TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O hábito Da Leitura Agrega Um Novo Valor à Carreira

Ensaios: O hábito Da Leitura Agrega Um Novo Valor à Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

O hábito da leitura agrega um novo valor à carreira

Renato Bernhoeft (é presidente da Bernhoeft Consultoria)

Recentemente, um dos participantes de um popular programa de televisão declarou, orgulhosamente, que "nunca tinha lido um livro na vida". Com certeza, ele perdeu uma bela oportunidade de ficar calado. Especialmente pela negativa influência que uma afirmativa como essa pode ter sobre os mais jovens. Além de representar também o desconhecimento sobre a importância da leitura na vida e carreira de todo profissional que deseja crescer num mundo - e mercado - cada vez mais competitivo.

E o tema amplia sua relevância se considerarmos as últimas pesquisas sobre os índices de leitura do brasileiro, que são muito baixos. Entre estudantes ele não ultrapassa os 1,7 livro/ano, ao se considerar, exclusivamente, a leitura por iniciativa própria. Esse índice apenas aumenta um pouco quando são levados em conta os livros didáticos, obrigatórios.

Num recente evento internacional para avaliação de leitura, os estudantes brasileiros atingiram os mais baixos índices de compreensão e interpretação de textos. A mesma pesquisa concluiu que a dedicação do tempo livre coloca a leitura em quinto lugar, depois de assistir TV; ouvir música; sair com amigos; e descansar. Nessa ordem de prioridades...

Os programas de orientação de carreiras destacam alguns pontos e condutas importantes, como capacidade de falar em público, vestir-se bem, ser educado no trato, causar uma boa impressão, ter clareza dos seus objetivos e aspirações etc. Mas muito pouco é mencionado sobre a capacidade de desenvolver ideias e ter um raciocínio interpretativo.

Questão 1 - Levando em consideração o estudo efetuado sobre linguagem, analise as questões abaixo e em seguida responda ao solicitado.

a) Há uma função de linguagem predominante no texto acima, cite qual é. Em seguida, transcreva um trecho do texto que comprove a sua resposta. (1,0 ponto)

Função referencial, pois, o locutor tenta passar informações da realidade. Podemos ver que o locutor passa tais informações nos seguintes trechos: “estudantes brasileiros atingiram os mais baixos índices de compreensão e interpretação de textos” e “Recentemente, um dos participantes de um popular programa de televisão declarou, orgulhosamente, que nunca tinha lido um livro na vida"

b) A partir desse exemplo, identifique, pelo menos, duas características relacionadas à função identificada, justificando a sua resposta. Veja que o seu comentário não pode ser cópia da teoria presente no material didático, ou seja, você deve explicar com suas próprias palavras. (1,0 ponto).

Linguagem objetiva, sem metáforas e outras figuras de linguagem ou formas de deixar o texto complexo e difícil de ler. Linguagem direta, sem troca dos substantivos, ou objetos por seus complementos, com uma forma clara de passar informação

c) Apresente, ao menos, 2 características (não pode ser simplesmente cópia do material didático), do texto “O hábito da leitura agrega um novo valor à carreira””, em relação ao nível padrão de linguagem. Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

1) Utiliza corretamente os as normas gramaticais como ortografia, colocando de forma direta os termos da oração, objeto indireto. 2) Não se utiliza de gírias e expressões coloquiais, vemos isso com a utilização do verbo agregar, uma verbo pouco utilizado na linguagem coloquial.

Questão 2 - Leia o texto a seguir e responda aos questionamentos efetuados na sequência.

Sobe e desce

Vanessa Vieira, Revista GALILEU – fevereiro/2012

Em novo ranking de desenvolvimento humano, produtores dariam lugar aos adeptos do consumo minimalista (mais reduzido).

Uma das principais referências para avaliar a qualidade de vida da população e a economia de um país é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um ranking publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). As colocações se baseiam em fatores como expectativa de vida, acesso à educação e renda. Mas, para o cientista ambiental Chuluun Togtokh, da Universidade Nacional da Mongólia, a metodologia precisa ser mudada por não levar em conta se o desenvolvimento em questão é sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com