TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores Argumentativos

Dissertações: Operadores Argumentativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta:

Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso;

eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são

utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores

argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.

Resolução:

Os operadores argumentativos são marcas linguísticas indispensáveis ao desencadeamento de efeitos, de ações, de comportamentos, de conclusões, ou seja, tais marcas instigam e direcionam, argumentativamente, os personagens da enunciação. De acordo com Oliveira (1999, p. 100):

Ducrot, ao formular os princípios básicos da Semântica Argumentativa, chamou de operadores argumentativos a um grupo de elementos da gramática, cujo objetivo fundamental é revelar a argumentatividade inerente a determinados enunciados e direcioná-los a uma conclusão específica de acordo com as condições de uso.

Como exemplo de operadores argumentativos, podemos citar várias classes gramaticais, como conjunção, preposição, advérbio, pronome, e outras palavras que alguns gramáticos dizem não se encaixar em nenhuma das classes gramaticais.

Segundo Vogt, a função dos operadores argumentativos é corresponder a marcadores de subjetividade, e sua função seria orientar a sequencia discursiva de um enunciado, levando o interlocutor à determinada conclusão. Dessa maneira, os operadores argumentativos trazem a tona elementos da gramática, pois não são apenas responsáveis pela coesão do texto, mas possuem também uma carga retórica própria, colaborando para vários efeitos de sentido que surjam de acordo com o contexto.

Alguns exemplos de operadores argumentativos:

-Nenhum: este operador funciona numa escala que se orienta para a negação total ou plena, é capaz de dar sequência ao discurso.

-E: a gramática normativa considera o e como uma conjunção coordenativa aditiva, ou seja, geralmente tem a função de somar elementos, sem acrescentar qualquer outro significado. Porém, em um nível discursivo, é denominado operador argumentativo que, de acordo com o contexto, pode transmitir efeitos de sentido diferentes.

-Ou: é classificado como uma conjunção coordenativa alternativa, podendo surgir isolada ou em par. Discursivamente, é classificado como operador que introduz argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas.

-Como: gramaticalmente, o operador argumentativo como é classificado como conjunção subordinativa comparativa, que estabelece relações de comparação entre elementos, com vistas a uma dada conclusão.

-Como: este operador assinala o elemento mais forte de uma escala orientada no sentido de determinada conclusão.

-Só: operador argumentativo que transmite o efeito de sentido de restrição.

Os operadores argumentativos são elementos linguísticos com funções de fornecer informações e ao mesmo tempo funcionar como instrumentos de argumentação do enunciador para persuadir seu interlocutor. Através destes elementos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com