TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Último Safari de Nadime Gordimer

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Contexto histórico do conto " o último safari " de Nadime Gordimer.

1 -O regime Apartheid

apartheid foi uma política racial implantada na África do Sul que afetava diretamente os negros.uma legislação separatista que negava aos negros os direitos sociais,econômicos e políticos ,a qual somente a minoria branca tinham direito a voto, mantendo o poder político e econômico do país,enquanto à grande maioria negra restava apenas a obrigação de obedecer.Apesar da segregação existir desde o século 17,essa legislaçao só foi oficializada 1948,e a partir da década 1950 inicia uma oposição apartheid de maneira mais intensa.

Com as manifestações contra ao fim do regime ,nessa luta negros foram mortos,Nelson Mandela foi preso e até condenado à prisão perpétua por lutar em defesa dos negros ,sendo ele na época o responsável pela organização negra o Congresso Nacional Africano.

DEntre os meios que divulgavam os horrores do apartheid Estava a Literatura e a escritora Nadime Gordimer .Com o passar dos anos o mundo começou a se importar com a situação vivida na África do Sul ,sendo o apartheid considerado crime contra a humanidade.

As mudanças a favor dos negros começaram acontecer em 1989 com a eleição de Frederick de Klerk ,e este regime só teve fim em 1992 onde um plebiscito apenas com brancos votaram pelo fim do apartheid .

Klerk e Mandela foram reconhecidos por seus atos recebendo o prêmio Nobel da Paz em 1993,Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994 .

2- A guerra em Moçambique

A independência de moçambique foi proclamada oficialmente em 25 de junho 1975.Logo após conseguir sua independência,em 1977 inicia uma guerra civil no país,entre o governo do poder de FELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e um grupo de rebeldes REMANO (Resistência Nacional Moçambicana).

Moçambique era comandado por um governo monopartidário, e nos primeiros anos da independência,FELIMO governou de maneira que matavam todos aqueles que enfrentavam e colocavam em causa a linha ideológica felimo ,desprezando aspectos culturais e tradicionais do país.

Os RENAMO tiveram o apoio da África do Sul que estava vivendo o apartheid e com temor das novas nações com governo negros que surgiam favoreciam as guerrilhas para desestabilizar essas nações.

O grupo dos RENAMO na tentativa de derrubar o governo marxista ,em um primeiro momento sem uma causa foi marcado pela destruição ,pela matança ,pelo enfraquecimento da infraestrutura nacional,ocasionando a desestabilização do país.E devido a este cenário horroso de guerra,fome e perdas as pessoas abandonavam suas casas e se refugiavam na África do Sul.

Depois este conflito transforma-se de fato em guerra civil ,pois nos finais da década de 1980 se abrem a novos valores o presidente da RENAMO aceitou a solução pacífica do conflito.E por outro lado o então Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano entendia que não era viável uma solução militar dispondo-se a mudar o sistema político do país aderindo a democracia.

E após anos de guerra,a paz só foi possível devido à intervenções internos e externos.Um entendimento entre moçambicanos,uma coordenação inicial da igreja Católica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com