TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades de Prevenção em Psicologia Escolar

Por:   •  18/3/2020  •  Resenha  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

1 - INTRODUÇÃO:

        Este trabalho tem por objetivo de descrever através das escrituras do texto defendido pelas autoras, qual visam a compreensão pela qual a escola é um lugar excelente para o desempenho profissional em Psicologia Escolar. Portanto, demonstrando o favorecimento na elaboração de ambiente propícionando a comunicação e beneficiando à circulação de entendimentos e conceitos sobre a evolução humano, perante os métodos psicopedagógicas de ensino e aprendizagem na colaboração do profissional de psicologia educacional.

2 - CREDÊNCIAIS DOS AUTORES:

Clesy Maria Marinho Araújo; Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós doutorado e estágio sênior pela Universidade do UMinho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Consultora do INEP/MEC

Sandra Francesca Conte de Almeida; Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista, Membro-Analista Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr). É professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

3 - RESUMO:  Possibilidades de prevenção em psicologia escolar

Segundo o texto é essencial a prática do psicologo escolar no âmbito educacional, porém, é preciso a transmissão da prática inicial seja a médio ou longo prazo aos psicólogos escolares sendo necessário a urgência no suporte desse trajeto para suprir a realidade atual relativo ao sistema educacional. Para que haja essa capacitação, é preciso estar apto para lidar com situações de conflito, singularidade e incerteza, quais poderá conter em suas práticas profissionais tanto no modo expressivo quanto na formativa, para que reconheça seus desânimos e medos. A partir de 1998 através do colaboração técnico relativo ao psicologo escolar, houve motivação em defesa á inclusão, análise, interenção e compreenção dos próprios  através de proposta   pertinente a atuação deste na realidade educacional. Portanto, no percurso desses anos em sendo aperfeiçoada e aprofundada devido a proposta que conduz com as demandas perante O transcorrer do desenvolvimento. A atuação preventiva é indispensável na associação institucional educativa. Tendo em vista o mapeamento institucional, o espaço de escuta psicológica, assessoria ao trabalho coletivo e acompanhamento de processo de Ensino-Aprendizagem.

Palara-chave: Psicologia escolar. Aprendizagem. Inclusão. Educacional.

4 - ANÁLISE CRÍTICA:

        O texto relaciona as questões  da possibilidade de prevenção em psicologia escolar e a Atuação preventiva. Assim, a  formação e a atuação do profissional em psicologia educacional  pertinente ao seu envolvimento institucional educativo em relação a uma proposta de intervenção, perante a realidade social que envolve os setores educativos. Porém, Sua atuação ainda é visto no circulo educativo em regularmente ao diagnóstico e ao atendimento de crianças com bloqueios emocionais ou de comportamento, bem como à instrução aos pais e aos professores sobre como trabalhar com alunos com esse tipo de problema. Esse cenário é resultado da influência do modelo clínico terapêutico de estruturação e atuação dos psicólogos no Brasil no conceito social predominante sobre a ação desse profissional. Qual deve e tem que ser revisto perante o ensino acadêmico.

        Com isso, a psicologia no âmbito escolar, tem como meta  de promover o processo educativo relacionado a todo seu contexto institucional. Porém, por muito tempo, as questões sobre a relação entre a Psicologia e a Educação, focaram-se em discordâncias às atuações dos psicólogos educacionais em relação às demandas e obstáculos da escola. Esses problemas têm tido muitos reflexos, entre os quais se destacam as indecisões havendo ainda as dúvidas  e rejeições quanto à formação dos psicólogos escolares.

        Mapeamento institucional  -  O processo de mapear, é o ato de compreender como se constituem o ambiente educacional para que haja facilidade inicial e posteriormente de criar  subsídios para a compreensão no desenvolvimento de habilidades e competências para analisar a instituição escolar em todo o seu contexto.

        Espaço de escuta psicológica. São necessário ações que desenvolvam métodos de observações e análises no intuito de criar estratégia para o desenvolvimento de escuta psicológica para que haja entendimento de análise sobre as presenças intersubjetivas relacionado ao contexto educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com