TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De acordo com as abordagens Behaviorista, Psicanálise, Gestalt e Humanista cite as possibilidades e limitações no contexto escolar

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com as abordagens Behaviorista, Psicanálise, Gestalt e Humanista cite as possibilidades e limitações no contexto escolar

Possibilidades

Limitações

Behaviorismo/ Neobehaviorismo

Os behavioristas seguiam o modelo “estímulo-resposta”. Segundo Skinner, o comportamento dos alunos era determinado pelas consequências dos seus atos através do reforço e recompensa (reforço positivo ou negativo) aumentando assim a probabilidade futura de resposta

Outro fator, é o da extinção, se uma vez tirado o estímulo, o comportamento deixará de existir.

Seria compreender o comportamento aluno apenas através de suas reações, negando qualquer evento mental, pois só pode ser estudado aquilo que é observável.

Nesta percepção ficam esquecidas as individualidades de cada aluno. Limitando-se apenas a observação do comportamento dos alunos

Gestalt

Para os gestaltistas, o cérebro funciona com todos os seus elementos conscientes e não podemos dissociá-los. Uma vez que é a maneira como nós percebemos as coisas, que determina o nosso comportamento. Ou seja, a percepção é determinante para o comportamento do homem.

A teoria destaca que o cérebro trabalha dinamicamente sempre buscando o equilíbrio e simplicidade e harmonia para a solução de problemas. Através aprendizagem por insight, vê-se o problema como um todo, analisa as possibilidades de solução e busca a solução para reestabelecer o equilíbrio anterior.

Aqui como a percepção do aluno é que deve ser levada em consideração. Ele poderá se prender a sua própria interpretação e limitará a sua aprendizagem já que a intervenção do educador deverá ser a mínima possível, apenas devendo criar um clima favorável à aprendizagem.

Possibilidades

Limitações

Psicanálise

Na psicanálise busca compreender o significado oculto do inconsciente, pois somos um conjunto de fatores conscientes (percepção, atenção, memoria e intencionalidade) e inconsciente.

Froid explicou que na educação o vínculo afetivo entre aluno-professor / professor-aluno é de suma importância para o processo de aprendizagem. Uma vez que nessa relação de transferência e contratransferência, que pode ser reduzido a amor e ódio, os professores inconscientemente “ocupam “o papel de pais substitutos”.

Assim, caso haja uma empatia entre aluno-professor isso ajudará a transmitir determinado assunto, na mesma medida que se não houver essa afinidade, por mais que o assunto seja bom, o aluno não mostrará interesse dificultando o processo de aprendizagem.

O indivíduo pode incluir ou excluir da consciência determinado assunto conteúdos indesejáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com