-se com as cantigas de ninar e continua por toda a vida, por meio de experiências escolares e não-escolares. Para o autor, apropriação diz respeito ao ato de tomar para si, de fazer alguma coisa se tornar própria, de fazê-la pertencer à pessoa, de internalizar, a ponto de aquela coisa ser sua.

Considerando ser a literatura um modo singular de construir sentidos em que se destacam as marcas de ficcionalidade e de forma discursiva própria e que essa vem da intensidade da interação com a palavra que é só palavra da experiência libertária, como afirma Cândido (ano), esse projeto de pesquisa se justifica pela sua própria natureza, qual seja, propõ-se levar aos alunos do Ensino Fundamental II a leitura literária como forma de experiência. Acredita-se que ao utilizarmos o texto literário advindo de outras mídias (o texto multimodal presente em músicas, filmes, imagens, fotografias, etc.) é possível levarmos aos alunos o texto literário clássico que é valorizado sócio-culturalmente. O acesso a esse texto, pode proporcionar ao aluno a experiência libertária como propõe Cândido (ano).

6. METODOLOGIA

Trata-se de pesquisa-ação, como defende Tripp (2005), pois requer ação tanto nas áreas da prática quanto da pesquisa, de modo que, em maior ou menor medida, terá características tanto da prática quanto da pesquisa (TRIPP, 2005, p. 446). Assim, embora esse tipo de pesquisa possa ser compreendido apenas como forma de prática, a pesquisa se distingue da pesquisa científica tradicional porque ao mesmo tempo da investigação, ela altera o que está sendo pesquisado.

Embora, inicialmente a pesquisa seja orientada pela pesquisa bibliográfica, a ação interventiva que será proposta é que conduzirá o objeto investigado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com