TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Trabalho Escolar: OPERADORES ARGUMENTATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  11.216 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Pergunta:

Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.

Os operadores argumentativos também chamados de “marcadores argumentativos, articuladores textuais ou marcadores discursivos” são palavras responsáveis pela sinalização da argumentação do discurso, ou seja, por indicar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos.

As palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos, os advérbios e outras palavras que dependem do contexto e são as palavras que não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais e são usadas para indicar a informação mais relevante na hora de decodificar, de interpretar, de analisar o enunciado uma frase ou uma oração geralmente são representados pelas conjunções adversativas e concessivas e a opção por um determinado tipo de conjunção tem implicações na estratégia argumentativa.

As conjunções ou operadores argumentativos são palavras ou expressões responsáveis pela ligação,pela coesão de duas orações.

Portanto, ao fazer essa ligação, eles indicam que tipo de relação: causa e consequência, conclusão, oposição ou ressalva, soma de duas ideias, objetivo ou finalidade, e assim por diante.

Por isso, há vários tipos desses operadores argumentativos, que indicam argumentos diferentes e sentidos diferentes no texto.

PRINCIPAIS OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Operadores que somam argumentos a favor de uma mesma conclusão, isto é, eles indicam a soma de duas ideias: e, também, ainda, não só... mas também, além de..., além disso...aliás...Exemplo:

a) João é o melhor candidato: além de ter boa formação em Economia, tem experiência no cargo, e também não se envolve em negociatas.

Operadores que indicam a conclusão relativamente a argumentos apresentados em enunciados (= frases, orações) anteriores: portanto, logo, por conseguinte, pois, em decorrência, consequentemente...

Exemplo:

a) O custo de vida continua subindo bastante; as condições de saúde do povo brasileiro são péssimas e a educação vai de mal a pior portanto (= logo, por consequinte, consequentemente) o Brasil não é um país de primeiro mundo.

Operadores que indicam comparação entre elementos, com vista a uma dada conclusão: mais... que, menos... que, tão... como, etc. Exemplos:

Márcia é tão competente quanto Lúcia.

Operadores que indicam uma causa, justificativa ou explicação relativamente ao enunciado (= frase, oração) anterior: porque, que, já que, pois (=porque), por causa de, por...

Exemplo:

Estou alegre porque fiz um bom exame.

Fiz isso por você.

Operadores que apresentam argumentos que indicam ideias contrárias, ou seja, operadores que ligam enunciados (= orações, frases) de sentido contrário, aqui temos dois grupos:

Grupo A: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, etc...

Grupo B: embora, ainda que, posto que, apesar de (que)...

Toda oração que vem à direita dos operadores: mas, porém, contudo, todavia e no entanto sempre tem o argumento mais forte, o argumento que predomina. Exemplo:

a) O candidato esforçou-se para causar boa impressão mas ele não foi selecionado.

Embora o time tenha jogado bem, perdeu.

O time perdeu, embora tenha jogado bem.

Operadores que indicam o argumento mais forte de um enunciado (= frase, oração):até, mesmo, até mesmo, inclusive, pelo menos, no mínimo.

Exemplos:

a) A apresentação foi coroada de sucesso: estiveram presentes personalidades do mundo artístico, pessoas influentes nos meios políticos e até o Presidente da República.

b) O homem teme o pensamento como nada mais sobre a terra, mais ainda que a ruína e mesmo mais que a morte.

Operadores que se distribuem em escalas opostas: quase: o argumento indica maioria; apenas (só, somente, poucos): o argumento aponta para a negação da totalidade. Exemplos:

A maioria dos alunos estuda bastante: quase 80%.

São poucos os alunos que não estudam, apenas 20%.

Operadores que indicam uma relação de condição, de condicionalidade, de implicação entre um antecedente e um consequente: se, caso. Exemplo:

Se o aluno estudar, (então) fará uma boa prova.

A condição de o aluno estudar, implica numa boa prova.

Os operadores que indicam uma relação de tempo no enunciado: quando, assim que, logo que. no momento em que...

Exemplo:

a) Assim que Antônio chegar, peça para ele vir a minha sala.

Operadores que indicam finalidade, objetivo no enunciado: para, para que, a fim de (que)...

Exemplo:

a)Eu estudo para entender melhor a minha profissão.

Eu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com