TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE LETRAS

ESTUDOS DISCIPLINARES II:

TRABALHO EM GRUPO

ESTUDOS DISCIPLINARES II:

TRABALHO EM GRUPO

SUMÁRIO

1. Operadores Argumentativos..................................................................................04

Referências Bibliográficas..........................................................................................06

1. OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Os operadores argumentativos são elementos da língua que indicam a força argumentativa dos enunciados, ou seja, a direção que queremos tomar ao dizer alguma coisa. Podem funcionar como operadores as conjunções, os advérbios e as palavras denotativas (que não são classificadas em nenhuma das dez categorias gramaticais ¹). Servem para:

• Introduzir argumentos que, associados a outros, objetivam uma mesma conclusão: é, nem, também, não só... mas também, não só... mas ainda, além disso. Ex.: Maria é a melhor candidata: não só tem boa formação em Economia, mas também tem experiência no cargo e não se envolve em negociatas.

• Exprimir a conclusão de uma ideia já exposta: logo, portanto, então, em decorrência, consequentemente. Ex.: O custo de vida continua subindo vertiginosamente; as condições de saúde do povo brasileiro são péssimas e a educação vai de mal a pior. Portanto, não se pode dizer que o Brasil esteja prestes a se integrar no primeiro mundo.

• Apresentar argumentos que se contrapõem visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, mesmo que, apesar de. Quando usamos esses operadores é como se colocássemos os argumentos em uma balança. De um lado está o argumento A que iremos contrariar, e do outro o nosso argumento B. Assim entendemos, só que discordamos, ou seja, no final o nosso argumento (B) pesa mais. Ex.: A equipe da casa não jogou mal, mas o adversário foi melhor e mereceu ganhar o jogo.

• Indicar uma relação de finalidade. Destacam-se: a fim de, com o intuito de, para, para que, com o objetivo de. Ex.: Luana ligou no escritório de contabilidade para tirar algumas dúvidas.

• Sinalizar causa ou consequência, como: porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graças a, em razão de, em decorrência de, por causa de, pois, como, por isso que, já que, visto que. Ex.: O bairro está sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com