TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os desafios da gestão e da coordenação escolar durante a pandemia de COVID19

Por:   •  25/8/2023  •  Artigo  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 16

GRUPO EDUCACIONAL ZAYN

HERNANIA PEREIRA DOMINGOS MARTINS AMERICO

Os desafios da gestão e da coordenação escolar durante a pandemia de COVID19

Mucuri- BA 2022

HERNANIA PEREIRA DOMINGOS MARTINS SERCA

Os desafios da gestão e coordenação escolar durante e depois da pandemia de COVID 19

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Grupo ZAYN como requisito para obtenção do título de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Integradora com Coordenação, Supervisão e Orientação.

Mucuri- BA 2022 SUMÁRIO

Sumário        3

Resumo        4

  1. Introdução        5
  2. Metodologia        6
  3. Fundamentação teórica        6,7
  1. Breve históricos da pandemia de COVID 19 no Brasil        7
  2. Mudanças nos aspectos sociais e psicológicos em decorrência do isolamento        8
  3. Desafios educacionais durante pandemia.        10
  1. Considerações finais        14
  2. Referências        15,16

Resumo

Este artigo traz como questão central a gestão escolar e da coordenação frente a nossa realidade e os desafios advindos com a pandemia, tal como os efeitos do isolamento social dos profissionais que atuam nas escolas e dos alunos. Temos como referencial especialmente os estudos de Souza (2022), Oliveira (2009), e o Neto (2006), objetivo é refletir e analisar a atual realidade da gestão escolar e da gestão da sala de aula propondo alternativas a serem consideradas nesse novo contexto socioeducacional. Com o intuito de melhor alcançar os objetivos propostos foi realizado um estudo exploratório por meio de pesquisas de cunho documental e revisão bibliográfica. Tendo como principal finalidade desenvolver, esclarecer e demonstrar conceitos e ideias relacionados aos aspectos relevantes neste artigo. Para isso, contextualizamos a importância da gestão democrática e participativa e abordamos os novos desafios da gestão escolar, bem como os novos desafios da coordenação pedagógica considerando as consequências da pandemia.

Palavras-chave: Educação. COVID 19. Gestão. Coordenação educacional.

  1. Introdução

A Pandemia da covid 19 impôs desafios a sociedade mundial, exigindo das escolas de maneira geral uma adaptação para que seus serviços fossem mantidos, com isso foram necessárias mudanças nos modelos de ensino aprendizagem. Tendo que enfrentar o isolamento social, perdas de entes queridos, amigos, o medo e os desafios do ensino a distância. Além da falta de acesso a tecnologia como uma conexão à internet que fosse adequada.

Desde o início da pandemia tudo se tornou novo, de acordo com Souza (2020) algo que todos os sistemas educacionais não haviam vivido. Também sendo algo inédito na vida de muitas pessoas da sociedade que nunca passaram por um isolamento social devido a um vírus. Principalmente as crianças.

Isso afetou fortemente o psicológico tanto das crianças, quanto dos professores. Que estavam inseridos em uma realidade nova de forma abrupta, sem saber o que está por vir ou como agir. Até mesmo os sistemas de ensino ficaram perdidos no início.

Foram necessárias mudanças nas modalidades de ensino, transformando o modelo presencial em modelo virtual, para que não houvesse interrupção da oferta de ensino. Com isso ficou bem clara as desproporcionalidades encontradas em vários países, incluindo o Brasil, que já tem um histórico de mazelas educacionais carregadas por anos de falta de políticas públicas adequadas, falta de planejamento e recursos básicos que garantem a funcionalidade das escolas.

O sistema educacional brasileiro sempre se mostrou desigual, apesar das iniciativas por parte do estado, ainda não somos capazes de ofertar as diferentes educandos saberes proporcionalmente similares. São muitas as dificuldades encontradas e com o novo cenário, surge a demanda por profissionais capacitados para atender as demandas digitais bem como a precariedade na qualidade dos sinais de internet, aparelhos compatíveis com a nova função, sem contar com a vulnerabilidade financeira que atinge grande parte dos alunos atendidos pela rede pública de ensino.

Abordamos neste artigo os impactos psicológicos decorrentes do isolamento social. Muitos professores relatam que tiveram alguma conseqüência relacionada aos efeitos da pandemia de COVID 19. Segundo Gorbalenya (2020) Crises de pânico, ansiedade,

fobias sociais, depressão, entre outras doenças que se manifestaram na vida de muitos professores e alunos.

Diante de todos estes fatos, a escola se deparou com uma realidade desafiadora, onde cada dia se tornou um campo de descoberta, aprendizagem e adequação. Muitas instituições tiveram que se reinventar diante da necessidade de manter a escolarização dos alunos em meio ao isolamento. Trazendo novas concepções educacionais, metodologias e ações voltadas para suprir a demanda por um ensino a distancia de forma remota, híbrido e posteriormente o retorno gradual das atividades nas escolas.

  1. Metodologia

Vale ressaltar a importância de se compreender a metodologia como o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade. Neste sentido, ela inclui as concepções teóricas de abordagem e o conjunto de técnicas que possibilitam a construção da realidade.

Desta forma entre os procedimentos metodológicos, essa pesquisa apresenta um caráter qualitativo. Com um método que está voltado para as questões de âmbito social e principalmente educacional, trazendo de forma geral assuntos relacionados aos meios sociopolíticos, psicológicos, escolares e outros aspectos que permeiam a saúde de modo geral.

Em consonância a isso, no intuito de melhor alcançar o objetivo proposto foi realizado um estudo exploratório por meio de pesquisas de cunho documental e revisão bibliográfica tendo como principal finalidade desenvolver, esclarecer e demonstrar conceitos e ideias relacionados aos aspectos relevantes neste artigo.

  1. Fundamentação teórica.

O panorama da atualidade devido da pandemia da COVID-19 não encontra precedentes na história brasileira, principalmente no âmbito escolar. A fundamentação teórica foi dividida em três partes, representados da seguinte forma; parte 3.1, que conceitua a doença e os sintomas por ela causados e quais são os impactos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com