TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  25/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.326 Palavras (22 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3        ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        7

4        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        10

5        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        12

6        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS        30



  1. INTRODUÇÃO

        O descrito abaixo tem por objetivo descrever a atividade de Estagio Obrigatório I, que fora realizado no Instituto Educacional Londrina, localizado na Av. Bernardo Guimarães, nº: 237, no Bairro Londrina, na Cidade de Santa Luzia, no estado de Minas Gerais.

O tempo de vivencia na instituição foi desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem na área de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental II, do dia 11/09/2017 a 28/09/2017, na sala do 6º, 7º e 8º ano, matutino, em cumprimento da Exigência da disciplina de Estagio Obrigatório I do Curso de Letras e Respectivas Literaturas.

O estagio é o momento fundamental e de extrema importância para a vida acadêmica de um estudante em processo de formação. Estar em campo é uma grande janela para o seu próximo passo, onde é válida toda maneira de aprendizado. O estágio é a exteriorização do acadêmico fora da universidade, pois, é o momento em que se coloca em prática toda teoria adquirido em sala.

        É no campo de estágio que se analisa tudo cuidadosamente, principalmente no contexto escolar, o que tem sido de suma importância entre a universidade e as instituições, que tem tido um papel importante na formação futura dos profissionais, tornando assim o estágio uma peça fundamental na formação do Professor (a) de língua Portuguesa.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Situada na Av. Bernardo Guimarães, 237, Londrina, Santa Luzia, MG. O Instituto Educacional Londrina Ltda. – ME, CNPJ 42.779.868/ 0001-81, telefone: 31- 3637-0897, sob horário de funcionamento de segunda a sexta de 07:00 as 18:00, direção de Irene Lopes Gomes, instituição privada, regida e regulamentada pela Secretaria de Educação do município e estado.

Fundada 1993 com a denominação Instituto Educacional Ramaon- ensino Infantil e Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries).

Em 17/02/2002 o Instituto Educacional Ramaon, passaria a identificar-se como Instituto Educacional Ramaon, com ensino Fundamental de 1ª a 8ª serie, sob a autorização da Portaria SEE 2141/2002.  E em 20/10/2009 a Portaria SEE nº 1237/2009 autoriza a mudança de denominação de Instituto Educacional Ramaon de ensino Fundamental 1º a 8º serie, para Instituto Educacional Londrina, de ensino Fundamental de 1ª a 8ª série.

O Instituto Educacional Londrina tem um sério compromisso para com a comunidade escolar e, em especial, para com seus alunos, visando prepará-los para o exercício da cidadania desde seus primeiros anos, construindo base sólida para continuidade de sua vida escolar.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

        A desgastante experiência de ser professor deve ser desenvolvida de maneira muito profissional, demonstrando amor em sua prática pedagógica. O professor é o símbolo de formalidade para a inserção da ética e para a progressão da humanidade.

        Em décadas anteriores podia se dizer que o professor dentro de sua sala de aula era o ditador, os alunos seguiam as regras ditas pelo professor, com o apoio dos pais. Não se pode dizer que era a melhor maneira de ensinar, era um tempo em que os alunos não tinham voz, não podiam manifestar suas opiniões ou questionar.

        Já hoje se tem uma realidade totalmente diferente nas escolas, o aluno hoje é a sua própria voz, eles conquistaram seus direitos. Mas com a conquista desses direitos se perdeu o foco do que é escola, do que é ser aluno e principalmente a importância do papel do professor, e com isso a qualidade do ensino vem sofrido uma grande queda, o professor tem perdido a essência do amor pela profissão.

O que vem acontecendo é que o professor tem sofrido uma grande desvalorização diante da comunidade, e está acontecendo uma inversão de papeis, além de ensinar ele tem que fazer o papel de família e educar. Hoje a família não é mais uma aliada e sim se tornado uma inimiga, e com tudo isso tem se perdido o foco, que é construir cidadãos. A família é uma célula no processo educativo, é dela que se vem a aquisição de identidade pessoal de cada um, é por ela que se tem a transmissão de valores.

        Para a escola voltar a obter sucesso no ensino, a escola junto à comunidade e seus aliados precisam implicar o professor em seu papel de individuo. O professor tem o papel de educar, a sua responsabilidade de desenvolver nos alunos, sejam eles, crianças, adolescentes e adultos valores humanos indispensáveis para uma formação de qualidade em qualquer lugar que ele deseje estar. A disciplina, respeito, capacitação, cidadania, ética e moral, que são qualidades indispensáveis, perderam seus valores, tem se tido exemplos dessa falta a todo o momento, o desrespeito, agressões verbais e físicas.

        O que se espera é que essa situação venha a mudar, que o professor venha conseguir fazer o seu trabalho, mudar essa realidade, que a nova geração de professores consiga inverter a situação em se vive no ambiente escolar, que o aluno volte a ser conhecedor e não apenas um mero espectador, que se construa uma nova humanidade. Atualmente se tem a tecnologia, que vem sendo uma grande aliada nas questões de conhecimento universal, através dela tem se trazido muitas culturas, ampliando o mundo escolar, levando os alunos além dos muros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (301.4 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com