TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores Argumentativos

Ensaios: Operadores Argumentativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 6

2014

Argumentação.

Argumentar é uma variedade discursiva que pretende defender uma opinião e persuadir a um receptor envolvendo provas, razoamentos, etc. Em poucas palavras, é a arte de persuadir ¹. É convencer, ou seja, “vencer” uma pessoa que está em frente de nós, isto acontece, quando fazemos uso de informações que circulam em uma determinada sociedade.

Argumento. Do latim argumentum é uma prova ou uma razão para justificar algo como verdadeiro ou falso melhor conhecido como discurso dirigido. A característica principal da mesma é a consistência e a coerência. É, por tanto, a expressão oral ou escrita de um razoamento.

Quando interagimos com outras pessoas, a maioria das vezes fazemos uso da argumentação, pois como já se mencionou anteriormente, é graças a ela que buscamos persuadir ou convencer o outro. Platão & Fiorin (p.175, 2001) definem a argumentação como “qualquer tipo de procedimento usado pelo produtor do texto com vistas a levar o leitor a dar sua adesão às teses defendidas pelo texto”. Ou seja uma ideia geral é mais confiável quando ela está acompanhada de exemplos concretos adequados.

Para realizamos este tipo de prática, é necessário que, o que vamos argumentar seja desenvolvido com elementos relevantes que o enriqueçam de sustentação, com tudo, devemos ter uma linguagem adequada com os espectadores (pessoas a serem persuadidas e convencidas), assim, todos eles irão entender o que está tentando se dizer.

Ao argumentar não se deve fazer de conta que não existam opiniões divergentes das apresentadas no texto, mas deve-se expor as objeções já conhecidas e rebatê-las com argumentos consistentes.

Antes de chegar ao assunto principal do trabalho: “os conectores argumentativos”, citarei os tipos de argumentos para podermos entender melhor o objetivo e o trabalho e a função que estas partículas desempenham.

Tipos de argumentos.

De acordo com Platão e Fiorini (2001) “argumentos” são os recursos linguísticos que têm por finalidade persuadir. É possível se fazer uso de vários tipos de argumentos.

Argumento de autoridade

Este é o tipo de argumento mais usado nas escolas e acontece quando pegamos alguma coisa, frase, expressão etc. Que foi dito por alguém, ou seja É a citação de autores renomados ou de autoridades num certo domínio do saber, numa área da atividade humana, para corroborar uma tese, um ponto de vista etc. O uso de citações, cria a imagem de que o falante conhece e domina perfeitamente o tema que está discutindo. Devemos ter muito cuidado com este tipo de argumento, pois, assim como podemos reforçar uma ideia, também podemos destrui-la facilmente quando o argumento é mal colocado.

Exemplo: “Já dizia Platão”, “Segundo Fiorini”, “Aristóteles disse que a Terra é plana; logo, a Terra é plana” “Todos os especialistas afirmam que a teoria de Einstein está errada; então a teoria de Einstein está errada”

Argumento baseado no consenso

São argumentos baseados no que todo mundo já sabe. Por tanto, é um tipo de argumento construído a partir de um conhecimento tomado como senso comum (consenso), ou seja é tido como um saber partilhado. Ex. “A educação é a base do desenvolvimento de uma pessoa” “A família é a base da organização social, é a célula que constituí uma sociedade”

Argumentos baseados em provas concretas

Quando temos uma opinião ou as pessoas expressam suas próprias opiniões seja também pontos de vista ou até julgamentos que precisemos de aprovação ou desaprovação teremos que sustenta-las em fatos comprovatórios ou seja apoiarmos em dados consistentes, fidedignos, adequados, pertinentes, suficientes etc. Para isto devemos usar cifras, estatísticas, fatos de experiência cotidiana, dados históricos etc.

Esse tipo de argumento, cria a sensação de que o texto trata de coisas verdadeiras e não apresenta opiniões gratuitas. Exemplo:

“As eleições de 2006 promoveram, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal uma tímida renovação. Dos 513 deputados eleitos, 278 são parlamentares que conseguiram a reeleição e apenas 235 são políticos que estavam fora. [...] No âmbito do Senado, o retrato foi apenas um pouco diferente. [...]. Do total dos vinte novos senadores, dezenove já haviam ocupado algum cargo eletivo antes. (VEJA, 27/12/2006, p.42)

Argumentos com base no raciocínio lógico

Este tipo de argumento se baseia-se nas relações entre proposições e provas (causa e consequência, explicação ou justificativa, conclusão, etc.).

Argumento da competência linguística

Em diferentes tipos de comunicação por exemplo um discurso político, religioso, pedagógico, uma palestra de medicina, etc. devemos usar a língua e o vocabulário adequado para cada situação, então, vejamos que este tipo de argumento se baseia no “modo de dizer”, devemos fazer uso da norma culta da língua, o que atribui credibilidade às informações veiculadas.

Ficando claro os tipos de argumentos, chegamos ao objetivo do trabalho, ou seja, mencionarmos os operadores argumentativos, sua função, quais são e alguns exemplos, vamos lá!

Tipos de Operadores

O que são operadores argumentativos?

São certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase.

Qual é a finalidade destes elementos?

Indicar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos.

Quais são as palavras que funcionam como operadores argumentativos?

São conectivos, os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.

Operadores de oposição: Contrapõe argumentos voltados para conclusões contrárias. Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, muito embora, contra, apesar de, não obstante, ao contrário, conquanto, a despeito de, etc.

• “Posso me adaptar a este país, embora não tenha os mesmos costumes que eu conheço. Apesar disso, sempre estou tentando.

Operadores de proporção: Iniciam uma oração em que se refere a um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente a outro. Temos os seguintes: À medida que, à proporção que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com