TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O amor dos homens avulsos

Por:   •  10/12/2018  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

HERINGER, Victor. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Companhia das Letras. 2016, 1ª edição, 160p.

RESENHA CRÍTICA

FERREIRA, Douglas Neves¹

O último romance do escritor carioca Victor Heringer (1988-2018), O amor dos homens avulsos, é certamente um daqueles livros impossíveis de largar antes de se chegar ao final. A narrativa arrebatadora tal qual o Sol que o personagem principal tanto odeia faz com que o leitor se apaixone pela escrita de Heringer logo nas primeiras páginas.

A ideia do autor para o livro era centrar a trama nas memórias do primeiro amor; “uma experiência dolorida e ao mesmo tempo prazerosa, quase inevitável a quem chega à idade adulta”. E é com este tema em mente e uma escrita poética e filosófica que Heringer constrói a história de Camilo e Cosme.

Com personagens cativantes e até mesmo complexos, O amor dos homens avulsos alterna entre a infância e adolescência dos personagens durante a década de 1970 e o presente no ano de 2014. A narrativa nos apresenta o surgimento do primeiro amor entre dois rapazes, Camilo e Cosme, no bairro fictício do subúrbio carioca chamado Queím. No entanto, o idílio é brutalmente interrompido pelo assassinato de Cosme.

Apesar da morte de Cosme ser de conhecimento do leitor desde as primeiras páginas do livro, o seu óbito acaba por surpreender a todos pela brutalidade e pelo descaso com que é tratado pela sociedade. Heringer consegue impactar o leitor, mas não pela simples brutalidade da coisa em si, mas pela forma afetuosa que nos é revelado os acontecimentos do passado de Camilo.

Afeto. Esta parece ser a palavra certa para descrever O amor dos homens avulsos. Os sentimentos do protagonista e a sua relação de afeto com seu passado dão o tom e ritmo à narrativa. Camilo parece se sustentar nas lembranças e nos sentimentos bons do passado para dar prosseguimento a sua vida. Aparenta viver em uma corda bamba de sentimentos: de um lado há o sentimento de ódio, ressentimento e vingança; de outro, a ternura que Cosme transmitiu e as boas lembranças do passado. Um equilíbrio perfeito que faz o leitor ficar apreensivo até o finalzinho da narrativa.

O amor dos homens avulsos mantém a força narrativa até os últimos capítulos, fechando de forma primorosa uma história que cumpre o que promete: falar do amor, do afeto e também do ódio. Dificilmente um leitor de literatura brasileira contemporânea chegará a O amor dos homens avulsos sem conhecer o seu autor, mas para aqueles que chegarem a sensação que ficará após a sua leitura é a certeza de que leu um grande autor.

Com algumas premiações em seu currículo literário, Victor Heringer é sem dúvida um dos grandes nomes da literatura brasileira que precisa ser lido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com